sábado, 7 de fevereiro de 2015

LIÇÃO 06 - A PRIMEIRA BRIGA

Objetivo
Suas crianças devem entender que nós devemos ter um coração puro, bom e limpo.
Deus se agrada de um coração puro e bondoso!

Memória em Ação
“Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus” (MT. 5.8)
Para o Memória em Ação desta lição, desenharemos um coração numa folha A4. Explique que Deus quer um coração puro como o da folha. Depois disso, pontilharemos o coração com canetas hidrográficas, lápis e giz de cera. Explique que um coração puro é um coração alegre!

Explorando a Bíblia
Relembre com seus alunos a aula passada.

Após Adão e Eva terem desobedecido a Deus eles foram expulsos do Jardim do Éden, e após algum tempo, Eva e adão tiveram dois filhos. (Pergunte às crianças se elas sabem os dois nomes). Caim e Abel. Os dois gostavam muito de brincar juntos, mas Caim gostava de cuidar da terra, ele plantava e regava as plantas e flores. Colhia frutos e dizia que quando fosse grande seria um plantador. Porém Abel era diferente, ele cuidava de animais. Cuidava de todos com carinho, mas gostava especialmente das ovelhas. Quando cresceu, Abel se tornou pastor de ovelhas. Naquele tempo não se dava dízimo com dinheiro, mas com as primeiras coisas – e as melhores – que produziam.
               
Então Caim, que cuidava da terra pegou alguns legumes e outras coisas e ofereceu a Deus.  Mas Abel pegou os melhores animais que nasceu de seu rebanho e ofertou a Deus. Abel entregou o melhor que tinha. Mas Deus que vê nossos corações se agradou da oferta de Abel, porém não aceitou a de Caim, pois ele fez de mal grado. Porque Caim tinha um coração mal, ele ficou com muita raiva e inveja do seu irmão! Até seu rosto mudou, ficou com cara de mal.
               
Se nós fizermos o bem teremos um coração bom, porém se fizermos o mal teremos um coração mal, e Caim deixou que a inveja e o ódio tomasse conta dele.  Passados alguns dias Caim chamou seu irmão Abel para irem passear na floresta, mas Abel nem imaginava o que seu irmão estava planejando contra ele. Caim cheio de raiva e inveja matou seu irmão Abel e voltou para casa como se nada tivesse acontecido.
               
Mas tarde Deus já sabendo o que tinha acontecido, mas queria ouvir de Caim a verdade o chamou e perguntou:
                - Caim onde está seu irmão?
                Ele porém respondeu:
- Não sei! Por acaso sou guarda do meu irmão?
Vejam crianças. Quando deixamos sentimentos ruins entrarem em nossos corações fazemos coisas que desagradam a Deus! O que Caim fez foi horrível ele deixou que a inveja tornasse seu coração mal.
Nós não podemos deixar isso acontecer se você fica com raiva porque sua mãe ou a professora elogia seu irmão ou seu amigo da escola peça pra que Deus limpe seu coração e peça perdão a Ele.
                Com certeza Ele com sua infinita bondade e misericórdia te perdoará e você será muito mais feliz e terá um coração limpo e bondoso como o de Abel.


Oficina Criativa
Use o modelo na galeria de imagens para criar os corações. Escreva palavras com sentimentos e ações boas e ruins e peça para que as crianças colem cada um em seu devido coração.

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profa. Cristina Araújo
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário