sexta-feira, 3 de outubro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 01 - O QUE É GRAÇA E MISERICÓRDIA? (ADOLESCENTES)

,

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “O que é graça e misericórdia?”
- Discorra de maneira geral sobre a epístola aos romanos
- Enfatize que a salvação é pela graça de Deus e não pelos méritos humanos
- Diferencie claramente graça de misericórdia
É importante que você trabalhe cada tópico da lição tendo em conta o contexto em que o seu aluno(a) está inserido. Seguindo nossas dicas sua aula será baste produtiva.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Neste trimestre, os adolescentes terão a oportunidade ímpar de estudar a respeito das epístolas paulinas. Muitas das cartas de Paulo foram redigidas da prisão. Por intermédio dos seus escritos, igrejas e pastores foram doutrinados e encorajados a permanecerem fiéis ao Senhor. A primeira epístola a ser estudada é Romanos, e o enfoque central da lição é a graça de Deus.

Justificativa:
Os adolescentes precisam saber que as epístolas têm ensinos preciosos para todos os salvos em Jesus.
Objetivo:
Compreender que somos salvos não por obras meritórias, mas pela graça de Jesus,
Material:
Alguns bombons.
Procedimento:
O enfoque da primeira lição é a respeito da graça e da salvação. Para auxiliar na compreensão desse tema tão relevante, sugerimos a seguinte atividade: escreva no quadro de giz as seguintes perguntas: "Qual o tema central da epístola aos Romanos?" , "Em que ano foi escrita?", "Qual o propósito?" e "O que é misericórdia?". Escolha alguns alunos para que respondam. Mesmo que os alunos errem as resposta, diga: "Muito bem! Recebam um prêmio". Dê um bombom para os alunos que participaram. Na sequência, enfatize que, na verdade, eles não mereciam o bombom, pois não acertaram as respostas, porém você decidiu presenteá-los. Explique que assim é a graça de Deus. Graça significa "favor imerecido". Diga que ninguém é salvo porque é bom. A salvação é um presente gratuito de Deus. Não recebemos a salvação porque tivemos um bom desempenho. Nós não merecemos, mas Deus nos ama. Em seguida, leia e discuta com os alunos os seguintes textos: Efésios 2.8,9; Tito 3.5; Romanos 3.20. Conclua mostrando que Deus é em sua essência misericordioso. Ainda que não temos como fazer nada para receber Seu perdão, amor ou bondade, Ele nos ama. Isso é misericórdia, graça, ou seja, favor imerecido.


Fonte: Revista Ensinador Cristão. Ano 12. Nº 48


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/09/dinamica-da-licao-01-o-que-e-graca-e.html#ixzz3F8eMRUAr

0 comentários:

Postar um comentário