sexta-feira, 12 de setembro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 11 - MEU DEUS E EU (PRÉ-ADOLESCENTES)

,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “Meu Deus e eu.”
- Incentive seu aluno a valorizar a importância de ter um compromisso com Deus, bem como reafirmar o seu amor pelo Senhor
Para a aula de hoje sugerimos a dinâmica “Meu compromisso em fazer a vontade de Deus”
É importante que você trabalhe cada tópico da lição tendo em conta o contexto em que o seu aluno(a) está inserido. Seguindo nossas dicas sua aula será baste produtiva.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Dinâmica: Meu compromisso em fazer a vontade de Deus
Objetivo:
Levar os alunos a assumir uma postura de compromisso de amor a Deus e a Sua Palavra.
Material:
Texto: O gatinho

Procedimento:
Distribua o texto para os alunos e peça que leiam em silêncio a primeira vez, apenas com os olhos, deixando as palavras penetrarem nas suas mentes. Depois peça que leiam novamente, mas buscando o significado que está por trás da história, a mensagem que ela deseja passar.
Depois disso, ainda em silêncio, cada um deve escrever a mensagem que encontrou e também um ensinamento ou frase de Jesus, que seja adequada a essa mensagem.
Em seguida, todos devem partilhar o que entenderam do texto, a mensagem que encontraram e o que Jesus fala sobre essa mensagem.
Para concluir o debate de ideias, o aluno deve fazer um paralelo entre a história, o compromisso com o Reino de Deus e as consequências desse compromisso.
Abaixo está o link da história intitulada “O Gatinho” ; Basta clicar em cima:

Texto: “O Gatinho” (CLIQUE AQUI)

Reflexão: Sobre o texto "O Gatinho
O gato gordo representa muitos cristãos que estão satisfeitos com a vida que levam, às vezes tentam assumir um compromisso com Deus, mas desistem, pois estão fartos das coisas do mundo. Seu prazer com o mundo tornou-se tão profundo que não tem motivação para continuar seu propósito com Deus e de prosseguir até o fim, e até acham que assumir um compromisso com Deus não é coisa para alguém que está entrando na adolescência. E muitas vezes até incentivam outros a pararem. Ele(a) prefere viver na mediocridade de uma fé sem raízes, que só as faz "engordar" com coisas que são supérfluas na vivência da fé verdadeira, madura e comprometida.
Porém, há na história um outro gato que não dá a menor atenção para o gato gordo e se lança naquela missão quase impossível. Ele é franzino, humilde, um gatinho pequeno e raquítico, ninguém dá nada por ele. No entanto, sem fazer alarde, mas colocando todo o seu empenho, ele vai em frente na busca de vencer o desafio, superando todos os obstáculos que surgem em sua meta. E finalmente ele alcança o seu prêmio e pode se fartar com o leite, deixando todos boquiabertos e indagando como ele conseguiu fazer aquilo. A resposta é bem simples: ele estava faminto e era surdo.
Assim são as pessoas, que não se acomodam, tem fome e sede de Deus, por isso estão sempre lutando para fazer a vontade do Senhor, para vencer os desafios que se apresentam em sua frente, elas buscam incessantemente o contato com sua Palavra e se esforçam por colocá-la em suas vidas e em tudo o que fazem. Não se incham de orgulho, não se estufam de vaidade. Sabem que não são melhores que ninguém, apenas seguem em frente, surdos aos apelos do mundo que rejeita a presença de Deus. Só ouvem a voz do Senhor que lhes promete leite e mel por toda a eternidade.

A mensagem dessa história aponta os sinais de como podemos assumir um compromisso de amor com o nosso Deus:

·         Deixar de lado o comodismo e a preguiça e o nosso apego ao mundo, que nos faz viver uma fé superficial, nos tornando inaptos para alcançar o Reino;
·         Cultivar a fome e sede de Deus, que nos dá forças para vencermos todos os desafios;

·         Ficar surdo aos apelos do mundo e da sociedade individualista e reacionária que não tem fé ou que a tem tão superficial que impede a transformação necessária para assumir um compromisso sério com Reino de Deus.


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/09/dinamica-da-licao-11-meu-deus-e-eu-pre.html#ixzz3D8H70qXO

0 comentários:

Postar um comentário