sábado, 11 de junho de 2016

LIÇÃO 11 - UMA MULHER TOCA NAS ROUPAS DE JESUS

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender que Deus sempre está atento as nossas necessidades, mas precisamos nos achegar a Ele.

Memorizando
“E todos procuravam tocar nele, porque dele saía poder que curava a todos." (Lc 6.19 – ARC).

Texto bíblico em estudo: Mc 5.25-34.

Explorando a Bíblia
Havia em Israel uma solitária mulher que sofria há doze anos de hemorragias e da dor de ser uma intocável na sua sociedade. De acordo com as leis de Israel, uma mulher que tivesse hemorragias por longos períodos, isto é, além do que era normal ela ter por mês, era considerada impura e tudo o que ela tocasse tornava-se impuro também (Lv 15.25-27). Dessa forma, o sofrimento da mulher que sangrava era muito grande. Como ela vivia sempre com hemorragias, ela não poderia tocar em coisa alguma e nem ser tocada porque era considerada imunda. Essa mulher tornou-se, assim, uma intocável no meio do seu povo.
A mulher já havia gastado tudo o que possuía com tratamentos médicos, mas não apresentava qualquer sinal de melhora. Ao contrário, sua situação ficava cada vez pior e sua existência cada vez menos suportável. As hemorragias, o sentimento de ser imunda e a solidão acompanhavam aquela mulher todos os dias roubando-lhe, aos poucos a vida, mas não a sua fé.
A mulher ouviu falar de Jesus e acreditou que ele poderia ser sua última esperança de cura. Ela, mesmo sendo desiludida pelos médicos, ainda assim, não desistiu de lutar por sua cura.
Por detrás de uma multidão que seguia Jesus, escondia-se uma mulher de semblante pálido e angustiado, como alguém que está à morte. Era a mulher que ia perdendo a sua vida à medida que perdia sangue. Ela, vendo Jesus, pensou e creu que se apenas conseguisse tocar nas vestes dele, ela sararia.
Jesus caminhava sendo apertado pela multidão, até que ele sentiu um toque diferente, um toque que lhe drenou poder. Assim que tocou em Jesus, a mulher sentiu uma maravilhosa sensação dentro de si. Ela sentiu que suas hemorragias haviam sido milagrosamente estancadas. Estando curada, o semblante pálido e triste da intocável começou a ganhar cor, alegria e vida.
Jesus, depois de sentir que algo muito bom saíra de si mesmo com aquele toque, perguntou à multidão: quem me tocou? Para os discípulos era uma pergunta absurda, pois como a multidão apertava o mestre, muitas pessoas haviam tocado nele. Já para a mulher que havia sido curada, a pergunta de Jesus poderia significar que ele percebeu que havia sido tocado por uma mulher impura. Por isso, tremendo e com medo de que Jesus a repreendesse por ela tê-lo tocado tornando-o impuro, a mulher se aproximou de Jesus e, prostrada aos pés dele, contou-lhe toda a verdade.
Jesus, admirado com a fé da mulher, amorosamente disse-lhe:” filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e sê curada deste teu mal”. Com esse gesto, Jesus mostrou que o amor dele e a fé da mulher fizeram mais bem a ela do que a lei que a mantinha como uma intocável. Assim, o toque proibido cheio de fé daquela mulher a levou ao conhecimento do poder, do amor e da maravilhosa graça do Senhor Jesus Cristo. Por isso, a fé dela a salvou das hemorragias e do preconceito a que era submetida pela lei e pela sociedade que cumpria a lei.

Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que Jesus sempre está atento aos problemas que enfrentamos e as nossas petições, mas precisamos nos achegar a Ele, com fé e gratidão.

Oficina criativa
Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade
Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXc_NixUkb78OlQ-jLRP9hB1nxFnYM9x5q2vHvqVS12w1CRJ48HSRwE4jjq9U8wSggNt9hH88wqI4uyIKqvEkgpyOZF1SUVMt5YbRJWs3AbXKhS3S0nUVU_DVqJ64q4-BuFyh7stobb4bF/s1600/CD204066-page13.jpg

Fontes consultadas:
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário