Texto Bíblico: Atos 8.26-39
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a desejar falar do Senhor Jesus a outras crianças que ainda não O conhecem e convidá-las para virem à escola Dominical.
A palavra é...
EXPLICAR
.
Aprendendo a Bíblia
“Como posso entender se ninguém me explica?” (At 8.31 – NTLH).
Devemos anunciar a mensagem da salvação a nossos amiguinhos e familiares as Boas Novas, que Deus se tornou humano para nos conduzir aos céus para morar com Ele. Temos de contar as pessoas, pois:
“Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?”(Rm 10.14 – ARA)
História Bíblica
Os alunos do Senhor Jesus, obedeceram ao que Ele havia lhes dito antes de subir ao céu:
“ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.” (Mt 28.19,20 – ARC)
Assim anunciaram em Jerusalém e depois foram para Samaria. Depois de terem dado o seu testemunho e de terem pregado a Palavra do Senhor, Pedro e João voltaram para Jerusalém. No caminho eles espalhavam o evangelho em muitos povoados da Samaria.
Um anjo do Senhor disse a Filipe:
— Apronte-se e vá para o Sul, pelo caminho que vai de Jerusalém até a cidade de Gaza.
Pouca gente passava por aquele caminho, mas Filipe se aprontou e foi. No caminho ele viu um eunuco da Etiópia, que estava voltando para o seu país. Esse homem era alto funcionário, tesoureiro e administrador das finanças da rainha da Etiópia. Ele tinha ido a Jerusalém para adorar a Deus. Na volta, sentado na sua carruagem, ele estava lendo o livro do profeta Isaías.
Então o Espírito Santo disse a Filipe:
— Chegue perto dessa carruagem e acompanhe-a.
Filipe correu para perto da carruagem e ouviu o funcionário lendo o livro do profeta Isaías. Aí perguntou:
— O senhor entende o que está lendo?
Como posso entender se ninguém me explica? —respondeu o funcionário.
Então convidou Filipe para subir e sentar-se com ele na carruagem. A parte das Escrituras Sagradas que o funcionário estava lendo era esta:“Ele era como um cordeiro que é levado para ser morto; era como uma ovelha que fica muda quando cortam a sua lã. Ele não disse nada.
Foi humilhado, e foram injustos com ele. Ninguém poderá falar a respeito de descendentes dele, já que a sua vida na terra chegou ao fim.”
O funcionário perguntou a Filipe:
— Por favor, me explique uma coisa! De quem é que o profeta está falando isso? É dele mesmo ou de outro?
Então, começando com aquela parte das Escrituras, Filipe anunciou ao funcionário a boa notícia a respeito de Jesus. Enquanto estavam viajando, chegaram a um lugar onde havia água. Então o funcionário disse:
— Veja! Aqui tem água. Será que eu não posso ser batizado?
Filipe respondeu:
— Se o senhor crê de todo o coração, é claro que pode.
E o funcionário disse:
— Sim, eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
Ele mandou parar a carruagem, os dois entraram na água, e Filipe o batizou ali. Quando eles estavam saindo da água, o Espírito do Senhor levou Filipe embora. O funcionário não viu mais Filipe, porém continuou a sua viagem, cheio de alegria.
Fontes Consultadas:
· Bíblia NTLH - SBB
· Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
· 53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora
· Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.
· Lois Rock/Cristina Balit - Bíblia Para Crianças: Histórias Sempre Vivas – Editora Sinodal
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD
0 comentários:
Postar um comentário