sábado, 28 de março de 2015

DINÂMICA - LIÇÃO 13 - A IGREJA E A LEI DE DEUS (JOVENS E ADULTOS)



,

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:

1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Igreja e a Lei de Deus.
- Trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa e contextualizada para que a aprendizagem seja mais significativa.
- Organizem o tempo de aula, para que haja um momento para realizar pelo menos 01 dinâmica para a conclusão do trimestre(vejam 02 sugestões abaixo).


Sugestão para a conclusão do trimestre:


01 - Dinâmica: O Mandamento do Amor
  
Objetivo:
Concluir o estudo sobre os 10 mandamentos, resumindo-os  do amor a Deus e ao próximo.
Material:
01 relação dos 10 mandamentos(Ex 20:3-17) e recorte cada um
Palavras digitadas: Amor, Deus, Próximo
01 coração de tamanho médio (vermelho) feito de cartolina ou EVA
01 coração pequeno para cada aluno
01 quadro branco ou outro tipo
Procedimento:
- Distribuam os 10 mandamentos(Ex 20:3-17) separados para 10 alunos.
- Peçam para que os alunos apontem quais os mandamentos que se referem a Deus e ao próximo.
- Dividam o quadro em 02 colunas, numa escreva DEUS, na outra a palavra  PRÓXIMO.
Peçam para que os alunos fixem, com fita adesiva, o mandamento na coluna que ele escolher.
Espera-se que o resultado seja este: 04 primeiros fazem referência a Deus e 06 últimos ao próximo.
Não terás outros deuses diante de mim
Não farás para ti imagem de escultura
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
Santificarás o sábado
Honra a teu pai e a tua mãe
Não matarás
Não adulterarás
Não furtarás
Não dirás falso testemunho
Não cobiçarás
- Depois, solicitem que leiam Marcos 12: 30 e 31 e falem que este é o resumo dos 10 mandamentos: Amar a Deus e ao próximo, conforme as palavras de Jesus.
“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.
- Falem: Os 4 primeiros mandamentos fazem referência ao relacionamento vertical, isto é, com Deus, a parte espiritual. Os 6 últimos referem-se ao relacionamento horizontal,  com o próximo, a parte social.
- Em seguida, coloquem um coração no alto do quadro e fixem a palavra AMOR.
- Perguntem: A quem amamos?
Aguardem as respostas, que deverão ser variadas como: A Deus, aos pais, irmãos, amigos etc., mas que se resumem em: a Deus e ao Próximo.
- Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo da palavra AMOR.
- Falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus, obedecê-lo e ter atitudes de amor ao próximo.
- Falem: O que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus, conforme lemos em I  Jo 3:17-18:
“Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”.
- Entreguem um coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem entre si o coração, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.

02- Dinâmica: Os 10 Mandamentos
Objetivo:
Concluir o estudo sobre os 10 mandamentos.
Material:
Folhas de papel ofício
01 tesoura
01 caneta
Procedimento:
Antes da aula:
- Cortem várias folhas de papel ofício em 04 pedaços.
- Em cada pedaço escrevam 01 mandamento.
Observações:
A quantidade de papéis, para um mesmo mandamento, vai variar de acordo com a quantidade de alunos da classe.
Para o primeiro bloco dos 04 primeiros mandamentos, pelos menos 08 papéis, sendo que cada mandamento estará repetido 02 vezes.
Para o segundo bloco dos últimos 06 mandamentos, pelos menos 12 papéis, sendo que cada mandamento estará repetido 02 vezes.
Para distribuir corretamente, é bom primeiro contar quantos alunos estão na classe, para que todos os mandamentos do 1º. bloco ou do 2º. bloco sejam entregues, mesmo repetidos, o que não pode acontecer é  a falta de algum mandamento.
Se sua classe tiver pelo menos 24 pessoas presentes no momento da aula, há condições de realizar a dinâmica sem dividir os mandamentos em 02 blocos.
Na aula:
- Distribuam para cada aluno 01 cartela contendo 01 mandamento do primeiro bloco.
Não terás outros deuses diante de mim
Não farás para ti imagem de escultura
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
Santificarás o sábado
- Em seguida, peçam para que cada aluno leia qual o mandamento e procure outros colegas com o mesmo mandamento.
- Façam a seguinte orientação: Quando eles encontrarem o colega com o mesmo mandamento, peçam para que eles pensem sobre o que estudaram o mandamento e depois eles devem falar para a turma.
- Agora, vocês devem fazer o mesmo procedimento com os mandamentos do 2º. Bloco.
Honra a teu pai e a tua mãe
Não matarás
Não adulterarás
Não furtarás
Não dirás falso testemunho
Não cobiçarás
- Se sua classe tiver pelo menos 24 pessoas presentes no momento da aula, há condições de realizar a dinâmica sem dividir os mandamentos em 02 blocos.
- Depois, falem que os 10 mandamentos se resumem em 02, conforme lemos em Marcos 12: 30 e 31, de acordo com as palavras de Jesus.
“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.

Fonte: Blog Atitude de Aprendiz

Autora: Sulamita Macedo.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/03/dinamica-da-licao-13-igreja-e-lei-de.html#ixzz3VhTCdm5j

0 comentários:

Postar um comentário