sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

DINÂMICA - LIÇÃO 07 - QUEM É O ESPÍRITO SANTO? (JUVENIS)





,

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, iniciem o estudo da lição 07: “Quem é o Espírito Santo?”
Para a aula de hoje sugerimos as dinâmicas “Que símbolo lembra você? e Casa Limpa”
Inicie a aula fazendo as seguintes perguntas: Como podemos provar que o Espírito Santo é Deus e uma pessoa ao mesmo tempo. Ouça as respostas atentamente, em seguida trabalhe com eles o tópico primeiro mostrando essas verdades.
- Depois trabalhe o segundo tópico, utilizando a dinâmica “Que Símbolo Lembra Você?”
- Quanto ao terceiro tópico, procurem contextualizar este assunto com a obra realizada pelo Espírito Santo na vida dos alunos, desde que aceitaram a Cristo.
- Para concluir a aula, utilize a dinâmica “Casa Limpa”.

Dinâmica: Que símbolo lembra você?
Objetivos:
Oportunizar estudo sobre os símbolos do Espírito Santo.
Escolher símbolo para representação de si mesmo.
Material:
½ folha de papel ofício.
Procedimento:
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem aos alunos que pensem em um símbolo para representá-los, como por exemplo: um objeto ou animal.
- Lembrem aos alunos que os símbolos normalmente referem-se à função ou atuação de algo ou alguém. Apresentem alguns exemplos:
Leão: tem muita garra para lutar, vencer.
Girafa: tem uma visão mais ampla de uma situação.
Formiga: trabalha muito ou muito atuante.
Águia: pensa para agir, tem estratégias e planejamentos.
Palha de aço (BomBril): mil e uma utilidades.
Liga: promove união.
Borracha: apaga mágoas, não guarda rancor.
Nó cego: pessoa de difícil convivência.
- Solicitem que os alunos façam um desenho do objeto ou animal escolhido e escrevam o porquê desta escolha.
- Peçam para que os alunos socializem com os colegas os símbolos escolhidos.
- Falem também que os símbolos do Espírito Santo são uma representação, mas que na verdade Ele é Deus, a Terceira Pessoa da Trindade. Então apresentem os símbolos do Espírito Santo.

Autora: Sulamita Macedo.

Fonte: Blog Atitude de Aprendiz


Dinâmica: Casa Limpa
Objetivo:
Mostrar aos alunos que, como morada do Espírito Santo, devemos estar em santidade.
Material:
Pedaços de Papeis
Procedimento:
Chegue cedo e divida a sala em duas partes. A primeira ficará bem arrumada, com carteiras todas no lugar e limpas. A segunda parte coloque as carteiras desarrumadas e um pouco sujas, papeis amassados no local, em fim, procure deixar o mais desarrumado possível. Quando os alunos forrem chegando coloque uma parte deles no local arrumado e outra parte no local desarrumado. Pergunte se eles perceberam alguma coisa diferente na sala. Logicamente que eles vão destacar a sala desarrumada e suja.
Explique que uma casa precisa ser arrumada e limpa todos os dias. É preciso arrastar os móveis e varrer atrás deles, pois sempre fica uma sujeirinha escondida. É preciso tirar a poeira dos móveis; e, pelo menos uma vez no mês dá uma faxina geral na casa. Se não fizermos nada disso, e nem mesmo o básico, a casa se encherá de sujeiras, poeiras, etc... e quem gosta de sujeiras são baratas, ratos e insetos... E além da casa ficar com uma aparência feia e desagradável, ninguém, e nem mesmo você se sentirá confortável nela.
Assim também é a casa do Espírito Santo(seu corpo), se você não cuidar dela todos os dias, ela ficará suja, e ele não se sentirá confortável morando nela, e então sairá. E ela passará a ser morada de insetos imundos. Encerre a aula mostrando a importância de vivermos sempre em santidade.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Escriba Digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/02/dinamica-da-licao-07-quem-e-o-espirito.html#ixzz3RdFJ14Rm

0 comentários:

Postar um comentário