sábado, 1 de novembro de 2014

LIÇÃO 05- DEUS, MEU MAIOR AMIGO.

Texto Bíblico: Gênesis 21.1-7.


Objetivo:
Depois que o pequeno tiver participação de toda a tarefa na classe, ele compreenderá que Deus por ser tão grande e poderoso ele nos ama e acima de tudo, é o nosso melhor amigo.

Aprendendo a Bíblia:
“O amigo ama sempre...”(Pv 17.17 – NTLH)


Palavra do dia
AMIGO


HISTÓRIA BÍBLICA
Na cidade de Ur dos caldeus, vivia Abraão. Um dia, Deus falou a Abraão:
__ Deixe sua terra, seu povo e seus parentes.Você vai para a terra que eu mostrarei. Engrandecerei seu nome, farei de você uma grande nação. Irei abençoá-lo.

Abraão então partiu, levando Sara,seu sobrinho Ló e todos os bens que havia adquirido,bens como animais e escravos. Foram para a terra de Canaã. Chegando a Canaã, Abraão ergueu em Betel um altar  para agradecer a Deus.Durante um certo período houve fome naquela terra,desceram então para o Egito,mas depois retornaram.

Abraão era muito rico, possuía muito gado,seu sobrinho Ló também .Como a terra não podia sustentar todo este gado, Abraão e Ló separaram-se.

Abraão tinha 99 anos e não possuía filhos. Deus apareceu para a Abraão e disse:
__ Eu sou o Deus Todo Poderoso, ande comigo, faça o que é certo e seja justo. Farei de você o pai de muitas nações. Olhe para o céu e conte as estrelas,olhe para o mar e conte os grãos de areia. Assim será tua descendência, tão numerosa que não poderão contar.

Deus disse ainda:
__ Abençoarei Sara e ela terá um filho e o chamará de Isaque.

Deus foi bom para Sara. Ele cumpriu sua promessa,mesmo sendo de idade avançada , Sara teve um filho. Abraão chamou seu filho de Isaque,conforme Deus havia dito.Isaque crescia.Era alegria de seus pais. Um dia ,Deus põe à prova a fé de Abraão:
__ Abraão! Chama Deus
__ Eis-me aqui. Responde  Abraão.

Acrescentou Deus:
__ Pegue seu filho único Isaque,a quem ama e vá até o monte Moriá. E lá sacrifique-o como oferta para mim.

Levantou-se Abraão de  madrugada,preparou seu jumento, cortou lenha para queimar a oferta e junto com seu filho,foram para o lugar que Deus havia indicado. Isaque levava a lenha, Abraão levava nas mãos o fogo e o facão enquanto andavam Isaque perguntou:
__ Pai, o fogo e a lenha estamos levando,onde está o cordeiro para a oferta?

Abraão respondeu:
_Deus proverá o cordeiro, meu filho.

E seguiam juntos. Chegando no lugar que Deus determinara , Abraão construiu um altar,pôs a lenha sobre ele amarrou seu filho e o colocou sobre a lenha do altar e então pegou o facão para sacrificar o seu filho.

Mas no mesmo instante,do céu gritou o anjo do SENHOR:
__  Abraão, Abraão! Não faça mal ao jovem. Agora Sei que amas à Deus, porque não se negou a dar seu único filho.

Abraão olhou e viu atrás o seu cordeiro, preso pelos chifres entre os arbustos. Abraão apanhou o carneiro e o ofereceu no lugar de seu filho. Por que ele confiou no SENHOR até o fim, Abraão é considerado o Pai da Fé.

Deus é o nosso maior amigo. Ele colocou à prova a fé de Abraão para ver se Abraão o amava também. Crianças devemos amar a Deus acima de todas as coisas, Ele é fiel em nos ajudar em qualquer situação..


Fontes consultadas
·         Clássicos da Bíblia, Editora Brasil Leitura.


Colaboração para Portal Escola Dominical -  Profª. Cristina Araújo.
Fonte:PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário