quinta-feira, 4 de outubro de 2012

LIÇÃO 1 – APRENDENDO A OBECEDER

Ao Mestre
Prezado (a) estamos iniciando mais um trimestre, é imprescindível que o façamos com nosso espírito renovado na Presença e Unção do Senhor Jesus. Dedique todos os dias um tempo para estar orando e meditando na Palavra de Deus, é a única forma de nos mantermos vivos espiritualmente.

Nós, que fomos chamados para sermos professores de EBD (Escola Bíblica Dominical) não devemos ser assim. Como ensinaremos o que não sabemos. Como iremos conduzir nossos pequenos à Cristo se nós mesmos não O conhecemos?
Lembremo-nos do conselho paulino: “... O que ensina esmere-se no fazê-lo”. (Rm 12.7- ARA).
Deus continue a abençoar o seu ministério.



Texto Bíblico: 1 Reis 17.8-24


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que o obedecer é mais completa forma de vivermos bem e alcançarmos a felicidade.


Frase do dia...
OBEDECER

Achei boa a sugestão da revista mestre, então vamos usá-la: Cole as figuras Jd1 fig. 1,2,3e 4 da galeria de imagens em um cartaz e escreva a palavra de hoje:

Enfatizando aos pequenos que todas estas coisas: Sol (flashalda.fotosblogue.com), nuvens e plantas (photoshoptotal.com.br), mar, arvores (maquinadeletras.blogspot.com) Deus criou para fazer algo, e eles obedecem, por isso nos faz bem.


Aprendendo a Bíblia
“... Nós devemos obedecer a Deus!...”(At 5.29 - NTLH)

Leia várias vezes este versículo com os pequenos, isso auxiliará na memorização.

Em seguida enfatize aos pequenos que obedecer a Deus, é agir ou estar de acordo com a vontade dele, e que nos conhecemos a vontade dele através da Sua Palavra – a Bíblia.


História Biblica
Era um dia muito quente e abafado. Não chovia há muito tempo. Não havia mais nenhuma planta verde, tudo estava seco. A terra estava rachada pelo calor do sol. Não havia frutas para vender no mercado, nem legumes. Havia fome!

Naquele dia, uma pobre viúva, acordou muito cedo. Ela tinha um único filho, que logo iria despertar com fome. Ela levantou-se, foi até a cozinha e procurou alguma coisa para preparar uma refeição. Não havia nada, a não ser um pouco de farinha de trigo e um pouco de azeite. Era o suficiente para ela fazer apenas um pequeno pão para ela e o seu filho. E depois? O que seria deles? Não teriam mais alimento, nem dinheiro para comprar mais farinha e azeite. Ela orou e saiu em busca de alguns gravetos para que pudesse fazer o fogo e preparar o pão.

Enquanto juntava alguns gravetos do lado de fora da cidade onde morava, próximo do portão, percebeu que um homem se aproximava dela. Estava cansado, empoeirado, sedento e faminto. Ele aproximou-se e disse:
__ Por favor, dê-me um pouco de água para beber.

Ela ficou com pena daquele homem que parecia tão cansado e sedento. Quando ela ia saindo para buscar um pouco de água em sua casa para dar para ele, o homem lhe chamou e disse:
__ Por favor, traga também um pão para mim.

Pão? Ela pensou, que pena! Não tenho como ajudá-lo. Ela disse:
__  Digo-lhe a verdade, não minto, não tenho mais pão nem outro alimento em casa a não ser um punhado de farinha numa tigela e um pouco de azeite .Quando você chegou, eu estava juntando uns pedaços de grave­tos para acender o fogo e fazer um pão para mim e o meu filho.Vamos comer e depois morreremos de fome.

__ Não se preocupe, disse o homem bondosamente. Vá preparar o pão, mas faça primeiro um pequeno para mim. Depois, com o que sobrar, faça um outro pão para você e o seu filho.Pois, o Senhor, o Deus de Israel, disse: “Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite no seu jarro até o dia em que eu, o Senhor, fizer cair chuva”.

O que vocês fariam numa situação dessas? Vocês dividiriam o pouco que tinham? Embora com muita fome e com um filho para alimentar, vocês dariam a comida primeiro para um estranho?

Aquela viúva creu no que o homem disse e obedeceu a Palavra de Deus. Ela convidou o profeta para a sua casa, deu-lhe água e voltou correndo para cozinha para preparar a comida.
Ela pegou a tigela, colocou a farinha de trigo, o azeite, fermento, um pouco de sal e água e começou a amassar o pão. Amassou, amassou, até que a massa ficou bem lisinha e macia. Fez primeiro, um bolo  para o profeta e outro, para ela e o seu filho. Assim, que o bolo assou, levou para o pro­feta Depois que acabou de comer com o seu filho, quando foi guardar a tigela e o jarro de azeite, ela percebeu que havia mais farinha na tigela e mais azeite no jarro. E foram assim todos os dias, como Senhor havia dito pela boca do profeta Elias. Não faltou farinha nem azeite até que o Senhor enviou chuva novamente. Deus sempre atende as necessidades dos seus filhos e sempre nos abençoa quando somos bondosos para com as pessoas que necessitam de ajuda, obedecendo a Sua Palavra.


Fixando a aprendizagem
Amplie o desenho Jd1 fig 5 na galeria de imagens para os pequenos colorir

Fonte:www.paulabelquice.blogspot.com


Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.


Colaboração paraPortal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário