sábado, 15 de novembro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 07 - A INFLUÊNCIA ESCRAVIZADORA DA SUPERSTIÇÃO (JUVENIS)



,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:

1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, iniciem o estudo da lição 07: “A influência escravizadora da superstição.”
- Desperte seus alunos levando-os a serem mais críticos em relação às criticas religiosas ditas espirituais que surgem em nossos dias.
- mostre aos alunos que o crivo deles deve ser sempre a Palavra de Deus.
- Apresente os perigos da superstição religiosa e como a Bíblia a condena.
7– Para o desenvolvimento desta lição sugerimos a dinâmica “Sexta-Feira 13”.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Dinâmica: Sexta-Feira 13
Objetivo:


Introduzir o tema da aula sobre superstição.
Material:
Objetos que são utilizados como superstição, como: sal grosso, pé de coelho, figa, fitinhas etc.
Tipos de superstição digitadas e recortadas (vejam exemplos no procedimento)
Procedimento:
- Organizem os alunos círculo.
- Apresentem para os alunos alguns objetos que são utilizados como superstição, como: sal grosso, pé de coelho, fica, fitinhas etc.
- Perguntem: A que estes objetos nos remetem?
Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem em crendice popular, superstição.
- Procurem, logo em seguida, conhecer o que os alunos sabem sobre o termo “superstição”.
- Depois, entreguem para cada aluno um tipo de superstição.
Vejam estes exemplos:
Passar por baixo de escada dá azar
Passar por gato preto dá azar
Sapato emborcado chama a morte
Mão esquerda coçando sinal que vem dinheiro
Quebrar espelho traz atraso para quem quebrou
O mês de agosto não é bom para realizar algo
Entrar com o pé direito para dar sorte
Colocar a bolsa no chão faz a pessoa perder dinheiro
Sexta-feira 13 traz má sorte
Usar sal grosso para se proteger
Bater 03 vezes numa madeira para evitar que algo ruim aconteça
- Cada aluno deverá ler a superstição.
- Depois, peçam para que eles apontem outros exemplos de superstições. Escrevam cada um deles no quadro.
- Depois, reflitam em que consiste a crença das pessoas que acreditam nestas superstições e que muita gente é dominada por elas.
- Agora, perguntem: E na igreja há superstição?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: Vamos estudar sobre as superstições que estão sendo introduzidas na Igreja. Então, falem sobre o conteúdo da lição.

Fonte: Blog Atitude de Aprendiz


Autora: Sulamita Macedo.


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/11/dinamica-da-licao-07-influencia.html#ixzz3JB7awPXO

0 comentários:

Postar um comentário