sexta-feira, 10 de outubro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 02 - AS MENTIRAS DOS ASTROS E HORÓSCOPOS (JUVENIS)

,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, iniciem o estudo da lição 02: “As mentiras dos astros e dos horóscopos.”
- O aluno após a aula deverá entender o perigo da astrologia, sabendo que só em Deus podemos confiar;
- Defina o que é a prática da consulta dos astros.
7– Para o desenvolvimento desta lição apresentamos a dinâmica: “Perguntando e respondendo, respondendo e perguntando.”
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Dinâmica: Perguntando e respondendo, respondendo e perguntando.
Elabore 10 perguntas e 10 respostas sobre o tema da lição. Colocar as 10 perguntas e respostas em dois papeis separados (5 em cada papel), separar a sala em duas equipes. Cada equipe terá a sua vez, vão ter que ler as perguntas e tentar memorizar cada resposta daquela pergunta. Cada equipe terá 10 minutos para memorizar suas respostas. Após os 10 minutos as equipes trocam as folhas com as perguntas e respostas. Em seguida cada equipe fará uma pergunta usando o papel com perguntas que foi estudado pela outra equipe. A equipe que conseguir responder o maior número de perguntas será a equipe vencedora. Os professores irão fazer o julgamento das respostas dadas. Os prêmios ficarão ao critério de cada professor. Lembre-se que o principal objetivo da dinâmica é o aprendizado e não a competição para saber quem é melhor.
Deixamos logo abaixo alguns exemplos de perguntas e respostas que poderão ser usadas ao seu critério.
1-    O que é a astronomia
R. A astronomia é ciência verdadeira que estuda os planetas, as estrelas, o universo, as galáxias e sua posição geográfica
2-    O que é a astrologia
R. A astrologia é uma pseudociência, ou seja, uma falsa ciência pois ela é hipotética, ou melhor não trabalha com fatos e provas, mas com suposições afirmando supostas influencias dos astros na vida das pessoas.
3- De que época é a astrologia?
R. A astrologia é de uma época em que as nações eram ignorantes quanto aos corpos celestes e por isso os temiam e adoravam.
4- Quais os povos que mergulharam em práticas ocultistas, antes de Nicolau Copérnico, Isaac newton e Kepler estudarem seriamente os astros?
R. Os egípcios, os babilônicos, os incas e os astecas.
5- Em que acreditam os astrólogos de hoje?
R. Acreditam que os planetas, a lua e o sol são símbolos da jornada do ser humano nesta vida e que, a partir deles, pode-se conhecer as lições e os objetivos da existência.
6- Quem eram os magos do oriente que seguiram uma estrela, levando-os ao local onde nasceu Jesus?
R. Provavelmente, eles eram homens instruídos, membros de um grupo de sacerdotes persas, que estudavam os astros.
7- Por que não devemos seguir os ensinos da astrologia?
R. A astrologia não acredita em Deus como um ser pessoal, mas apenas como uma força impessoal, uma energia mística.
8- Qual a diferença entre a astrologia e o Deus da Bíblia?
R. Na astrologia os astros governam o destino das pessoas, na Bíblia Deus governa o universo.
9- Com qual propósito Deus criou os astros?
R. Deus os criou Com o propósito de alumiar e marcar as estações, e para sinalizar a proximidade da segunda vinda de Jesus, e não para influenciar no destino das pessoas.
10- Qual a diferença entre as predições de horóscopo e as profecias bíblicas?
R. As predições de horóscopo não se cumprem, já as profecias bíblicas nunca caíram por terra.


Por Escriba Digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/10/dinamica-da-licao-02-as-mentiras-dos.html#ixzz3FlPthSfs

0 comentários:

Postar um comentário