sexta-feira, 15 de junho de 2012

LIÇÃO 12 – JESUS, O AMIGO SEMPRE PRESENTE

Texto Bíblico: Lucas 24.36-53; Atos 1.9-11


Ao Mestre
Professor (a) lembre-se que esta é a grande verdade do cristianismo:Jesus, que ressuscitou, está no meio de nós quero esclarecer bem: esta não é apenas uma maneira de falar, nem simplesmente uma expressão poética. Esta é uma realidade.

Se você não tem isto intrínseco dentro de seu ser, não poderá passar de maneira consistente esta realidade aos pequenos, um professor é um vendedor de idéias, para que seus alunos acreditem e vivam o que você diz, é necessário que você viva o que está dizendo. Esta realidade do cristianismo faz parte de seu cotidiano? Ou você usa a presença do Senhor Jesus como usamos um step, quando está em apuros.

Viva de forma a demonstrar que essa realidade está em seu ser. Lembre-se quando você está em casa, ocupando-se dos seus afazeres domésticos¸ Jesus está com você. Quando você trabalha numa empresa, no comércio, no campo, Ele está ali presente, juntinho com você. Quando você está alegre, Ele se faz presente. Mas quando você está triste e chora, com mais razão ainda, Ele se faz um com você. Ele é o primeiro a se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram.

Mesmo quando você erra e peca, quando você não consegue superar algo, Ele está com você. E se entristece com a sua situação... mas Ele permanece ali, juntinho com você, para lhe estender a mão, para lhe dar coragem, para levá-lo à libertação.
Nós nunca estamos sozinhos. Em toda parte e em qualquer situação, “Ele está  no meio de nós


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Jesus está conosco todos os momentos, pois ELE prometeu: “...e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.” (Mt 28.20b – ARC)


Frase do dia
MEU AMIGO JESUS ESTÁ SEMPRE COMIGO

Enfatize aos pequenos que Jesus após sua ressurreição ascendeu ao céu, mas está conosco. O profeta Isaias ao profetizar acerca de seu nascimento o chamou deEmanuel que quer dizer “Deus conosco” (CF. Is 7:14; 8.8; Mt 1.23).


Memória em Ação
“...E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.”
                                                                                                      (Mt 28.20b – NTLH)


Explorando a Bíblia
Crianças vocês se lembram que na lição passada falamos sobre os dois discípulos que se encontraram com Jesus no Caminho de Emaús? Pois bem, eles foram correndo contar para os outros discípulos. Enquanto estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse:
 — Que a paz esteja com vocês!
Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma.
Mas ele disse:
 — Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho.

Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés. Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados. Então ele perguntou:
 — Vocês têm aqui alguma coisa para comer?

Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu diante deles. Depois disse: — Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos.

Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas e disse:
— O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas. E eu lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês. Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.

Então Jesus os levou para fora da cidade até o povoado de Betânia. Ali levantou as mãos e os abençoou. Enquanto os estava abençoando, Jesus se afastou deles e foi levado para o céu.
Depois de ter dito isso, Jesus foi levado para o céu diante deles. Então uma nuvem o cobriu, e eles não puderam vê-lo mais. Eles ainda estavam olhando firme para o céu enquanto Jesus subia, quando dois homens vestidos de branco apareceram perto deles e disseram:
— Homens da Galiléia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir.

Eles o adoraram e voltaram para Jerusalém cheios de alegria.


Oficina Criativa
Ver na galeria de imagens
Fonte:www.http://lh4.ggpht.com


Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         Allan Hart Jahsmann e Martim P. Simon  - Horinhas com Deus - Editora Sinodal
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geografica
·         Comentário Bíblico Beacon – Vol.6: Mateus a Lucas – Editora CPAD – Rio de Janeiro/2005


Colaboração para Portal Escola Dominical  – Profª. Jaciara da Silva

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário