sexta-feira, 5 de setembro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 10 - A MAIOR HERANÇA QUE EXISTE (ADOLESCENTES)

,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “A Maior Herança que existe.”
- Conscientize seus alunos de que a nossa conduta pessoal demonstra se a nossa sabedoria é humilde ou demoníaca - Mostre a importância de rejeitarmos a possibilidade de nos utilizarmos da língua de modo ambíguo.
- Mostre que onde prevalecem a inveja e sentimento faccioso, prevalece também o mal.
- Analise as qualidades da verdadeira sabedoria.
É importante que você trabalhe cada tópico da lição tendo em conta o contexto em que o seu aluno(a) está inserido. Seguindo nossas dicas sua aula será baste produtiva.
Para a aula de hoje sugerimos a dinâmica “Encontrando o tesouro”

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Dinâmica: Minha herança
Objetivo:
Possibilitar uma reflexão sobre as melhores escolhas.

Material:
Figuras de bens materiais (carro, moto, casa, dinheiro, notebook, smartphone, etc) e fita adesiva.
Procedimento:
Chegue cedo e cole com a fita adesiva as figuras dos bens debaixo das cadeiras ou dos bancos dos alunos. Organize os alunos sentados em círculo ou em forma de auditório. A dinâmica começa com a leitura do texto bíblico sobre aquisição de bens materiais:
“Na verdade, todo o homem anda como uma sombra; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará. Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti” (SI 39-6). Depois da leitura do versículo, peça que os participantes procurem debaixo de suas cadeiras, ou dos bancos, visuais colados de materiais de várias categorias.
Uma vez que tiverem encontrado as figuras, cada um deve comentar o valor do bem para sua vida.
Pergunta-se:
- O que você faria se recebesse como herança de um parente um bem como esse?
- Quais as suas expectativas em relação a este bem?
- Você seria capaz de renunciar sua herança para ficar com Jesus?

Texto para reflexão: O paraíso tropical
Uma cidade no interior do estado era bem conhecida pela sua beleza natural e cultivo de flores. Muitos abandonaram suas casas nos grandes centros urbanos para se estabelecerem naquele paraíso tropical. O preço dos imóveis servia de impedimento para as pessoas mais humildes. A única terra desprezada ficava perto de um pântano, que fora adquirida pelo um velho senhor, mas a má aparência daquela região fazia com que os moradores da cidade olhassem para as terras com desdém.
Depois da morte, o velho senhor deixou como herança aquela terra desprezível para o seu filho, que decidiu se estabelecer ali com sua família. Sua atitude foi bastante criticada pelos moradores e parentes. Porém, um dia resolveu investigar aquela terra unida e escura. Começou a notar que a lama era um pouco gordurosa. Ele tirou amostras do terreno e mandou para um laboratório de pesquisas. Depois de meses, recebeu o resultado, tratava-se de um valioso óleo combustível. Ele reconheceu que estava diante de uma preciosidade, sua alegria foi imensa, pois se tratava de uma terra valiosíssima.
Com o passar do tempo seu segredo foi revelado para uma grande companhia que começou a explorar as suas terras. Isso causou espanto em todos os moradores, era tarde demais para todos. Aquela terra era dele. Desde então, ele se tornou um homem muito rico.
Respondendo francamente:
- O que você faria se recebesse uma grande herança?
- Você seria capaz de renunciar grandes coisas por amor a Cristo?
- Qual a maior herança que seus familiares irá deixar para você?

- Para você, o que tem mais valor os bens terrenos ou os bens eternos?

Adaptado por Escriba Digital
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/09/dinamica-da-licao-10-maior-heranca-que.html#ixzz3CSxCMBOF

0 comentários:

Postar um comentário