sexta-feira, 15 de junho de 2012

LIÇÃO 12 - VOCAÇÃO MISSIONÁRIA: QUAL É A SUA?

TEXTO BÍBLICO:  (Mt 28.18-20)

ENFOQUE BIBLICO:
“E disse-lhes; Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.” (Mc 16.15)

OBJETIVOS:
Explicaros princípios essenciais da chamada geral e especifica de modo que cada aluno identifique a sua vocação para missões.
Definiros tipos de missões e explicar o papel de cada uma.
Valorizaro trabalho das Agências Missionárias, mencionando a importância dos diversos tipos de treinamento que elas oferecem.

INTRODUÇÃO:
“Há trabalho pronto para ti, cristão; que demanda toda a tua devoção; vem alegremente, a Cristo obedecer, pois só tu ó crente, o poderás fazer!” (HC 93).


PRICIPIOS ESSENCIAIS DA CHAMADA GERAL
Quando nós aceitamos a Cristo não assumimos apenas o compromisso de louvá-lo e adorá-lo, mas também assumimos um compromisso de trabalhar para ele. Como somos membros de sua igreja na terra temos compromisso de sermos suas testemunhas como já estudamos em lições anteriores, ser o sal da terra e luz para este mundo que vive em podridão e escuridão.  Esta chamada é para todos os salvos, quando Jesus disse: “vinde a mim”, este convite esta direcionado a todos os que necessitam da salvação vem seguida de uma promessa “e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).

Em outra ocasião Jesus disse: “vinde após mim” (Mt 4.19), esta convocação esta relacionada ao discipulado, “e eu vos farei” reside nesta afirmativa o segredo de ganhar almas para o reino de Deus. Tanto a primeira chamada é universal a todos os pecadores, mas a segunda também é universal a todos os que aceitaram a primeira seguindo os passos de Cristo sendo o que ele é para o mundo, ser o que ele é para a humanidade. Na seqüência do convite para a salvação Jesus propõe o discipulado; “aprendei de mim” (Mt 11.29), rejeitar esse aprendizado é permanecer na ignorância espiritual, em Cristo reside os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Cl 2.3).
Para obter um bom aprendizado é preciso ser obediente e se esforçar para aprender, qualquer pessoa que entrar em uma escola com comportamento ruim nunca terá bons resultados nos testes aplicados pelo professor. Na escola de Jesus a obediência é prioridade “ficaí na cidade” (Lc 24.49), ir quando devia ficar é tão perigoso quanto ficar quando devia ir. O rei Davi ficou em Jerusalém (2Sm 11.1-4), tivesse ele morrido na guerra seria um herói ficou em casa e daí já ouvimos centenas de vezes dizer: “Davi pecou”, Aimaás foi quando devia ficar (2Sm 18.29). Quantos que sem convicção saem de suas origens sem mensagem e vão até para países de culturas diferentes e depois ficam lá chorando, deveriam ter ficado, outros no outono de suas vidas descobrem que deveriam ter ido. Por essa razão ouça essa voz e não se distancie dela “vinde após mim.”

A colação de grau na escola de Cristo é mencionada em Atos 1.8, “recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, ...”, é para todos, mas nem todos aceitam essa condição. A primeira vez apenas uns 120 irmãos se sujeitaram a aguardar e obedecer, ainda hoje essa escola tem sido rejeitado por muitos que saem sem direção do Espírito Santo e abrem igrejas ou se autodenominam pregadores itinerantes, missionários. Quando na verdade não sabem se era para ir ou para ficar. Observe que as chamadas são duas, mas são três ordens “aprendei de mim”, “ficai na cidade”, “ide por todo o mundo”, só se pode ir quando diplomado e enviado é importante lembrar que o ministério leigo como é chamado tem suma importância. Em Atos dos Apóstolos encontramos uma importante igreja fundada pelo ministério leigo, a igreja de Antioquia, esta era a mais importante do mundo gentílico. No entanto não foram os apóstolos que deram inicio a obra naquela cidade.


PRINCIPIOS ESSENCIAIS DA CHAMADA ESPECIFICA
Todos os crentes têm o dever de ser sal da terra, luz do mundo e testemunhas fiéis de Cristo, mas há alguns que são contemplados com uma chamada especifica. É muito bonito e honroso, mas não é para todos, alias há até recomendação bíblica para que ninguém tome para si essa honra sem ser chamado assim como foi Arão. A chamada especifica inclui primeiramente ser salvo, sem salvação não há como falar da salvação aos perdidos, obreiro chamado não deve apenas falar que é salvo ele precisa viver como salvo. Em segundo lugar ser santo, ou seja, viver em santificação de acordo com os padrões bíblicos separando-se de todo o tipo de mal e dedicando-se por completo a Deus e ao seu serviço, em terceiro lugar ser cheio de compaixão isto é compadecer-se dos que perecem, o obreiro chamado vocacionado precisa ter uma visão de almas, não apenas daquelas que lhes convém, mas visão de modo imparcial.

Ainda não se pode esquecer que os chamados têm uma grande incumbência, aparecerão muitos para que a obra seja impedida. Temos o exemplo de Neemias que foi importunado por Sambalate e Tobias para parar a obra por ele iniciada, Neemias foi firme “estou fazendo uma grande obra” (Ne 6.3). Não o importunaram apenas uma vez e desistiram, mas quatro vezes o atacaram, imagine caso Neemias fosse um homem sem convicção? Aimaás pediu para ir e ficou decepcionado por querer uma incumbência que não lhes cabia (2Sm 18.20), ainda foi lhe dito que outro dia ele teria a oportunidade, mas ele quis ir. Quando ele chegou ao destino tremeu, não tinha mensagem, ficou envergonhado teve que se desculpar, ele até mentiu dizendo ser o enviado de Joabe, na verdade Joabe não o enviou. Para que tanto constrangimento? Quantas vezes ouvimos irmãos tendo que se desculpar, quando na verdade não tem vocação para o serviço qual ele se candidatou. Mesmo tendo nome, sendo importante, isso não quer dizer que aquele importante trabalho que trará uma grande repercussão será feito a contento, Aimaás se enganou, o trabalho seria mais bem realizado por alguém sem nome, um etíope desconhecido.
O obreiro chamado de forma especifica, precisa ser de determinação a falta de determinação tem sido motivo de ruína para muitos. Ser salvo, ser santo, cheio de compaixão sem determinação não ajudara muito no exercício da função.  Bons crentes têm falhado por falta de estabelecer um alvo a ser alcançado, atirar em muitas obras ao mesmo tempo é sinal de derrota, Neemias reparou os muros, mas havia muitas coisas arruinadas em Jerusalém, mas a cada um Deus chamou para um determinado serviço. Quando há determinação o difícil torna-se fácil.
Abraão Lincoln um pobre lenhador disse: “vou me preparar, pois a minha oportunidade de servir há de chegar”. Anos depois foi eleito o presidente dos EUA, há alguns padrões bíblicos a ser seguido primeiramente à vontade, mas a vontade sem a chamada pode levar ao caminho de Coré e a chamada sem a vontade pode levar a tomar a decisão de Jonas. Deus em sua soberania pode chamar alguém em especifico e enviá-lo mesmo que não haja a vontade, já o contrario não podem acontecer todos os que entraram apenas com a vontade erraram. É importante lembrar que no caso de Arão primeiramente Deus revelou a Moisés enquanto Arão nem pensava, era ainda cativo a uma distância aproximada em trezentos quilômetros. Deus não consultou se Arão queria ou não cumprir a tarefa, Deus o escolheu, chamou e o enviou. Existe uma diferença entre o desejo e a necessidade de fazer a obra de Deus, o Apostolo Paulo disse que não havia de que se gloriar em pregar o evangelho, agora para o chamado em especifico existe uma obrigação, embora pudesse fazer de livre vontade, receberia galardão e se constrangido, deveria ser feito com a responsabilidade de despenseiro (1Co 9.16,17) .

A chamada em especifico a tribo de Levi para o sacerdote, não significava que todos os levitas eram sacerdotes. Para ser sacerdote o levita precisava preencher os requisitos do capitulo 21 de Levítico, havia varias exigências. O mesmo acontece hoje, para exercer o ministério de forma especifica precisa ser salvo, mas nem todo o salvo será chamado  para o exercício do ministério especifico.
 

OS VÁRIOS TIPOS DE MISSÕES IDENTIFICADAS EM SEU PAPEL
O primeiro compromisso do crente é para com Deus, todos devem adorá-lo e servi-lo de todo o coração (Jo 4.23-25; At 13.2). O segundo compromisso é com a igreja na qual ele é membro, exercendo seus dons para que a igreja seja edificada e haja manifestação de amor fraternal e que cause prazer em Cristo manifestando através dos dons (1Co 12.12-27; Ef 4.16). E em terceiro lugar o crente tem a magnífica tarefa de apresentar Cristo ao mundo (At 1.8).

Missões no aspecto jurídico– boa parte dos que fazem missões faz na base da emoção e do improviso, sem a razão e a organização. Os problemas enfrentados pelos missionários poderiam na maioria das vezes serem evitados caso todos os cuidados fossem tomados entre a preparação e o envio do mesmo. O aspecto jurídico é o que estabelece uma pessoa em um país ou estado, todo o tipo de trabalho deveria ser adotado antes de o obreiro sair de sua origem. A preocupação é enorme com o culto de despedida quando deveria ser com a fixação do obreiro no campo de trabalho, analisando com todo o cuidado as reais possibilidades de sucesso do missionário que será enviado. Em termos didáticos há algumas providencias a serem tomadas antes do envio de uma pessoa ao campo missionário.
a)      As exigências que o país faz para admitir um estrangeiro quanto a visto etc. É possível entrar naquele país como missionário cristão?
b)      Observar a moeda em vigor no país, quanto a valor, o que uma família precisa ganhar para manter-se, é possível remessar dinheiro para a localidade em que o missionário irá morar?
c)      Há escolas para os filhos dos missionários? Eles serão estrangeiros naquele país
d)      Qual a estratégia funcionara para evangelizar aquele país? Já existem igrejas, convenções no local objetivado? Caso haja deverão ser respeitadas, por mais acomodadas que sejam.
e)      Caso a missão seja abrir igrejas, quais as exigências legais?
Essas perguntas deverão ser feitas antes do envio do missionário.

Missões no aspecto cultural– o missionário que não respeitar as culturas existentes num país, estado ou cidades está sujeito ao fracasso (At 16.1-3). Cultura é um conjunto de valores seguido, respeitado e vivido por um grupo social. Todo crente que tem chamada missionária precisa ser transcultural, trabalhar em culturas diferentes com visão social de origem é muito difícil ter sucesso, o missionário deve pregar o evangelho e deixar que Espírito Santo se encarregue das mudanças caso seja necessário. Somente a cultura bíblica cristã, substituirá os valores culturais que contrariam a vontade de Deus.
Existem varias tradições antibiblicas quanto ao casamento, trajes, usos e costumes, vícios e o missionário não pode se envolver de inicio com estas questões a não ser pregar a palavra de Deus. Há países em que pratica a poligamia, outros no dia do casamento a noiva toma banho de leite para purificação, nas tribos existem a compra da mulher ou troca por animais ou objetos, sem contar o que fazem no dia da morte, uns festejam outros cometem absurdos. Quando é o homem que morre a mulher pode ser cremada junto, pode ser apedrejada até a morte e é nesse meio hostil muitas vezes que esta o missionário, que se não tiver preparo psicológico e trancultural ficará frustrado.

Missionário no aspecto ético– aqui é a ética bíblica e ministerial, em muitos casos existe um grande desrespeito tanto por parte de quem envia quanto de quem vai. É necessário que o missionário reconheça sempre que ele foi chamado por Deus, a igreja ou o ministério reconheceu esta chamada e todo e qualquer sucesso a gloria pertence a Deus e ao ministério que lhe enviou. Tenho visto as duas coisas acontecer à falta de reconhecimento da parte de quem enviou, quando o trabalho cresce é colocado alguém que nada tem a ver com missões e o iniciante daquela obra nunca mais sequer é lembrado. Assim como há também os que são enviados havendo sucesso, alguns abandonam suas igrejas de origens ficando com aquele trabalho como se fosse dele, esquecendo-se que no inicio uma igreja lhe deu o sustento para que ele ali chegasse.
A falta de ética de alguns missionários que aproveitam esse nome tão bonito e importante para pedirem ofertas em igrejas, parecendo mendigos.  Não vou dizer o nome e nem o lugar, mas faz alguns anos recebi em minha casa um missionário que dizia estar precisando de certa quantia de dinheiro e roupas, fui informar sobre ele descobri tratar-se de um mentiroso. Era de fato alguém enviado por uma igreja, mas estava aproveitando da situação.

Missionário e o aspecto Espiritual– não se ordena um obreiro apenas por gostar dele, ou por grau de parentesco e nem mesmo pelo seu intelecto, mas por uma chamada divina. Os fracassos que ouvimos falar são exatamente pela falta de observar tal aspecto, uns são enviados porque as igrejas não o toleram mais, então vamos nos livrar dele enviando-o para o campo missionário e ainda ouvimos dizer “lá ele vai ver”, outro tipo de enviado dependendo do local uma pessoa querida com a expressão “esse merece”. Primeiro a obra não é nossa é de Deus, e é ele quem sabe o perfil do obreiro e a chamada para que local seja, não cabe a nós decidir sobre isso a não ser orar e jejuar (At 13:1,2).
Missões podem ser feita em um bairro da cidade local, podemos sim considerar como missões urbanas, também no mesmo país o qual é chamado de missões nacionais. Ainda a transcultural, nem sempre precisa o missionário sair de sua cidade de origem ou do país


A IMPORTANCIA DAS AGENCIAS MISSIONÁRIAS
As agencias missionárias existem para dar treinamentos aos vocacionados tanto são enviados pelas igrejas, quanto também há alguns que as procuram a fim de se preparar esperando que a igreja os envie. As agencias mantêm vínculos direto com alguma igreja, convenções ou ministérios, outras são independentes, porem todas é sem fins lucrativos objetivando o crescimento do reino de Deus.

As agencias de modo geral mantêm  tipos diferenciados de treinamentos, algumas treinam seus alunos para enfrentar as dificuldades das periferias nas grandes metrópoles, por exemplo, também nos países de culturas diferentes, transculturando  o aluno dentro da própria agencia, existe treinamentos como se preparar para o fuso horário e a alimentação do país objetivado .
As agencias mais conhecidas são: KAIROS, AMÈM e PORTAS ABERTAS.


CONCLUSÃO.
Ao chamado e vocacionado para um ministério especifico, não fuja dessa realidade, procure se preparar, fazendo um bom curso de teologia, missões procure seu pastor e lhe informe de sua chamada.


OBRAS CONSULTADAS:
ROYER, Gary L. – Missiologia –  EETAD – 1990 - 2ª Edição
OLIVEIRA, Raimundo Ferreira de – EETAD – 1994 – 2ª Edição


Colaboração para Portal Escola Dominical - Pr Jair Rodrigues

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário