Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “Boa medida.”
- faça com que os seus alunos reavalie o seu conhecimento quanto “quem é o seu próximo”. Bem como saber partilhar o seu amor.
É importante que você trabalhe cada tópico da lição tendo em conta o contexto em que o seu aluno(a) está inserido. Seguindo nossas dicas sua aula será baste produtiva.
Para a aula de hoje sugerimos a dinâmica “Ajudando ao Ferido”.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Dinâmica: Ajudando ao Ferido
Objetivo:
Conscientizar os alunos do dever de ajudar ao seu próximo.
Material:
Ataduras, papel para escrever e caneta (ou lápis).
Procedimento:
Comece a reunião falando sobre as feridas recebidas na estrada da vida. A seguir, entregue a cada pessoa uma folha em branco. Cada um vai resumir um fato em sua vida que lhe causou feridas no coração escrevendo ou desenhando. O resumo do ataque sofrido deve retratar a violência e choque que foram recebidos no momento da fatalidade. Quando todos tiverem escrito a história, entregue a cada pessoa um pedaço de atadura branca, manchada de tinta guache vermelha, parecendo sangue, para enrolar e amarrar o fato escrito. Cada um deve segurar a sua história até o fim da dinâmica.
Em seguida, escreva perguntas no quadro de giz para realizar um momento de reflexão silenciosa.
Aplicação prática:
- Você já socorreu alguém ferido na alma que precisava de sua ajuda?
- Como foi?
- Você precisou da ajuda de mais alguém para ajudar essa pessoa?
- Qual deve ser a nossa atitude diante de alguém que precisa de nossa ajuda?
- Você está disposto a ajudar alguém ferido em sua classe?
- Você já conseguiu perdoar alguém que te feriu?
Quando todos tiverem refletido, então faça uma oração rogando a Deus para que Ele dê forças e amor aos seus alunos para ajudar aqueles que precisam.
Texto para reflexão
Um cristão deve estar preparado para socorrer o necessitado, não esquecendo nunca de que, estando preparado para um gesto solidário, sua ação será louvada por todos, pois sua atitude revela a imagem e semelhança com o Criador. Essa é a única maneira de sermos cristãos completos. O resultado é que a pessoa se torna como um grande imã que irradia força atrativa em todas as direções, influenciando ainda aos que estão dentro dos limites do seu campo de ação.
O individualismo é um desertor da bondade e misericórdia. Parasita do trabalho acumulado por irmãos abnegados, leva uma vida estagnada, sem dividir, socorrer e sem cumprir a ordem de Cristo.
Adaptação da Dinâmica: Escriba Digital
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/09/dinamica-da-licao-13-boa-medida-pre.html#ixzz3EVobKJb9