sexta-feira, 5 de setembro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 10 - O PERIGO DA BUSCA PELA AUTORREALIZAÇÃO HUMANA (JOVENS E ADULTOS)

,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “O Perigo da Busca Pela Autorrealização Humana.”
- Introduza a aula analisando de forma participativa qual é a origem dos conflitos e discórdias na vida do crente, da igreja e do mundo em geral. Para isso apresente aos alunos reportagens e pesquisas que você pode fazer durante a semana, e que mostra as consequências dos conflitos entre: marido e mulher; pais e filhos; vizinhos; colegas de trabalhos; países, etc. É interessante que você leia as reportagens, a fim de destacar os motivos que ocasionaram tais conflitos. E pergunte: Como poderão esses conflitos ser evitados? Ouça atentamente cada resposta e discutam sobre o assunto.
Mostrar que o crente não pode flertar com o sistema do mundo.
Compreender que a autorealização não pode vir em primeiro lugar em nossas vidas.
É importante que você trabalhe cada tópico da lição tendo em conta o contexto em que o seu aluno(a) está inserido. Seguindo nossas dicas sua aula será baste produtiva.
Para a aula de hoje sugerimos a dinâmica “Enchendo meu coração”

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Dinâmica: Enchendo meu coração
Material:


Bexigas em forma de coração, ou bexigas vermelhos conforme o número de participantes.
Objetivo:
Refletir com os alunos sobre o que deve encher nossos corações.
Procedimento:
Distribua para cada pessoa presente uma bexiga, diga que esta bexiga deve ser cheia, que todos devem soprar até encher, mas cuidado para não estourar e, depois de cheio, não devem amarrar a bexiga. Quando todos tiverem enchido a bexiga comece a aplicação da dinâmica.  Tenha sempre outros de reserva.

Aplicação da Dinâmica:
Fale que o coração é o órgão mais importante do corpo humano; que representa a parte mais importante da vida de uma pessoa. Explique que as pessoas buscam tantas coisas para preencher seus corações: sentimentos ruins, prazeres, posições, trabalho, etc. Mas que tudo não preenche, na verdade, que estas coisas, à medida que o tempo passa, vão se esvaindo de nossas vidas (à medida que o professor vai falando ele deve ir deixando vagarosamente o balão esvaziando).
Você deve dizer que o mundo sugere tanta coisa, mas muitas vezes nosso coração está vazio por causa da ausência de Deus, a ausência de Deus em nossos corações é por que queremos preenchê-lo com coisas erradas. Só Jesus Cristo pode preencher verdadeiramente cada coração, e Ele quer preencher seu coração de verdade para que nunca mais se esvazie (nessa hora você sopra o balão novamente até ficar cheio e amarrar a boca).
É importante dizer que para o balão ficar cheio, algo teve que sair de dentro de você, assim é com o seu coração: pra ele ser verdadeiramente cheio, você precisa deixar sair de dentro tudo aquilo que tem ocupado o primeiro lugar em nossas vidas e que são contrários a vontade de Deus. É preciso entregar nas mãos de Deus seu coração para que Ele faça o que é melhor para Ti, uma vez que recebemos Jesus, começamos uma nova vida, e são necessárias novas atitudes e novos sentimentos.
Para que sejamos como Deus manda, e possamos estar em santidade, é necessário santificarmos nossos corações, deixando-os assim, vazios de tudo que desagrada a Deus, é muito bom adorar a Deus de todo o coração, ou seja, com as atitudes que tomamos e com a nossa vida diária.

Para finalizar
Como finalização da dinâmica, distribua um papel em forma de coração e peça que cada aluno escreva no papel aquilo que vai determinar como prioridade em seu coração. (Caso exista algum aluno que não saiba ler nem escrever peça para que ele mentalize tudo de novo que deve ocupar o seu coração). Encerre com uma oração com toda sala.


Adptada por Escriba Digital

Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/09/dinamica-da-licao-10-o-perigo-da-busca.html#ixzz3CT4h4Y17

0 comentários:

Postar um comentário