sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

DINÂMICA - LIÇÃO 07 - QUEM RESPONDE ORAÇÕES (PRÉ-ADOLESCENTES)

,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, iniciem o estudo da lição 07: “Quem Responde Orações.”
- Apresente através da oração do Pai Nosso os componentes de uma oração.
- Explique que Deus ouve a todas as orações e responde conforme a sua soberana vontade.
7– Para o desenvolvimento desta lição sugerimos a dinâmica “Lições na oração do Pai Nosso”.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Dinâmica: Lições na oração do Pai Nosso
Objetivo:
Fazer com que os alunos vejam Deus como um Pai amoroso, e tirar lições da oração do Pai Nosso.
Material:
 Envelopes, Orações do Pai Nosso, Folhas com a palavra PAI, Lápis ou caneta.
Procedimento:
- Preparar uma folha para cada aluno, escrevendo a palavra PAI em letras grandes e delas saindo várias linhas:
 - Preparar um envelope para cada um, colocando dentro a Oração do Pai Nosso.
Iniciar a aula entregando o envelope com a oração do Pai Nosso a cada um. Peça que a leiam primeiro silenciosamente e, em seguida, em voz alta. Em seguida entregue a folha com a palavra PAI a cada um e peça que escrevam nas linhas o que a palavra Pai significa para cada um, qual o sentimento que evoca no coração de cada um.
(Atenção: pode ser que na turma tenham crianças cujo relacionamento com o Pai é conturbado ou mesmo não tenha essa figura de Pai. Cabe ao catequista desenvolver o tema da melhor maneira possível).
Ressalte a paternidade divina que supera e vai além da imagem e da experiência de pai que cada um tem do seu próprio pai. A oração nos abre para a fraternidade universal, afinal temos um pai em comum. Procure falar com as crianças do relacionamento amoroso de Jesus com Deus, de como ele tratava a Deus por Abba, que significa “paizinho”, que até então os judeus não se dirigiam a Deus com tanta intimidade.
Entregue a cada aluno uma tira de papel e peça que escrevam o trecho do Pai Nosso que mais lhe chamou a atenção. Faça uma pausa após todos terem escrito, de forma que reflitam sobre seus registros. Cada um apresenta ao grupo o trecho escolhido e justifica sua escolha. Esse é um momento de reflexão muito importante para a maturidade do grupo, por isso deve ser observado com bastante atenção. Encerre a aula dando uma palavra de fechamento sobre o assunto.


Adaptado por Escriba Digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/02/dinamica-da-licao-07-quem-responde.html#ixzz3RdDblfCU

0 comentários:

Postar um comentário