sábado, 7 de fevereiro de 2015

DINÂMICA - LIÇÃO 06 - SANTIFICARÁS O SÁBADO (JOVENS E ADULTOS)



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Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Santificarás o Sábado.
- Depois, perguntem: O cristão deve guardar o sábado? Por quê?
Aguardem as respostas, escreva-as no quadro e reservem.
 - Trabalhem os pontos informativos e argumentativos levantados na lição, procurando a participação do aluno.
- Após o estudo, retomem a pergunta inicial: O cristão deve guardar o sábado? Por quê?
Espera-se que os alunos acrescentem outras informações. Compare-as com as respostas do início da aula. Esta é uma forma de observar o quanto o aluno aprendeu sobre a lição.
- Para finalizar, utilizem à dinâmica “Tempo para todas as coisas”.

Dinâmica: Tempo para todas as coisas

Objetivo:
Oportunizar reflexão sobre o tempo destinado para as atividades do cotidiano, trabalho, estudo, descanso, família, lazer, devocional e Igreja.
Materiais:
01 caixa de sapato com tampa revestida com papel liso(sem estampas).
01 tesoura
01 tubo de cola
Figuras variadas que representem: trabalho, estudo, ocupações diversas, descanso, família, lazer, devocional, culto.
Procedimento:
- Então, convidem um aluno para participar da atividade e entreguem para ele a caixa de sapatos.
- Apresentem para os alunos a caixa de sapatos com tampa e falem que ela representará o lugar e o tempo das nossas ocupações.
- Agora, peçam para que abra a caixa. Nela, ele vai encontrar apenas uma figura de relógio colada na parte de dentro da tampa.
- Falem: O nosso tempo está muito cheio de tarefas de mais diversas formas. Chegamos até a dizer que o tempo está curto e deixamos de realizar algumas atividades.
- Vejamos o que a Bíblia diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1).
- Falem: Mas, a caixa está vazia!
Então peçam para que o aluno preencha a caixa das ocupações.
- Orientem o aluno para colocar dentro da caixa as figuras que podem representar as tarefas que realiza durante a semana.
- Depois disto, separem junto com o aluno as tarefas que tomam mais tempo daquelas destinadas ao descanso, família, lazer, devocional, cultos.
- Deixem dentro da caixa, onde há mais espaço, aquelas que demandam mais tempo.
- Fechem a caixa e falem: Agora vamos colar na tampa (na parte de fora) as figuras que representam as atividades que demandam menos tempo.
- Perguntem: Por que estas atividades foram colocadas e coladas em cima da tampa?
Algumas explicações:
. Porque não devemos esquecer, devem estar visíveis e “fixadas na nossa mente”.
. Porque é um espaço menor, representando menos tempo, mas não são menos importantes.
. Porque deve ser entendido como algo que não deve faltar, pois pode acarretar danos espirituais e físicos.
- Caso o aluno não tenha escolhido figuras que representem tempo para o descanso ou lazer, orientem-no para repensar e tomar iniciativa de promover momentos para os fins citados, tendo em vista que isto promove seu bem estar físico, social e mental, proporcionando-lhe saúde. Pois, conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), saúde é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade”.
- Para concluir, falem estudamos nesta aula, sobre um dia descanso – o sábado, para os judeus, exigido por Deus. Notamos o cuidado divino com o seu povo. Nós também devemos buscar momentos de lazer com família e de adoração ao Senhor no dia da semana que for mais conveniente.

Fonte: Blog Atitude de Aprendiz

Autora: Sulamita Macedo.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/02/dinamica-da-licao-06-santificaras-o.html#ixzz3R4g41rSO

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