sexta-feira, 19 de outubro de 2012

LIÇÃO Nº 3 – JOEL, O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO

O livro de Joel mostra-nos que o Senhor deseja derramar o Espírito Santo aos que se arrependem de seus pecados para que tenham vida espiritual plena.
 
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos profetas menores, veremos hoje uma visão panorâmica do livro do profeta Joel, o segundo  destes livros no cânon da Bíblia.
- O livro de Joel mostra-nos que o Senhor deseja derramar o Espírito Santo aos que se arrependem de seus pecados para que tenham vida espiritual plena.
I – O LIVRO DE JOEL
- Em hebraico, "Yoe’l"(יואל), que significa "Jeová é Deus".  Joel é um profeta do reino do sul, o reino de Judá. Segundo alguns estudiosos, o ministério de Joel é da época do rei Joás, ou seja, um pouco anterior a Isaías e a Amós. Sua antiguidade é admitida na tradição judaica, tanto que é colocado após os escritos de Oseias no "Livro dos Doze" (“Shenem Assar” – שוים עשר).
- Segundo Edward Reese e Frank Klassen, co-organizadores da Bíblia em ordem cronológica, o livro de Joel seria datado de cerca de 828 a.C., durante o reinado de Joás, sendo posto por estes estudiosos entre II Cr.24:14 e II Cr.24:15, ou seja, antes da morte do sumo sacerdote Joiada, na primeira fase do reinado de Joás, quando este rei foi fiel ao Senhor (II Cr.24:2,17,18).
- A mensagem do livro diz respeito ao juízo que viria sobre o povo de Deus, que foi identificado como sendo o cativeiro da Babilônia. Mas a mensagem de Joel também fala do futuro, menciona o derramamento do Espírito Santo e o "dia do Senhor", o acerto de contas que Deus fará com a humanidade impiedosa. Joel foi mencionado por Pedro no sermão inaugural da Igreja no dia de Pentecostes, exatamente por causa de sua profecia do derramamento do Espírito Santo. Por isso, Joel é conhecido como "o profeta pentecostal".
- O livro de Joel, que tem três capítulos, pode ser dividido em três partes, a saber:
  1. 1ª parte - o dia do Senhor exemplificado - Jl.1
  2. 2ª parte - o dia do Senhor profetizado - Jl.2
  3. 3ª parte - o julgamento das nações e as bênçãos do milênio - Jl.3

- Em Joel, vemos a revelação de Deus como um ser que quer viver em cada ser humano através do Seu Espírito, mas que, apesar de Seu grande amor, é também um Deus justo, que fará, a seu tempo, o juízo sobre os impenitentes.
OBS: "O livro de Joel ante o Novo Testamento - Vários versículos de Joel contribuem poderosamente à mensagem do NT. (1) A profecia a respeito da descida do Espírito Santo (2.28-32) é citada especificamente por Pedro em seu sermão no dia de Pentecoste (At.2.16-21), depois de o Espírito Santo ter sido enviado do céus sobre os 120 membros fundadores da igreja primitiva, com as manifestações do falar noutras línguas, da profecia e do louvor a Deus (At.2.4,6-8,11,17,18). (2) Além disso, o convite de Pedro às multidões, naquela festa judaica, a respeito da necessidade de se invocar o nome do Senhor para ser salvo, foi inspirado (parcialmente) em Joel (2.32a; 3.14; ver At.2.21,37-41), Paulo também cita o mesmo versículo (ver Rm.10.13). (3) Os sinais apocalípticos nos céus que, segundo Joel, ocorreriam no final dos tempos (2.30,31), não somente foram lembrados por Pedro (At.2.19,20), mas também referidos por Jesus (e.g., Mt.24.29) e por João em Patmos (Ap.6.12-14). (4) Finalmente, a profecia de Joel a respeito do julgamento divino das nações, no vale de Josafá (3.2,12-14), é desenvolvida ainda mais no último livro da Bíblia (Ap.14.18-20; 16.12-16; 19.19-21; 20.7-9).. Há dimensões tanto presentes quanto futuras em todas as aplicações de Joel no NT. Os dons do Espírito que começaram a fluir através do povo de Deus, no Pentecoste, ainda se acham à disposição dos crentes (cf. 1 Co.12.1-14,40). Além disso, os versículos que precedem a profecia a respeito do Espírito Santo (i.e., a analogia da colheita com as chuvas temporãs e serôdias, 2.23-27) e os versículos que se seguem (i.e., os sinais que se darão nos céus no final dos tempos, 2.30-32) indicam que a profecia sobre o derramamento do Espírito Santo (2.28,29) inclui não somente a chuva inicial no Pentecoste, como também um derramamento final e culminante sobre toda a raça humana no final dos tempos." (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL, p.1286-7).
 
" Cristo Revelado - Joel espera um tempo em que o Senhor deve trazer julgamento aos inimigos de Deus e de Israel, em que as nações devem ser chamadas para prestar conta de seus atos. Ele também viu um dia de grande fartura fluindo do Reino justo do Senhor, em Sião. O instrumento através do qual esses grandes acontecimentos devem vir era o Messias. Jesus é Aquele que irá levar essa era a um fim, derrotando Seus inimigos, recompensando Sua Igreja e estabelecendo Seu definitivo Reino de justiça. Além disso, é Jesus quem promete a vinda do Espírito em resposta à Sua consumada obra de redenção e retorno ao Pai (Jo. 14.15-18; 16.5-24). Na vinda do Espírito em Pentecostes, nós temos o retorno espiritual de Cristo para habitar em Seu povo e conduzir Seu corpo, a Igreja. Sua volta física e literal é predita aqui no Livro de Joel." (BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE, p.863).
- Segundo Finnis Jennings Dake (1902-1987), o livro de Joel tem 3 capítulos, 73 versículos, 7 perguntas, 50 ordenanças, 10 promessas, 69 versículos de profecia, 11 versículos de profecias cumpridas, 59 versículos de profecias não cumpridas e somente uma mensagem distinta de Deus (1.2-3.21).
- É interessante notar que, na Bíblia Hebraica (ou seja, a Bíblia adotada pelos judeus, a chamada TANACH), bem como na Septuaginta (a versão grega do Antigo Testamento), o livro de Joel tem quatro capítulos, pois há uma divisão diferente dos versículos do que o que nós adotamos, que foi a adotada pela Vulgata Latina (a tradução da Bíblia para o latim, língua de Roma, por Jerônimo). Isto ocorre porque o capítulo 2 de Joel, que para nós tem 32 versículos, nessas versões tem apenas 27 versículos. O capítulo 3 de Joel nessas versões corresponde ao nosso Jl.2:28-32 e o nosso capítulo 3 é o capítulo 4 daquelas versões, divisão que é seguida pela Bíblia de Jerusalém e pela Tradução Ecumênica Brasileira.
- Na Septuaginta, aliás, o livro de Joel ocupa um lugar diferente no cânon, pois ele é o quarto livro dos profetas menores, depois de Miqueias (a ordem dos profetas menores na Septuaginta é a seguinte: Oseias, Amós, Miqueias, Joel, Obadias, Jonas, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias).
- Segundo alguns estudiosos, o livro de Joel, o 29º livro da Bíblia, está relacionado com a 7ª letra do alfabeto hebraico, “zayin” (ז), cujo significado é de “arma”, “espada”, indicando, portanto, que se trata de um livro que trata, sobretudo, do juízo divino, de movimento e de luta. No dizer de Richard Amiel McGough: “…Joel profetizou a plenitude dos tempos quando o Senhor julgará a terra…” (The Bible Wheel Book, p.211) (tradução nossa do texto original em inglês).


Fonte: PortalEBD


0 comentários:

Postar um comentário