sábado, 1 de novembro de 2014

LIÇÃO 05 - OS ENGODOS DA UFOLOGIA



TEXTO BÍBLICO

        2 Timóteo 4.1-5

     ENFOQUE BÍBLICO
       “E não quero que sejais  participantes com os demônios” (1 Coríntios 10.20).

      OBJETIVOS

      Mostrar que a Ufologia é uma falsa ciência e não tem base bíblica.
       Esclarecer os perigos de quem se envolve com a Ufologia.
       Identificar as principais características dos ufologistas.

     Sugestão

  Perguntar aos alunos que desenhos, filmes, nivelas que fazem referências a outros planetas, alienígenas, discos voadores. O que pensam a respeito?

     Introdução
   Iremos estudar  as contradições da Ufologia.

   Abordando o Tema

Quem já ouviu falar: Ets (Extraterrestres), alienígenas? Mensagens vindas de outros planetas? Seres de outros planetas tentando comunicar-se com a Terra. Naves de outras galáxias pilotadas por estranhos seres?  Na década de 30, o programa de rádio Invasão dos Marcianos provocou grande pânico e confusão.

Tais crenças também são conseqüência da teoria da Evolução. Se tudo foi criado, como alegam, de forma  aleatória, não existe necessidade do criador. Também essas forças aleatórias poderiam atuar em outros planetas.

As declarações: “Não estamos sozinhos no Universo”, querendo indicar a existência de alienígenas.

O curioso é que o homem tem outro a seu lado e procura comunicar-se com “seres” de outros planetas.  Além disso, consideram que tais  extraterrestres são possuidores de uma inteligência superior. Uns demonstram terror diante da possibilidade de nosso planeta poder ser invadido ....

Outros desejam contatá-los  e que tais seres orientem, mandem na Terra. É incrível como essa “onda” pretende que os homens se desviem de ser guiados pelo Deus vivo. Não querem obedecer a Deus, preferem “obedecer” a extraterrestres.

Muitos enviam sinais de rádio para tentar “ouvir” qualquer mensagem  e que tais seres poderão contribuir para o progresso da humanidade. Que ilusão diabólica!

§  Antes de Deus criar os seres vivis narrados em Gênesis 1, não há referências a outros seres além de anjos bons e maus

O livro de Gênesis retrata a Criação. Deus criou o mundo. Já havia os anjos que se regozijaram, quando Deus criou este mundo. Eles, vendo a perfeição das obras de Deus, Glorificaram-nO cantará, alegraram-se profundamente:  “Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento.”; “Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?” (Jó 38.4,7).

Em relação à vida em outros planetas, podemos destacar: “Porque assim diz o Senhor que criou os céus, o único Deus, que formou  a terra, que a estabeleceu ; que não a fez para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor e não há outro”  (Is 45.18 -ARA). A Terra é o único planeta qur Deus criou, para que o homem possa morar e ter vida. Deus dotou a terra de todas as condições necessárias, a fim de que o homem possa viver.

Até a função do satélite natural, a Lua , Deus estabeleceu: “A lua e as estrelas para presidirem a noite; porque a sua benignidade é para sempre”  (Sl 136.9).

Deus criou o homem à Sua semelhança: “E criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gn 1.27). Os chamados “ETs”, porventura têm porventura algum indício do Criador? De onde vêm  os desenhos, a imagem que se fazem desses “seres”?

O homem foi criado dotado de inteligência, responsabilidade e livre-aebítrio.

Além disso, a Bíblia informa sobre o homem: “E de um só fez toda a geração dos homens para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites de sua habitação” (At 17.26).  Não existem outra raça, senão a humana,  não existem seres que possam originar-se de outra forma: de um só homem fez a geração humana.

Quanto à possibilidade de outros seres, veremos abaixo.

§   Se houvesse mesmo Ets, a Salvação de Cristo também deveria alcançá-los

O Filho de Deus veio a este mundo. Jesus veio aqui, viveu entre homens para levar o homem a Deus. Viveu de forma pública, não isolado como um guru. Ele morrer ente os homens neste mundo, ressuscitou para salvá-los.

Se houvesse seres em outros planetas, eles teriam de ser incluídos na obra de salvação.

A Bíblia é a revelação de Deus ao homem. Deus descreveu o homem, animais, plantas, minerais. Mencionou os anjos bons e aqueles que se revoltaram contra Deus. Aponta Satanás, o agente da tentação. Se existissem outros  seres, a Bíblia os mencionaria . Por quê? Porque Deus Se revela por meio da Criação ao homem. A Criação dignifica Deus: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas” (Ap 4.11).

Se existissem outros seres (ETS), seriam mencionados; seriam para expressar a glória de Deus. No próximo tópico, poderemos analisar a procedência de tais seres.

§  Muitas pessoas que dizem ter tido contato com alienígenas na verdade tiveram contato com demônios

A Ufologia tem um estreito relacionamento com o ocultismo. A humanidade está tão envolvida com esses fatos, convencida por filmes, que a sua mente está aberta para presenciar fatos, para aceitar mensagens ocultistas. Entretanto, não percebem o caráter destas, uma vez que são seres extraterrestres que trazem mensagens e isso para elas representa um avanço, uma possibilidade de ter contato com uma civilização superior.

OBS: “Nos dias 16 e 17 de agosto de 1987, reuniram-se milhares de pessoas para sincronizar o globo terrestre com o resto da galáxia, em locais  considerados sagrados: canhão Chaco no Novo México, Mont Shasta na Califórnia, Machu Pichu no Peru, Grandes Pirâmides no Egito, Central Park West em Manhattam, Templo de Delfos na Grécia, Cratera Halea nas Ilhas Mauí, Stonehenge na Grã Bretanha. Foi prometido o aparecimento de discos voadores, o que não ocorreu” (Tácito da Gama LEITE Filho. A Sedução do Novo Ocultismo, pág.41, Edit. Exodus).

Algumas vezes, tais seres se comportam de modo bondoso, outras vezes demonstram a sua real origem. Fernando Costa, ex-oficial da FAB, piloto, escritor, compositor, pai-de-santo Atuava no Rio de Janeiro. Afirmou que  teve contatos diversos com discos voadores e seus tripulantes. Certa vez, conforme seu testemunho, foi levado por uma pessoa que, mais tarde, verificou ser um extraterrestre. Foi levado para o Rio Grande do Sul, zona rural. Declarou que viu diante dele um disco voador e um seu tripulante. Obteve a informação que aquele ser era seu senhor, seu guia índio que o acompanhava nas suas práticas de umbanda.
.
George King relatou que sua mãe foi seqüestrada por discos voadores e levada diante de Jesus. Jesus estava numa nave especial e conforme relato da senhora King, ela o conhecera numa reencarnação anterior. Que absurdo!

Uma vidente americana afirmou que mantém contato com extraterrestres  e que eles podem materializar-se e desmaterializar-se, porém são reencarnasses de pessoas de pessoas que viveram em outra época em nosso planeta. Quem está interessado em divulgar ensinos as reencarnação? A Bíblia fala sobre “espíritos enganadores”: “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios”  (2 Tm 4.1).

Para encerrar as considerações dessa parte, analisemos o esclarecedor  testemunho de Jorge Eduardo Fernandes que a revista Vinde publicou em outubro de 1996. Também é um testemunho vibrante do poder de Deus:

     “Na juventude, Eduardo era apaixonado por ufologia e fundou com os colegas o Grupo de Observação de Fenômenos paranormais. Chegava a subir montanhas em busca de ETs. De família espírita, converteu-se aos 18 anos na Assembléia de Deus de Marechal Hermes, no Rio, mas ainda estava confuso com os fenômenos ufológicos. ‘Eu ainda não sabia o que era de Deus ou não’, conta”.
        “Três meses depois de aceitar o Evangelho, Eduardo participou de um contato imediato do qual nunca mais se esqueceu. ‘Foi em janeiro de 1978. O encontro já estava marcado havia bastante tempo, e meus companheiros me convenceram a participar. P local era um monte nos arredores de Petrópolis  (RJ), e estavam presentes 24 pessoas’. Ao chegar ao local, ele viu uma coisa espantosa. ‘Havia um homem bem alto no meio da roda, vestido com uma espécie de macacão e um sol desenhado no peito. Seus cabelos eram amarelos’, recorda. A criatura falou em resgatar a humanidade, no ‘cristo cósmico’ e no ‘altíssimo’ durante quase três horas. ‘Depois surgiu outro ser mais alto ainda que começou a tocar as pessoas. Quando chegou a minha vez, eu tive um rompante e gritei: ‘Espírito imundo, te repreendo em nome de Jesus!’ Neste instante o ser começou a gargalhar, mas quando Eduardo  repetiu a ordem ele caiu gritando palavrões. ‘Eu desci daquele monte orando. Desde então, não tive mias dúvidas acerca da natureza dessas entidades que se fazem passar por extraterrenos. Eles fazem parte de principados e potestades malignas. Creio que se seres de outros planetas de fato, existissem, Deus teria nos revelado isso’ conclui” (Marco ANDRÉ, citando a revista Vinde em Laços da Nova Era, pág.115-16, Edit. Betânia).

As contradições da Ufologia

Em primeiro lugar, devemos destacar a histeria coletiva. Muitas pessoas vêem qualquer luz e já declaram ser de um objeto voador. Às vezes confundem-se com a luz de astros, como a do planeta Vênus, o mais brilhante. Quanto a tais objetos: fotos, testemunhas, podemos saber que  a única certeza que temos é que eles não foram identificados.

OBS:  “Por exemplo em 1967, astrônomos foram surpreendidos ao descobrir pulsos de rádio vindos do espaço. ‘Nosso primeiro pensamento era que fosse outra raça inteligente tentando se comunicar conosco’. Eles chamaram os sinais de “LGM” (Little Green Men – em português: Pequenos Homens Verdes). Todavia, análises posteriores mostraram que os pulsos formavam o tipo errado de padrão para uma linguagem. Ao invés de uma nova forma de vida, o que descobriram foi um pulsar, estrela giratória que imita um sinal de rádio” (Charles Colson & Nancy PEARCEY. E Agora como Viveremos?, pág. 103, CPAD).

O conhecido astrônomo Carlos Sagan (já mencionado em lições anteriores)  assim declarou: “Não tenho nada a discutir com  os que asseveram haver visto objetos voadores não identificados. E só quando se quer identificar os tais objetos que eu tenho as minhas reservas. Enquanto existirem pessoas crédulas e confiáveis, e enquanto os seus desejos determinarem a s suas  crenças, continuará a haver campo para mitos e prevaricações com roupagem científica”.  (Revista Novas de Alegria, abril de 1980, pág 10 Ele fez esta declaração, apesar de ter procurado, pesquisado vidas em outros planetas não ter  obtido nenhuma resposta.

Ruth Norman, fundadora da Unarius (Unarius Academy of Science) afirmava que tinha contatado com 32 outros “mundos” da nossa galáxia.  Pronunciou uma profecia relativa ao ano 2001, que, evidentemente, não se cumpriu. Ela dizia que no citado ano, o Planeta Terra tornar-se-ia o trigésimo membro da Confederação Interplanetária. O que ocorreria, segundo sua profecia? Ela mencionava que 33 espaçonaves de outros planetas chegariam à terra, haveria música e 33 pombas voariam para os céus, “simbolizando a paz e o amor”. (David JEREMIAH e C.C. CARLSON. Invasão de deuses estranhos, pág. 59). Hoje, sabemos que suas predições não ocorreram. Os cristãos que vigiaram, sabiam que tal fato não sucederia. Mas quantos caíram no engodo!

O fato de acreditar na possibilidade de “comunicação” com seres de outros palnetas atinge proporções alarmantes, haja vista o que sucede a radiotelescópio da Ucrânia.  O instrumento citado da Agência Nacional espacial da Ucrânia normalmente é usado para monitorar asteróides. Agora, foi empregado para outra missão: enviou rm 09 de outubro de 2008, 501 mensagens entre fotos, desenhos e mensagens de texto para um planeta a 20 anos na esperança de contatar com alienígenas.  O planeta Gliese  581C foi o escolhido para o envio de mensagens, porque os cientistas acreditam que ele possui condições de vida.

O sítio (Site) Bebo convidou 12 milhões de usuários para enviar mensagens para extraterrestres sobre diversos temas: meio-ambiente, política, paz mundial e relações familiares. De acordo com o comandante da missão, Madgett , os textos foram enviados às 9 horas da manhã, horário local. O comandante afirmou que a mensagem “passou da Lua em 1,7 segundos, Marte em quatro minutos e deixará o Sistema Solar antes do café da manhã de amanhã” (10/10/2008). (http://www.bbc. co.uk – acesso em 29/10/08).

Os organizadores do envio de tais mensagens crêem  que as mensagens chegarão no Planeta Gliese 581C no início de 2029. Seth Shostak, astrônomo de um instituto da Califórnia, pesquisador de vida inteligente em outros palnetas,  acredita que não é importante se os alienígenas, conseguirão entender a mensagem: “O objetivo pode simplesmente ser: Bem, nós estamos aqui, nós somos espertos o suficiente para construir um transmissor de rádio. Então, se alguém está lá fora e receber nosso sinal, eles pelo menos sabem que, na direção do sistema estelar, deve haver um planeta com algumas coisas bem engenhosas nele”  (http: //www.bbc.co.uk).

Agora, vamos fazer uma pequena análise. Em primeiro lugar, o ser humano não se preocupa com o seu próximo, que está diante de seus olhos, não se comunica com ele, e vive à procura de contatar seres de outros planetas. Em segundo lugar, o citado cientista procura vida inteligente em outros planetas. Todavia, o que se vê é o cientista quer demonstrar que as criaturas da terra são mais inteligentes “Espertos” mais que esses prováveis seres. Em terceiro lugar, para que enviar mensagens, se menciona que “Provavelmente não conseguirão entender a mensagem?”. Quanto tempo perdido!

Espalhemos a mensagem do Evangelho até aos confins da Terra: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”  (At 1.8).

§  As visões do livro de Ezequiel não se referem a ETs

Erich Von DaniKen, autor do livro, que, em Português ficou com o título: “Eram os deuses astronautas?”. (1968), relata visitas de aeronaves extraterrestres. Para o citado autor, a visão de Ezequiel, principalmente a do capítulo 1; assim seria de extraterrestres!

Segundo o autor, os extraterrestres estavam orientando os acontecimentos mundiais. Visto que Nabucodonosor era o rei de um império de alcance mundial, os tais seres deveriam apresentar-se ao rei da Babilônia, não ao profeta Jeremias. Só que vemos, na Bíblia, quem estava no comando era Deus que permitiu que Israel fosse levado ao exílio devido à desobediência.

Quanto à identificação com extraterrestres, é querer colocar na Bíblia idéias de homens que não conhecem a Deus. O texto menina quatro seres viventes , que o profeta Ezequiel declarou que eram querubins: “São estes os animais (ou seres viventes) que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar, e fiquei sabendo que eram querubins”  (Ez 10.20).

Satanás, antes da sua queda, fora um querubim (Ez 28.14).

Todo o ambiente de Ez 1, era da glória do Senhor (Ez 1.28). Após a visão, Ezequiel é chamado para profeta (Ez cap.2).

Embora os que acreditam em outros seres, não creiam na Bíblia, desejam utilizar a Palavra de Deus para que dêem crédito às suas heresias.

A extensão do engodo


Muitos acreditarão em mentiras. Uma crença a ser destacada é o do “seqüestro sobrenatural” no limiar da Nova Era. Assim, tentarão justificar o arrebatamento, como se tivesse sido previsto por eles, não pela Bíblia. As pessoas menos “evoluídas serão arrebatadas nos ares por um disco voador; em outro lugar, prosseguirão, sua evolução.

OBS:  A crença da Nova Era no seqüestro sobrenatural  “revela  que o próprio diabo foi obrigado a reconhecer a realidade do arrebatamento da Igreja de Jesus Cristo. Ele objetiva, então, levar sua mentira até o fim. Caso contrário, ao presenciarem o arrebatamento, muitas pessoas creriam nas palavras pregadas pelos cristãos e Satanás seria desmascarado” (Marco ANDRÉ. Laços da Nova Era, pág. 121).


CONCLUSÃO
Devemos ter muito cuidado com tais manifestações nos últimos dias.
O cristão sabe que existem forças demoníacas atuando para que Deus não seja adorado, não seja o nosso Guia.
Enquanto outros tentam enviar mensagens a outras galáxias, não sejamos ociosos: Levemos a mensagem do Evangelho a todos os povos.
Louvemos a Deus  e busquemos o Seu poder para enfrentar as densas trevas: “Meu Senhor, Tu és meu guia,/Dá-me força, vida e luz; /Plena paz e alegria,/ Me concede, ó meu Jesus!/P’ra fazer a Tua vontade,/Quero de Ti mais poder;/Dá-me a Tua santidade,/Quero só p´ra Ti viver” (2a estrofe e estribilho do hino 339 da Harpa Cristã).

Colaboração para o Portal EscolaDominical: Profª. Ana Maria Gomes de Abreu (In Memorian).
Fonte:PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário