sexta-feira, 28 de novembro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 09 - O FIM ESTÁ PERTO! (ADOLESCENTES)

,

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:

1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Falem: Hoje vamos estudar a 9ª. carta de um conjunto de 13 epístolas escritas pelo apóstolo Paulo.  O estudo será sobre a segunda carta de Paulo aos irmãos da igreja em Tessalônica.
- Continuem falando: Esta lição vai tratar sobre o período da Grande Tribulação. A igreja neste período não estará na Terra, pois nesse tempo já houve o Arrebatamento. Estejamos preparados para o encontro com Cristo.
- Então, perguntem: O que vocês conhecem sobre a Grande Tribulação? Aguardem as respostas e depois escrevam numa cartolina ou quadro as respostas dos alunos e reservem este material.
- Depois, coloquem no quadro os seguintes nomes dos personagens que aparecerão neste período:
DRAGÃO: O Diabo, A Serpente
A BESTA: O Anticristo, O Perverso, O Homem do Pecado
A SEGUNDA BESTA: Falso Profeta
- Agora, trabalhem as características e funções de cada personagem neste período de 07 anos da Grande Tribulação, como também sua atuação hoje no mundo.
Nesta explicação, vocês devem falar sobre o Dia do Senhor, apostasia, a Falsa Trindade Satânica, A Misteriosa Maldade, a Revolta e como terminará este período, quando Jesus descer e derrotar seus inimigos.
- Depois, perguntem: E agora, o que vocês sabem sobre a Grande Tribulação?
Para tanto, apresentem as respostas do início da aula e acrescentem o que os alunos vão falar.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “A Máscara”, que proporcionará a refletir sobre a forma de manifestação do Anticristo.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Dinâmica: A Máscara

Objetivo:
Refletir sobre a forma de manifestação do Anticristo.
Material:
01 máscara
03 alunos
Procedimento:
1 - Antes do início da aula:
- Escolham 03 alunos ou outros que voluntariamente participem da atividade.
- Falem para o aluno 01 que deverá falar para a turma características pessoais(não físicas) e do que gosta de fazer, do que já fez, do que pretende realizar,  relatar acontecimentos ocorridos com ela. Este relato deverá ser de forma exagerada, mas que seja moderado para não levantar suspeitas se as afirmações são verdadeiras e ou falsas. Tudo deve ser expresso de forma que convença os ouvintes.
- Falem para o aluno 02 e 03 para que forneçam informações pessoais de forma verdadeira.
- Orientem que eles vão usar uma máscara, quando chegar o momento de falar para a turma.
- Peçam para que eles não divulguem para os colegas as orientações dadas a eles.
2 – No momento da realização da dinâmica:
- Chamem os 03 alunos para se posicionar na frente da classe.
- Solicitem para que falem sobre o combinado anteriormente. À medida que cada um falar, coloquem a máscara nele.
- Depois, perguntem: Vocês acham que estão falando a verdade ou mentira?
Aguardem a manifestação dos alunos e perguntem o porquê das respostas, isto é, o que lhes convenceu disto.
Deixem a máscara no aluno que a turma afirma que ele está mentindo.
- Falem: Os 03 usaram máscara, mas a quem cabe realmente a máscara?
- Peçam, agora, para que eles falem para o grupo se estavam mentindo ou falando a verdade.
Coloquem a máscara no aluno que mentiu e falem: Sua máscara caiu, sua farsa foi descoberta!
- Afirmem: Assim será no governo do Anticristo, baseado em mentira e no engano convencerá a muitos, mas Cristo destruirá este império, desmascarando-o.
- Para finalizar, leiam:
II Ts 2. 3 e 4 “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; O qual se opõe contra tudo que se chama ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”.

Fonte: Blog Atitude de Aprendiz

Por Sulamita Macedo.


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/11/dinamica-da-licao-09-o-fim-esta-perto.html#ixzz3KO4WUSGs

0 comentários:

Postar um comentário