sexta-feira, 3 de outubro de 2014

LIÇÃO 01- A IGREJA DE CRISTO

Texto bíblico  Ef  2.20-22     2 Ts 2.13,14
edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor,
no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.
Mas devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da verdade,
para o que, pelo nosso evangelho, vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
Objetivos após a aula seu aluno deverá , saber definir o termo igreja, 
                  bem como saber que a Igreja é o corpo  de Cristo.

Introdução
Estamos iniciando mais um trimestre de lições bíblicas, desta feita o assunto do trimestre é o pré adolescente e a igreja, oportunidade esta de reafirmar o compromisso que os pré adolescentes tem de ter com a igreja.
Oportunidade  própria para que as principais doutrinas da igreja sejam ministradas  de forma  simples e apropriadas ao adolescentes. De forma que eles possam ser sentirem participantes desta igreja, não apenas no aspecto presente mas futuro também.
I-O inicio da igreja
Foi durante o seu ministério terreno que Jesus assegurou: “...edificarei a minha igreja...” (Mt 16.18). A igreja surgiu logo após a morte e a ressurreição de Jesus, ele é estabelecido como Cabeça da Igreja (Ef 1. 19-23). Não há nenhuma duvida que a igreja tenha sido estabelecida pelo Senhor Jesus Cristo, durante o seu ministério terreno.
De certa forma é aceito que a inauguração da igreja aconteceu no dia de Pentecostes, embora haja registros que os crentes já vinham se reunindo antes disso. A promessa era o batismo com o Espírito Santo (At 1.4,5), assim que fossem batizados seriam testemunhas, tanto em Jerusalém, como também em todo o mundo (At 1.8).
No dia em que receberam o batismo com o Espírito Santo, eram cerca de cento e vinte pessoas, elevando o numero para cerca de três mil pessoas. Assim a Igreja passa a funcionar como uma comunidade que louvava a Deus, fortalecendo-se na fé e levando a mensagem do evangelho aos vizinhos e aos que estavam longe. O batismo com o Espírito Santo trouxe outro momento para a igreja, os crentes receberam poder para testificar viver um padrão doutrinário, baseado nos ensinos dos apóstolos (At 2,42).
Algumas características descrevem a natureza da Igreja, assim que uma pessoa aceita Cristo como Senhor, ela se une a todos os outros crentes na comunidade espiritual, o que chamamos
Fonte: Pr. Jair Rogrigues

II- O significado da igreja
O que quer dizer igreja? Lugar onde as pessoas se reúnem para orar cantar e pregar? É uma organização composta de pessoas de diversas etnias? É uma organização edificada em diversas partes do mundo onde as pessoas têm as mesmas idéias doutrinarias, as mesmas regras e os mesmos alvos?
As respostas acima são algumas idéias daquilo que pensamos ser a igreja em conformidade com a compreensão mais atual do vocábulo. Todavia a significação bíblica para igreja é mais profunda, ela não refere à edificação como igreja, nem a organizações, mas a pessoas.
A definição bíblica será encontrada na palavra grega “ekklesia”, que se traduz por “igreja”. O que literalmente significa “ chamados  para fora” Essa palavra da nos a idéia de que igreja é um grupo de pessoas que responderam a chamada de Deus, confessando a Jesus como Salvador e Senhor desuas vidas, tornando assim membros da família de Deus.
Não somente isso, mas que ao tomar a decisão de fazer parte da família de Deus, se dedicam a tarefa de anunciar o evangelho, conforma a instrução de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Essas pessoas formam uma comunidade de pessoas obedientes, que voluntariamente cumprem a vontade do Senhor, o que forma a igreja universal e invisível. Portanto biblicamente, igreja inclui todos os crentes, espalhados pelo mundo, que professam a mesma fé em Jesus Cristo, e mantêm a ele fidelidade. 
Também entendemos que igreja refere-se a alguma comunidade de crentes, a uma assembléia cristã. Os crentes de uma determinada localidade são também chamados de igreja. Portanto as expressões: Igreja local, nacional, mundial, universal, são expressões que entendemos perfeitamente como igreja, é a comunidade do povo de Deus. Alguns versículos para referencias (Rm 1.7; 1Co 1.2; Gl 1.2; Fp 1.1)
Fonte: Pr Jair Rogrigues

III-A igreja o corpo de Cristo
A Igreja: Organismo, não Organização
A igreja é uma organização? Muitas pessoas têm a noção errada de que a igreja é uma organização ou instituição, independente do povo que compõe a igreja. Este não é o conceito bíblico de igreja. Jesus não morreu para estabelecer uma instituição, mas para salvar o povo do pecado (Atos 20:28; 1 Coríntios 6:20). Jesus e o Pai não habitam numa organização, mas no povo que os obedece (João 14:15, 23).
Em vez de falar de uma organização, a Bíblia descreve a igreja como um corpo composto de membros vivos (Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 12:12-27; Colossenses 1:8, 24; Efésios 5:23). Estes membros do corpo são blocos ou pedras usados na construção da igreja (1 Coríntios 3:10-15).
Muitas igrejas sugerem que a "igreja universal" é constituída de todas as congregações locais do mundo. Isto não é um conceito bíblico. Umaigreja local consiste de cristãos que se reúnem num corpo local. Eles podem ser identificados e contados (Romanos 16:14, 15; 1 Coríntios 16:19; Colossenses 4:15). Aigreja universal consiste de todos os discípulos de Cristo em todo o mundo. Nenhum homem é capaz de identificar e contar todos os membros deste corpo universal.

Fonte: Denis Allan

A figura predileta do apóstolo Paulo para descrever a igreja é a figura do corpo. Na sua primeira carta aos Corínitos 12:12-31, Paulo destaca três grandes verdades que estão ligadas ao corpo:

1 - SUA UNIDADE – V. 12-13
Paulo diz que nós:
Confessamos o mesmo Senhor (12:1-3);
Dependemos do mesmo Deus (12:4-6),
Ministramos no mesmo corpo (12:7-11);
Experimentamos o mesmo batismo (12:12-13).
Dois fatores mantém a unidade do corpo de Cristo:
  1. Primeiro, o sangue. Pode ser difícil estabelecer a unidade entre meus pés, minhas mãos e meus rins. Mas o mesmo sangue alimenta estes membros e todos os outros. O sangue fornece vida aos membros e se impedirmos o sangue de chegar a alguns deles, esse morrerá rapidamente.
No sentido espiritual o sangue de Cristo é o elemento que unifica o seu corpo. Ninguém entra na igreja sem ter-se apropriado primeiro da expiação, dos benefícios da morte de Cristo e do seu sangue derramado.
  1. Segundo, o Espírito. Nunca descobriremos o espírito ou a alma de uma pessoa em algum de seus órgãos, membros ou glândulas. Em certo sentido, o espírito está em todos os membros do corpo. Em relação à igreja, a Bíblia diz: “Em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo” (12:13).
Um membro do corpo pode ser mais cheio do que outro membro, mas nenhum membro está sem o Espírito. Ser batizado pelo Espírito significa que pertencemos ao Corpo de Cristo. A unidade da igreja, portanto, não é eclesiástica, denominacional, nem organizacional, mas espiritual.

2 - SUA DIVERSIDADE – V. 14-20
O corpo precisa ter uma grande diversidade de membros para não ser um monstro (12:14).
Os olhos são membros bonitos e destacados do corpo. Mas como nós poderíamos viver, se nós fôssemos somente um olho azul de 75 quilos?
O corpo precisa das diversas funções dos membros para sobreviver (12:15-19). Meu olho faz um trabalho bom ao focalizar uma comida apetitosa. Mas para que a comida me alimente eu preciso de outros órgãos:
da mão para pegar os talheres; da boca para morder um pedaço; dos dentes para mastigá-lo;
da língua para movimentá-lo na boca; da garganta para engolí-lo; do estômago para digeri-lo;
do intestino para liberar e expelir aquilo que não é aproveitado pelo corpo.
Os membros do corpo não podem desempenhar suas funções isoladamente sem a cooperação dos outros membros. De igual forma, não há cristão isolado. Vivemos no corpo.
Se eu cortasse minha mão e a colocasse numa cadeira no outro lado da sala, ela ainda seria minha mão, mas não teria mais utilidade porque estaria separada dos outros membros do corpo.

3 - SUA MUTUALIDADE – V. 21-31
Com respeito à mutualidade do corpo, Paulo nos ensina algumas lições:
Livre-se do sentimento de inferioridade (v.15-16). Ficar ressentido por não ter este ou aquele dom espiritual é imaturidade espiritual. Devemos exercer nosso papel no corpo com alegria e com fidelidade. Nenhum membro da igreja deveria se comparar nem se contrastar com qualquer outro membro. Somos únicos e singulares para Deus.
Livre-se do sentimento de superioridade (v. 21-24). Nenhum membro da igreja pode envaidecer-se pelos dons que recebeu. Não há espaço para orgulho no meio da igreja de Deus (1 Coríntios 4:7).
Comprometa-se com a mútua cooperação (v. 25). Os dons são dados não para competição nem para demonstração de uma pretensa espiritualidade. O dom tem como objetivo a mútua cooperação.
Seja participativo na alegria e na tristeza (v. 26). Não estamos competindo, nem disputando quem é...
o melhor,
o mais importante,
o mais talentoso,
o mais dotado,
o mais espiritual.
Somos uma família, um corpo. Devemos celebrar as vitórias uns dos outros e chorar as tristezas uns dos outros.
Tenha consciência que não somos completos em nós mesmos e que precisamos dos outros membros do corpo (v. 27-31). O corpo é uno, mas os membros são diversos; e por isso, eles precisam cooperar uns com os outros para o bem de todo o corpo. Assim também é na igreja. Não somos auto-suficientes, dependemos uns dos outros.
Se sabemos essas coisas, importa-nos colocá-las em prática!
Fonte:Pastor Wanderley da Silva

ConclusãoQue após essa primeira aula, como ate o fim do trimestre seus alunos estejam bem conscientizados, como tal conselho dado por Paulo ao jovem Timóteo:
1 Timóteo 3:15  mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.

Colaboração para o Portal Escola Dominica - Prof. Jair Cesar S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário