sexta-feira, 28 de novembro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 09 - A FILOSOFIA BUDISTA (JUVENIS)

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Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:

1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, iniciem o estudo da lição 09: “A filosofia budista.”
7– Para o desenvolvimento desta lição apresentamos a dinâmica “Meditação”.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

– Para trabalhar o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A Filosofia budista.
- Escrevam no quadro a palavra “Budismo”. E em seguida, perguntem o que os alunos sabem sobre o Budismo.
Escrevam todas as respostas no quadro.

- Posteriormente, acrescentem outras informações, como:
O que é o Budismo
Local de fundação
Quem é Buda
Princípios básicos do Budismo
Carma
Reencarnação
Entendimento sobre Deus, Jesus, Salvação e Bíblia
- Enfatizem que esta filosofia tem se propagado no ocidente de diversas formas e recentemente foi veiculada uma novela intitulada “Jóia Rara” que apresentava personagens praticantes do Budismo, além de filmes como Kung Fu, Karatê Kid. Também se observa a estátua de Buda utilizada em estabelecimentos comerciais para dá sorte.
- Depois, apresentem o que a Bíblia afirma sobre os princípios básicos do Budismo.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Meditação”.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Dinâmica: Meditação

Objetivo: Refletir sobre a leitura e meditação na Palavra de Deus.
Material:
03 cartolinas
03 pincéis atômicos
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Estudamos sobre a meditação budista, que tem como objetivo a busca do eu interior.
- Falem: Agora, vamos pensar sobre:
Por que devemos ler e meditar na Palavra de Deus?
De que forma podemos ler a Bíblia?
Quando devemos ler a Bíblia?
- Então, dividam a turma em 03 grupos. Entreguem, para cada grupo, 01 das perguntas acima citadas. Orientem para que respondam.
Escrevam as perguntas, 01 em cada cartolina, antes da aula começar.
- Depois, recolham as cartolinas com as perguntas e distribuam novamente para os grupos, só que desta vez cada grupo receberá uma pergunta diferente da anterior. Eles devem ler o que o primeiro grupo respondeu e acrescentar algo. Repitam a operação para que seja respondida a última pergunta por cada grupo.
- Em seguida, fixem as cartolinas no quadro e peçam para cada grupo apresentar as respostas de 01 pergunta.
Reflitam sobre as respostas e enfatizem a importância da leitura e meditação da Palavra de Deus para a vida moral e espiritual do cristão.
Para concluir, orientem os alunos para a leitura bíblica.
Observação: Aproveitem este tema estudado para utilizar as redes sociais para publicar versículos bíblicos para que os alunos leiam e compartilhem com os colegas.
- Leiam: “Bem-aventurado o varão que... tem seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite”(Sl 1. 1a e 2).

Fonte: Blog Atitude de Aprendiz

Por Sulamita Macedo.


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/11/dinamica-da-licao-9-filosofia-budista.html#ixzz3KO4toRY7

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