sexta-feira, 17 de junho de 2016

LIÇÃO 12 - O AMADURECIMENTO CRISTÃO

Texto bíblico     1 co  13.11;14.20

Introdução
Crescer...
A palavra "crescer" é usada por diversas pessoas em vários contextos: crescer financeiramente, crescer no relacionamento, crescer na carreira, e assim por diante. Este estudo bíblico trata sobre o crescimento que todo ser humano deve desejar, o crescimento espiritual. Você pode ter pensado mil coisas após ler essa frase, mas crescer espiritualmente é ser aperfeiçoado dia-a-dia a fim de alcançar o caráter perfeito de Jesus Cristo, de forma a viver em completa intimidade com Deus.
Ore agora e peça a Deus que lhe revele toda a verdade sobre crescimento espiritual durante a leitura, para que você não seja confundido por doutrinas humanas ou malignas. Deus certamente abençoará a sua leitura a fim de que você seja transformado(a) para a glória Dele.
Infelizmente, as igrejas brasileiras estão cheias de cristãos que se converteram ao Evangelho há várias anos que ainda são meninos na fé. É frustrante ver pessoas que nasceram de novo viverem como "bebês", inseguras e inconstantes, mesmo após um longo período de caminhada na fé em Cristo. Este estudo bíblico aborda a vontade de Deus revelada na Bíblia sobre o crescimento ou amadurecimento espiritual.

Por que é necessário crescer?
A resposta é simples: porque Deus quer que nós cresçamos, conforme Ele nos ensina em Efésios 4:11-16.
"E ele mesmo (Jesus Cristo) deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor."
No versículo 11, o Senhor nos revela que cada pessoa tem um chamado específico e que todos os que nasceram de novo em Cristo possuem um chamado,  porque todos receberam um dom espiritual no novo nascimento (se você deseja saber mais sobre dons espirituais, leia o estudo bíblico "Talentos e Dons espirituais").
O versículo 12 explica por que o Senhor distribui dons espirituais a cada cristão no novo nascimento:
Para o aperfeiçoamento/amadurecimento do cristão;
Para obra do ministério referente ao chamado do Senhor para cada um;
Para edificação do corpo de Cristo, isto é, de todos os cristãos.
O versículo 13 fala sobre o desejo do Senhor de que nós cresçamos, pois Ele deseja nos aperfeiçoar dia-a-dia até que todos cheguemos a uma só fé e para que o nosso caráter seja perfeito como é o caráter de Jesus. Jesus esteve sujeito às mesmas tentações que nós e cumpriu completamente a vontade do Pai, e é esse caráter que o Pai deseja que nós tenhamos.
No versículo 14, o Senhor nos ensina sobre a finalidade de alcançarmos o caráter perfeito de Jesus. A finalidade é o nosso amadurecimento, para que não sejamos enganados pelos falsos mestres e por aqueles "lobos" que se disfarçam de "ovelhas" no meio da igreja. Preste muita atenção, pois o Senhor nos deu um princípio simples: se nós lermos e estudarmos a Palavra Dele, conheceremos completamente a Sua vontade para nós e não seremos enganados por bons discursos de homens que não conhecem nada de Deus e distorcem a verdade.
Quer um exemplo muito claro de engano? Várias igrejas anunciam um evangelho falso que foca o dinheiro, os carros, as casas, os empregos, as empresas bem-sucedidas, os iates, etc. É provável que você já tenha assistido a algum programa de televisão de igreja evangélica em que ouviu isso. O discurso é muito bom, porém o Senhor nos ensinou em 1 Coríntios 15:19 que "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens". O Senhor Jesus nos dá a VIDA ETERNA que é incomparável às riquezas que podemos adquirir nesta terra, esse é o evangelho verdadeiro. Se nós conhecemos a Palavra de Deus, não somos levados por essas doutrinas enganosas, porque adquirimos a mente de Cristo. Quando as pessoas focam as riquezas, passam a amá-las e deixam de amar o Senhor Jesus.
Conhecer a Palavra de Deus e amar o Senhor Jesus não significa que você deve ter uma vida miserável, pois o Senhor supre com abundância todas as necessidades daqueles o amam, conforme está escrito em Filipenses 4:19.
fonte:http://www.viveremverdade.com.br/crescimento+espiritual+uma+questao+basica+para+o+cristao.html

I- Crescendo e aprendendo
Ao iniciarmos nossa caminhada escolar, e isso se dá desde o momento do nascimento, sempre, consciente ou inconscientemente, desejamos buscar aprender mais para o nosso próprio amadurecimento. Talvez, em uma determinada fase da nossa jornada, chegamos a um ponto em que, achamos nós, seja o momento de pararmos e ficarmos em um patamar que nos seja cômodo. Em nossa vida eclesiástica também acontece o mesmo. Em 1Co 14:1 nos diz que devemos procurar os melhores dons a fim de que possamos ajudar, consolar e encorajar os necessitados. Essa busca contínua em nos aperfeiçoarmos para a obra de Deus não deve ser passiva, ou seja, devemos a cada instante, dessa nossa caminhada, buscar em Deus, e com zelo, estes atributos. Temos que desejar este crescimento espiritual.
Mas, infelizmente, nos dias de hoje, não acontece isso em nossas igrejas. Vemos muitas meninices, criancices em nossos templos. Atitudes que são, muitas vezes, restringidas ao nos depararmos com as orientações bíblicas constantes no capítulo 14 da primeira carta de Paulo aos Coríntios. Vivemos em uma época de muitos modismos. Fala-se em rir, rugir, cair, pular e dançar de poder. No capítulo supracitado, encontramos conselhos importantes quanto ao comportamento do cristão em um culto. No versículo 20, está escrito: “Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento”. Menino, negativamente, é aquela pessoa que não tem discernimento, que pode ser facilmente influenciada por doutrinas errôneas (Ef 4.14). Segundo o autor de Hebreus, somente pela observância à doutrina bíblica poderemos passar para o estágio de adulto. Outro conselho importante está em 1 Coríntios 14.32: “E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas”. Alguns crentes pensam que o Espírito Santo se incorpora no profeta e suprime a sua personalidade no momento da profecia. Entretanto, no Novo Testamento não encontramos nenhum servo de Deus profetizando fora de sua razão. E, nos tempos do Antigo Testamento, os profetas empregavam a expressão “Assim diz o Senhor”, demonstrando que transmitiam conscientemente a mensagem do Senhor. Há pessoas que, para profetizar, precisam marchar, correr pelos corredores do templo ou encostar a sua testa na cabeça daquele que está recebendo a mensagem. Nada disso é necessário.
 A Bíblia se limita a dizer: “E falem dois ou três profetas, e os outros julguem” (1 Co 14.29). Atitudes no mínimo infantis, como cair ao chão, andar como quadrúpedes e imitar sons de animais devem ser rejeitados por aqueles que conhecem a sã doutrina. O dom de profecia na igreja é, sem dúvida, originado pelo Espírito Santo, e deve não primeiramente prever o futuro, mas para fortalecer a fé do crente, sua vida espiritual e sua decisão sincera de se manter firme e fiel a Cristo e aos seus ensinos. Profetizar, contudo, não é pregar um sermão preparado, mas transmitir mensagens espontâneas vindas diretamente do coração de Deus para o coração do homem para sua edificação e da edificação da igreja como um todo. Ainda falando sobre o nosso crescimento ou amadurecimento na fé cristã muitos, na intenção de servir ao Senhor, fundamentam-se pouco, aprofundam-se pouco. Acabam por deixar que sua fé seja um sentimento, uma razão “por que creio”, e não um dom do Altíssimo que deve, de acordo com os propósitos cristãos, estar sendo provada dia após dia.
Torna-se incoerente o comportamento de uma pessoa que “diz ter fé”, e cujos atos são pueris, mundanos sem a menor demonstração do Milagre Divino. É como se Deus nunca tivesse feito nada na vida daquela pessoa. Ela até vai à igreja – isso não é sinal de fé -, ela até crê – o demônio também crê -, mas suas palavras e atos nunca expressam um compromisso com Deus ou um relacionamento com Ele. A pessoa está ali no meio ‘da galera’, indo ‘na onda’… envelhece – ou até apodrece – mas não amadurece jamais. Isso não se adapta aos mais jovens em idade biológica. Tem muito cristão passeando de igreja em igreja, fazendo turismo de ministério em ministério, engordando o corpo de tanto comer pipoca depois dos cultos, mas com a língua musculosa de tanto malhar – no sentido tanto de exercitá-la, como de difamar as pessoas – nada, para ela, na igreja, presta. Se estiver sendo agradada, aí sim, está tudo bem.
Mas desagrade-a para ver a confusão… E é o pastor que é um “isso”, é a mãe do coordenador ou do líder “que é aquilo” – não precisa ser mais claro, precisa? – ou o próprio líder que, o melhor elogio que recebe é o de que “não tem unção”. Isso acaba com o ministério e com a igreja. Gera mais confusão e o inimigo faz a festa porque semeia a discórdia naquela comunidade cristã. Ainda é tempo de nos dedicarmos, ainda mais, ao serviço cristão, ao estudo da Palavra de Deus e à obediência ao Deus da Palavra. Não sejamos mais meninos inconstantes para não sermos levados por qualquer vento de doutrina. Que possamos nos alimentar com alimentos sólidos, pois assim como o corpo físico, templo do Espírito Santo, precisa do alimento material, nosso espírito e alma necessitam do alimento espiritual, (Dt 8.3). Este é o princípio estabelecido por Deus, para o Seu povo valorizar Sua palavra como alimento. O próprio Senhor Jesus autenticou a Palavra do Pai, diante de Satanás, (Mt 4.4), ” Nem só de pão…” disse Jesus, mostrando-nos a necessidade do pão espiritual, a Palavra de Deus, para cada dia de nossas vidas.
A Palavra de Deus, como alimento espiritual, é comparada a: a) Mel, o Salmo 119.103 nos apresenta a Palavra “mais doces do que o mel”, ele fala do sabor espiritual da Bíblia, da doçura que ela produz numa vida amarga. b) Leite, o primeiro alimento do recém-nascido, é também indicado para aqueles que iniciam na fé cristã, (Hb 5.13).
 O escritor aos Hebreus fala ainda de crentes que como tempo já deveriam provar alimentos sólidos, entretanto ainda precisam de leite, (Hb 5.12). Toda doutrina inicial e os primeiros rudimentos das Palavras de Deus, é leite espiritual para os que nasceram de novo, (Jo 3.3). c) Alimento sólido é para aqueles que superaram a infância espiritual, quando se necessita comer algo mais forte, como os cultos de doutrina da Igreja. (Hb 5.14). Há na Palavra de Deus alimentos sólidos, mistérios, coisas grandes e firmes que não sabes, (Jr 33.3). Busque na Bíblia o alimento que você precisa. Este conteúdo foi extraído do Portal da Teologia: http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia

II-Tendo responsabilidade no uso dos dons
Estudar acerca dos dons espirituais é algo extremamente importante e necessário. Principalmente no tempo em que vivemos onde encontramos uma enxurrada de heresias e problemas relacionados aos dons espirituais.
Entre as diversas distorções sobre o assunto podemos destacar:
1) O cessacionismo -  É uma visão de alguns estudiosos que acreditam que os dons foram apenas para os tempos apostólicos. Contudo, não temos provas bíblicas, teológicas e históricas consistentes para provarmos essa posição (1 Coríntios 13:10).
2) O abuso dos dons Espirituais – O uso dos dons espirituais como um instrumento de poder, símbolo de status e promoção de ministérios  sem esquecer é claro, do ministro.
3) A ignorância de muitos em relação ao propósito e a finalidade dos dons espirituais; Muitos estão completamente alheios aos dons que possuem e ao que a Bíblia realmente ensina sobre os eles e para que servem. Acham que não podem fazer nada na obra do Senhor. Sua auto-estima espiritual está lá embaixo. Os prejuízos para o corpo de Cristo são enormes. De que adianta uma ferramenta poderosa nas mãos de alguém que a desconhece ou não sabe manuseá-la.
4) Falsificação dos dons espirituais -  O diabo é astuto e enganador e pode muito bem copiar os dons espirituais a fim de sermos enganados (II cor 11:13-15). Precisamos estar alerta e vigilantes (I João 4:1). Em Mt 7:21-23 Jesus fala de pessoas que exerceram aparentemente dons espirituais mas não eram conhecidos por Ele!
É com base na importância desse assunto que a Bíblia vai tratar dele em vários momentos especialmente em três cartas de Paulo: Romanos12, 1 Coríntios 12 e Efésios 4.11  onde estão as principais listas dos dons.
Em I Cor 12:1 temos a exortação de Paulo é “acerca dos Espirituais (Pneumátikós) não quero que sejais ignorantes” (A palavra dom não aparece aqui no original). Isto aponta para o fato de que o foco de Paulo não esta só nos dons, mas também na vida dos que os tem! Aliás, isto é um princípio extremamente importante que abordaremos no ultimo estudo quando abordaremos o assunto do Carisma x Caráter (Os dons e a vida de que os usa)!

O QUE SÃO DONS ESPIRITUAIS?
No sentido geral refere-se a todas as dádivas de Deus por meio de Cristo, como o dom da salvação, da vida eterna, o evangelho; Geralmente, como em atos 2:38 quando vem no Singular se refere ao Próprio Espirito como dadiva ou presente de Deus!
No sentido especifico, refere-se às capacitações dadas pelo ES aos crentes para o desempenho de um serviço cristão e a operação de Deus, tendo em vista o bem estar e o crescimento da igreja (Ef 4.12; I Pe 4.10; I cor 14.12)
Nos versículos  v. 4-6 Paulo fala da natureza dos dons espirituais, mostrando que eles têm um tríplice aspecto: São “charismata”, “diakonia” e “energémata” = dons, ministérios e obras. Com isso, Paulo fala sobre: Origem dos dons; o modo como atuam; a finalidade dos dons.
  • Quanto à origem dos dons = Os dons são “chamarismata”, manifestação concreta de “charis” graça divina. A graça de Deus é a origem de todo dom. A origem dos dons nunca está no homem, mas na graça de Deus. É errado os crentes querem distribuir os dons. Aliás, nem podemos fazer isso (Atos 8:18-20 Simão, o mago oferece dinheiro para receber o dom do Espirito)
  • Quanto ao seu modo de atuar = Os dons são “diaconia”, prontidão para servir. É concentrar não em mim mesmo, mas no outro. É buscar não minha auto-edificação, mas a edificação do meu próximo.
  • Quanto à sua finalidade = Os dons são “energémata”, isto é, obras exteriores. A igreja é a continuação histórica da encarnação de Cristo. Somos o corpo de Cristo na terra. A finalidade do dom é a realização de alguma obra concreta, uma ajuda a alguém, a edificação da comunidade.

O QUE A BIBLIA ENSINA SOBRE DONS?
a) Precisamos identificá-los em nossas vidas. Os dons espirituais são capacitações ou ferramentas para o exercício do ministério que o Senhor nos confiou. Além disso, eles apontam para qual o ministério para o qual Senhor nos chamou!
Após a identificação de um ou mais dons na nossa vida, a nossa tarefa não pára aí. Temos de permitir sua operação e procurar crescer neles (1 Co 14.1). Também vale a pena lembrar que eles podem ficar adormecidos em nós (II TIM 1:6 “Despertes o dom que há em ti ...”
b) Há Diversidade e interdependência de dons – O Espírito Santo intermedia e arruma os dons no corpo para se complementarem uns aos outros. Um músico não pode produzir uma melodia harmônica de uma nota apenas, nem um artista, uma obra prima com uma só cor.
De igual modo, o propósito do Espírito só pode ser cumprido por meio dos vários dons. Eles devem operar em conjunto e em harmonia uns com os outros e não independentemente em divergência e competição.
 Nenhum crente possui todos os dons ( I cor 12.29-30). Assim como não há membro auto-suficiente no corpo nem membro sem função.  Daí a necessidade de ajuda mútua na Igreja (Rm 1.11-12)
c) É o Espírito Santo quem concede o dom a quem ele quer (I Cor 12.11). O Espírito Santo é livre e soberano na distribuição dos dons. No texto de I cor 12 temos quatro verbos chaves que ilustram essa soberania: no verso 11, “Deus distribui”; no verso 18, “Deus dispõe”; no verso 24, “Deus coordena” e no verso 28 “Deus estabelece”. Do começo ao fim Deus está no controle.
Assim, ele não vem como resultado de busca. Não se compra nem se arranca dele com vigílias de oração em busca de poder. Não são uma medalha espiritual por tempo de serviço ou dedicação espiritual. Não é o crente que decide o dom que deseja ter e o ministério que vai exercer. Ele não deve se achar mais importante porque exercita dons considerados de maior valor
d) Os dons são para a edificação e a maturidade da igreja – 1Coríntios 12.7 diz isto: “A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum”. Os dons não são para vaidade, obter posição, lucros nem para entretenimento pessoal. Dizer: “eu tenho um dom para meu uso pessoal” é uma expressão que não faz sentido.
 Quem tem dons se torna servo dos demais, não senhor. É servo e não mais crente, mais espiritual, mais cheio de poder. Vaidade e dons são incompatíveis.
Quem tem dons deve ser servo, como lemos em 1Pedro 4.10: “servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”.  A doença que John Stott chama de “holofotite" deve ser evitada entre nós. Os dons não são estímulo para ela.
Outros textos como  (1Cor 14.26; Efésios 4.11-14) vão reforçar a afirmação de que os dons são para que a igreja seja edificada e chegue à maturidade.
Entretanto, ter dons espirituais e ser maduro espiritualmente são coisas distintas. A igreja de Corinto é uma prova de que é possível ter muitos dons e ainda sim ser imaturo espiritualmente (I cor 1:7 versus I cor 3.1). É possível ter dons notáveis em uma área, mas ser muito imaturo no entendimento espiritual e na conduta cristã. A maturidade vem no decorrer da caminhada cristã e através dos elementos que já trabalhamos em nosso estudo sobre as chaves do crescimento Espiritual: Espírito santo, oração, Palavra de Deus e a Igreja.
  1. e) Os dons são dados para a glória de Deus – Lemos em 1Pedro 4.11: “Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.”. Deus nos deu habilidades e talentos para que ele seja glorificado, não a pessoa que recebeu o dom.

  1. f) Prestaremos conta a deles a Deus – Somos mordomos ou seja administradores de todos os dons e recursos que Deus nos confiou. De tudo isso prestaremos conta a Deus. Jesus inclusive ilustra esta responsabilidade por meio da Parábola dos Talentos Mt 25:14-30. Assim, não podemos ser negligentes, medrosos ou preguiçosos na obra do Senhor.
fonte:http://prkleberson.blogspot.com.br/2013/07/estudo-i-o-proposito-de-deus-para-o-uso.html

III-Deus quer me usar?
Quem Deus quer usar? Esta é uma pergunta feita por milhares de pessoas no mundo inteiro. No livro do profeta Isaías ref, (Isaías 6:8), o Senhor faz uso do pronome ”nós” quando fala com o profeta. na palavra original,esta palavra é “Elohim”, e referisse a uma pluralidade de personalidades. e quer dizer que Deus, quanto à sua unidade, é um! quanto à sua essência, é uno! e, quanto à sua personalidade, ela é trino. observamos e entendemos pela Bíblia que Deus subsiste em três pessoas. isto é um fato que não podemos explicar à luz da lógica (entendimento) humana. Este é o mistério que encontramos na Trindade divina. O homem em sua personalidade é uno, porém, Deus é uno em três pessoas distintas.
Podemos extrair Quatro perguntas no livro do profeta Isaías (Isaías 6:8).

 1 - QUEM DEUS QUER USAR PARA LEVAR A SUA MENSAGEM?
1.1 – Ele quer usar pessoas que tenha grandes profunda experiência com Ele.
Somente pós Isaías ter uma profunda experiência espiritual, quando foi tocado com uma brasa viva tirada do altar de Deus e purificado o seu pecado (Isaías 6:6-7), foi que então o Deus o chamou para desempenhar seu ministério profético (Isaías 6: 8-9).

1.2 – Alguém que tenha um relacionamento intimo com Deus.
Nesta passagem vemos Deus dialogando com o profeta Isaías (Isaías 6: 8-9).
Por isso entendemos que, o Relacionamento não pode ser monólogo. E sim um diálogo. Mesmo que através de sua onisciência  Ele já saiba de tudo, Ele quer travar um diálogo com os seus para que o conheçamos melhor (Oséias 6:3-4).

1.3 – Quem está disposto a ouvir a sua voz.
Isaías teve que parar para dar atenção e ouvir a voz de Deus (Isaias 6:8-9).

1.4 – A pessoa a quem Deus quer usar deve realmente esta disposta a deixar ser usada por Ele.
Ao contemplar a visão, o profeta Isaías colocou-se à sua disposição e falou: “Eis-me aqui usa-me a mim”. Nos dias de hoje, a pessoa deve estar de ouvidos atentos para ouvir com sensibilidade a mensagem da palavra de Deus, pois Jesus pode esta revelando coisas importantes e grandiosas para a mesma através da boca do pregador (Hebreus 3:15; Tiago 1:19).

 O SENHOR DESEJA USAR TAMBÉM.
– Pessoas que reconhece suas próprias limitações.
Deus não permite sua gloria ser usurpada por ninguem (Isaías 42: 8). Se alguem quiser gloriar-se, faça como o apóstolo Paulo glorie-se no Senhor (2 Coríntios 10: 17- 18). O Senhor da graça aos humildes e rejeita os soberbos (Salmo 138: 6).
– Quem procura agradar a Deus é a pessoa a quem Deus quer usar.
Noé porem achou graça aos olhos de Deus (Gênesis 6: 8). Da mesma forma Davi, foi um homem segundo o coração de Deus (1 Samuel 13: 14).
– A pessoa a qual ele escolhe.
Deus usou os corvos para alimentar muitos dias o profeta Elias (1 Reis 17:5-6).
Usou uma jumenta para falar a Balaão e impedir a sua loucura (o que ele queria fazer ao povo de Deus) (Números 22:28-30).
Deus usa as coisas pequenas para confundir as grandes e realizar sua maravilhosas obras (1 Coríntios 1:27,28).
fonte:http://jesuseabiblia.com.br/quem-deus-quer-usar/


Conclusão
Infelizmente, existem cristãos que se acomodaram na vida de "bebê espiritual" e não sentem a necessidade de crescer, porém eles não sabem que estão deixando de experimentar o melhor de Deus para suas vidas.
Para saber se você cresceu, reflita na seguinte pergunta: "Na maioria das vezes, eu tomo decisões baseado na vontade de Deus ou na minha vontade?". Seja sincero, não se engane.
Se você é cristão, deve saber que o certo é tomar decisões e viver todos os dias conforme a vontade de Deus, mas será que isso é uma verdade em sua vida?
O apóstolo Paulo fez uma pergunta semelhante aos coríntios para que pudessem refletir sobre a vida cristã que tinham (1 Coríntios 3:1-3).
"E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis; porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens?"
Naquela ocasião, ele disse aos coríntios que as contendas e discussões existentes entre eles eram o resultado do não-crescimento deles.
Talvez você possa pensar: "Mas o Senhor não nos disse para sermos como crianças?". Sim, certamente. Ele nos ensinou a sermos crianças na malícia e adultos no entendimento (1 Coríntios 14:20).
"Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia e adultos no entendimento."

5 passos para amadurecer
Se você compreendeu que precisa crescer e deixa de ser um menino no entendimento, obedeça à Palavra de Deus.
Logo abaixo, estão 5 passos necessários para você amadurecer e viver a plenitude do que Deus preparou para você. Observe-os, reflita sobre eles e tome decisões para iniciar hoje a transformação em sua vida.

1) Medite constantemente na Palavra de Deus
 Em 1 Pedro 2:2, está escrito que devemos desejar o leite racional para crescermos e esse alimento é a Palavra de Deus.
1 Pedro 2:2
“Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, 2desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, 3se é que já provastes que o Senhor é benigno.”

2) Ore constantemente
 A oração permite que você se torne íntimo de Deus entregando a Ele toda a sua vida e ouvindo-O para conhecer a vontade Dele.

3) Abandone o orgulho
 Em Provérbios 16:18, está escrito que o orgulho precede a ruína, ou seja, leva ao fracasso. É necessário que você libere perdão para as pessoas que o(a) magoaram no passado independentemente do fato que ocorreu. Lembre-se de que Jesus perdoou absolutamente todos os nossos pecados, demonstrando um amor incondicional por nós.
Provérbios 16:18
“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.”

4) Abandone o medo
 O medo é totalmente contrário à fé. É impossível afirmar que há fé se houver medo. Isto é, se você tem medo de se ferir novamente, de "bater com a cara da parede", de ser humilhado, reconheça a sua incredulidade, ore ao Senhor para que lhe transforme e permita que Ele lhe dê a oportunidade de confrontar esse medo.

5) Tome decisões
 Pare de se enganar e justificar dizendo "estou esperando a revelação de Deus" e tome decisões sobre a direção que Deus já deu a você anteriormente (talvez há muito tempo). A direção é de Deus? Então, creia e vá, faça a sua parte.
Observe que todos os passos listados necessitam da sua ação, pois o problema não está em Deus, mas sim em você. Quando você admitir isso, seu orgulho será quebrado e você amadurecerá em Cristo.
fonte;http://www.viveremverdade.com.br/crescimento+espiritual+uma+questao+basica+para+o+cristao.html

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Prof. Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário