sexta-feira, 22 de junho de 2012

LIÇÃO 13 - JESUS EXPULSA DO TEMPLO OS VENDEDORES

Texto Bíblico  Mateus 21.12,13
                          João 2.13-17
 Então Jesus entrou no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;
 e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores.
 Estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém.
 E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas ali sentados;
 e tendo feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas;
 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.


Objetivos após a aula seus alunos devem aprender sobre
                  a reverencia que devem ter na casa de Deus


 A Palavra é ...    Reverência
Segundo o dicionário a palavra reverência significa: Respeito profundo, acatamento, consideração. Veneração ou respeito às coisas sagradas.
Cumprimento respeitoso; saudação respeitosa, acompanhada de inclinação do tronco para a frente ou de flexão dos joelhos; vênia, mesura: fazer uma reverência.


Aprendendo a Bíblia
Vivemos na Idade da IRREVERÊNCIA. Nada é sagrado nestes dias. Religião, sexo, fé, família. Tudo pode ser zombado, satirizado e distorcido. Há uma urgente necessidade de resgatarmos o respeito e reverência para com Deus e Sua palavra.
“Há os que se dirigem ao grande, Todo-poderoso e santo Deus, que habita na luz inacessível, como se dirigissem a um igual, ou mesmo inferior... Tais devem lembrar-se de que se acham à vista dAquele a quem serafins adoram, perante quem os anjos velam o rosto.” EGW, Patriarcas e Profetas, pág. 252
A Reação de Isaías
“Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.” Isa. 6:5
O momento é de respeito diante do contraste da presença de um Deus santo. A visão da santidade de Deus proporcionou a Isaías uma idéia de sua própria pecaminosidade. Moisés ocultou seu rosto quando entrou na presença de Deus. (Êxodo 3:6)
O profeta Isaías reconheceu suas imperfeições de caráter, elas se tornaram mais evidentes, diante da contemplação de um Deus santo. Um outro exemplo da mesma reação que teve Isaías se encontra em Lucas 5: 8. “Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.” Pedro depois de contemplar o poder de Jesus dando-lhes uma pesca maravilhosa, a ponto de romperem-se as redes. Reconheceu estar diante do verdadeiro Filho de Deus.
( texto fonte: http://www.musicaeadoracao.com.br/artigos/adoracao/reverencia_ilson.htm)


A Reverência na Igreja

1. Como deve ser a chegada para um culto:
a) Procure chegar pelo menos 5 minutos antes do início do culto, trazendo alegremente a sua Bíblia e Hinário (Salmos 122:1 e 100:4);
b) Cumprimente quem estiver na chegada, mas entre logo e prepare-se em oração. (II Cron. 7:14)
c) Não entre no Templo no momento em que estiver sendo lida a Bíblia ou houver alguém orando. (Lev. 19:30b);
d) Sempre ocupando os primeiros bancos, deixando os últimos para os retardatários, escolha seu lugar, sente-se e não mude mais, deixando     sempre as extremidades dos bancos livres. (Ecles. 5:1)

2) Como você deve se portar durante o culto:
a) Não converse durante o culto, sob pretexto algum. (Hab. 2:20) Evite o máximo sair do templo, durante o culto. (Gen. 28:16-17)
b) Se você tiver filhos, ensine-o, preparando-o psicologicamente, sobre o dever de se comportar na Casa de Deus. (Prov. 22:6),
c) Não permita que ele passeie pelo Templo durante a realização dos trabalhos (Prov. 23:24-25);

3- Como você deve participar dos cultos:
a) Não leia revista, jornal ou outra literatura no templo, além de ser falta de respeito, isso é falta de ética. Não leia nem mesmo a Bíblia em textos     que não tenham sido referidos pelo Pregador. (Rom. 10:17);
b) Concentre-se e participe dos hinos e orações, lembre-se: os cultos metodistas são na sua maioria bem participativos. Louve a Deus com     fidelidade e energia adorando-o, como Ele requer. (João 4:24);
c) Se o Pastor ou o dirigente fizer apelo, ore incessantemente pelos visitantes. (Tiago 5:16);
d) Ore também pelo Pregador e pelos ouvintes para que a vontade de Deus seja exaltada. (Atos 4:31)
e) Ao orar em voz alta, faça-o de maneira que todos compreendam, e seja objetivo. (Mateus 6:7);
f) Ofereça a sua Bíblia e Hinário ao visitante, fazendo com que participe dos Cultos. (Ecles. 11:2)

4- Ao terminar o culto:
a) Procure retirar-se do templo em silêncio, para cumprimentar a todos alegremente em outros compartimentos da igreja. (Num. 6:24-26 e ITes 5:16);
b) Dispense especial atenção aos visitantes, convidando-os para outras vezes e aos trabalhos especiais. (Col. 4:4-5)
( texto fonte: http://matheusartltda.blogspot.com/2009/01/reverncia-na-igreja.html)

Historia Bíblica
No texto bíblico da lição de hoje, que se encontram no Evangelho de Mateus e S. João relata a passagem em que Jesus expulsa os cambistas ou vendedores do templo.
Alguns estudiosos intitulam essa passagem bíblica  como “Jesus purifica o templo”, isto se aplica não apenas em termos espirituais propriamente dito, mas o Senhor Jesus de fato limpou o templo, retirou de lá  os que faziam comercio na Casa de Deus.
e tendo feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas;
 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.
Quando os discípulos viram  essa  cena lembraram do que esta escrito nos Salmos:
Lembraram-se então os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.
Podemos entender isto não apenas que foi um cumprimento da palavra do Senhor, mas  entendermos o quanto Deus tem zelo pela reverencia em sua casa, naqueles dias  muitos apenas lucravam  dinheiro, a verdadeira adoração a Deus estava sendo deixada de lado.
Nos dias de hoje não é diferente, embora saibamos que a “Casa de Deus” ou O Templo somos nós, é certo que a igreja local aonde nos reunimos para servir a Deus deve ser um lugar ao qual  tem como principal objetivo adorar ao Deus, e não ser uma casa de negócios.

Portanto nesta lição é importante o professor levar o seu aluno a se conscientizar que precisa  ter reverencia na Casa de Deus, conforme as orientações de culto no texto acima.


Atividades: 
Imprima o desenho da galeria de imagens, abaixo e cole em outro papel grosso, recorte em vários pedaços e
Faça um pequeno quebra-cabeça.

Desenho fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/egidio/2009/11/page/12/


Colaboração paraPortal Escola Dominical – Prof.  Jair César S. Oliveira

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário