sábado, 28 de março de 2015

LIÇÃO 13 - O AMIGO FIEL



Texto bíblico   João 15.9-15
Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.
Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.
Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.
O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.
Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.
Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.

Objetivos:   Ensinar que Deus é um amigo fiel, e que podemos 
                     manter um relacionamento diário com Ele.

Jesus, o melhor amigo

“Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.” João 15:14

Uma das grandes passagens bíblica é sobre a demonstração de amizade de Jesus por Lázaro, ao saber que seu amigo havia morrido fora ao encontro dele, e ao chegar perto do sepulcro, Jesus expressou seu afeto através de um choro, mas logo mostrou seu poder com o milagre da ressurreição de Lázaro.

Hoje Jesus não precisa ressuscitar alguém, ou fazer milagres para mostrar seu amor pela humanidade, pois a maior prova Ele já deu, morreu em uma cruz para que todos os pecados fossem perdoados, nada se compara a tal expressão, no evangelho de João confirma: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.” Jamais encontraremos alguém capaz de dar a vida em prol da liberdade de amigos e ainda daqueles que lhe bate na face, somente uma pessoa, Jesus o verdadeiro amigo.

 Ainda no evangelho segundo escreveu João, capítulo 15 e versículo 15, relata: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” Nesse texto Jesus declarou a relação mais íntima que poderia ter com o ser humano, pois afirmou que este não seria mais servo, mas sim amigo.

 Portanto, por mais que o indivíduo construa elos de amizades, nada irá se comparar com o amor de Cristo, Ele sempre estará nas horas de alegria e nas horas de aflição, é a fonte da plena confiança, Jesus é a paz que excede qualquer entendimento.
Texto: Bruna Trindade Pires

I-Deus é relacional
Deus é transcendente e imanente. Ou seja, a despeito de habitar nas alturas mais insondáveis, e apesar de infinito e imenso, não permanece alheio às suas criaturas. Assim, ao longo dos séculos, o Eterno vem se comunicando com o homem; direta ou indiretamente.
1. Por meio dos patriarcas.
Deus falou com Noé, anunciando-lhe a destruição do gênero humano (Gn 6.1-7). Também se comunicou com Abraão, ordenando-lhe que saísse do meio de sua parentela a fim de torná-lo uma bênção para todas as famílias da terra (Gn 12.1-3). O Senhor ouviu as orações de Isaque, falou com Jacó, e fez-lhes grandiosas promessas (Gn 25.21-23; 28.13-15). O Todo-Poderoso sempre se comunicou com homens, transmitindo-Ihes sua vontade.
2. Por meio dos profetas.
No Antigo Testamento, Deus usou diversos profetas para transmitir sua poderosa mensagem. Por intermédio desses valorosos arautos, falou o Senhor ao povo, aos reis, aos juízes e tantos quanto quis revelar sua vontade (Hb 1.1,2). Ao profeta Moisés, falou diretamente (Êx 3.1-22; At 3.22). Em o Novo Testamento, usou de modo especial a boca de João Batista, Ágabo, entre outros. Todos esses homens foram porta-vozes dos oráculos divinos à humanidade.
 Deus se utilizou de diferentes métodos para se comunicar com o homem. Deus também se comunica através de suas várias maneiras de se revelar aos homens.
1. Revelação geral ou natural.  
É aquela em que o Senhor se revela por meio da natureza e da consciência humana. No que concerne à natureza, a Bíblia nos é clara: "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" (Sl 19.1; Rm 1.19,20). Quanto à consciência, Deus se utiliza da comunicação não-verbal para revelar aos homens toda sua vontade, como vemos em sua Palavra “... os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os" (Rm 2.15). A revelação geral ou natural é dirigida a todos os homens, e pode ser absorvida pela razão.

2. Revelação especial.
É aquela em que Deus emprega duas formas especiais para se comunicar com o homem: a Palavra escrita e Cristo.
a) Por meio da Palavra. Deus ordenou a Moisés que escrevesse sua mensagem revelada "num livro" (Êx 17.14). A revelação escrita substituiu a tradição oral, como testemunho da existência e comunicação de Deus (Êx 34.27; Jr 30.2; Ap 1.19). Essa revelação escrita é chamada de Escritura (2 Tem 3.16), ou Escrituras (Mt 22.29; 26.56).
b) Por meio de Cristo. Essa revelação é sublime (Jo 1.14,18). Não se trata de uma comunicação através das palavras de um profeta, mas da revelação de Deus por meio de uma Pessoa santíssima e co-eterna com o Pai (Jo 1.1; 14.9; Hb 1.1-3). O propósito da revelação especial é conduzir o homem a Deus (Jo 14.6-11). Nela, encontramos o plano divino para a salvação de todo ser humano.
A revelação especial de Deus foi dada aos homens tanto pelas Escrituras quanto pelo Verbo de Deus. Estes são os mais completos meios pelos quais Deus se revelou à humanidade (Mt 22.29; Jo 5.39).
Fonte: http://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2008/2008_04_02.htm

II- Como ter um relacionamento com Deus
Como posso ter um relacionamento mais íntimo com Deus?
O desenvolvimento de um relacionamento mais íntimo com Deus é uma meta admirável e reflete um coração verdadeiramente renascido, pois apenas os que estão em Cristo desejam um relacionamento mais íntimo com Deus. Devemos também entender que nesta vida nunca seremos tão próximos de Deus como deveríamos ou desejamos ser. A razão disso é o persistente pecado em nossas vidas. Esta não é uma deficiência da parte de Deus, mas da nossa; o nosso pecado continua a ser uma barreira para a comunhão plena e completa com Deus, o que será realizado quando estivermos na glória.


Até mesmo o apóstolo Paulo, que teve um relacionamento com Deus tão próximo quanto possível nessa vida, ainda ansiava por um relacionamento mais íntimo: "Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé" (Filipenses 3:8-9). Não importa onde estejamos em nossa caminhada com Cristo, podemos sempre ter uma caminhada mais próxima e, mesmo glorificados no céu, teremos toda a eternidade para crescer em nosso relacionamento com o Senhor. Há cinco coisas básicas que podemos fazer para ter um relacionamento mais íntimo com Deus.


A primeira coisa que podemos fazer para ter um relacionamento mais íntimo com Deus é ter um hábito diário de confessar os nossos pecados a Ele. Se o pecado é a barreira no nosso relacionamento com Deus, então a confissão remove essa barreira. Quando confessamos os nossos pecados diante de Deus, Ele promete nos perdoar (1 João 1:9), e o perdão é o que restaura a relação que tem sido negativamente afetada. Devemos ter em mente que a confissão é mais do que simplesmente dizer: "Desculpe pelo meu pecado, Deus." É o arrependimento sincero daqueles que reconhecem que o pecado é uma ofensa a um Deus santo. É a confissão de alguém que percebe que o seu pecado é o que pregou Jesus Cristo na cruz. É o grito do publicano em Lucas 18, que disse: "Ó Deus, sê propício a mim, pecador!" Como o rei Davi escreveu: "Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus” (Salmo 51:17).


A segunda coisa que podemos fazer para ter um relacionamento mais íntimo com Deus é ouvir quando Deus fala. Muitos hoje estão indo atrás de uma experiência sobrenatural de ouvir a voz de Deus, mas o apóstolo Pedro nos diz que devemos ter "assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração" (2 Pedro 1:19). Essa "mais confirmada palavra profética" é a Bíblia. Na Bíblia, "ouvimos" a voz de Deus para nós. É através das Escrituras "inspiradas por Deus" que nos tornamos "perfeitamente habilitados para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17). Portanto, se quisermos crescer mais perto de Deus, devemos ler a Sua Palavra regularmente. Na leitura da Sua Palavra, estamos "ouvindo" Deus falar através dela pelo seu Espírito que ilumina a Palavra para nós.


A terceira coisa que podemos fazer para ter um relacionamento mais íntimo com Deus é falar com Ele através da oração. Se ler a Bíblia é escutar Deus falando conosco, então falar com Deus é realizado através da oração. Os Evangelhos freqüentemente gravam Jesus se isolando para ter comunhão com o Pai em oração. A oração é muito mais do que simplesmente uma maneira de pedir a Deus por coisas de que precisemos ou queiramos. Considere o modelo de oração que Jesus dá aos seus discípulos em Mateus 6:9-13. As três primeiras petições na oração são dirigidas para Deus (que Seu nome seja santificado, que Seu reino venha, que Sua vontade seja feita). As últimas três petições só são feitas depois das três primeiras e mais importantes (dar o nosso pão de cada dia, perdoar-nos as nossas dívidas, não nos deixar cair em tentação). Uma outra coisa que podemos fazer para reavivar a nossa vida de oração é ler os Salmos. Muitos dos Salmos são clamores sinceros a Deus por várias coisas. Nos Salmos vemos adoração, contrição, ação de graças e súplica modeladas em uma forma divinamente inspirada.


A quarta coisa que podemos fazer para ter um relacionamento mais íntimo com Deus é encontrar um corpo de crentes com os quais possamos adorar regularmente. Este é um componente vital do crescimento espiritual. Muitas vezes nos aproximamos da igreja com uma mentalidade de "o que posso tirar da igreja?". Nós raramente temos tempo para preparar os nossos corações e mentes para a adoração. Mais uma vez, os Salmos nos mostram muitas chamadas de Deus para o Seu povo vir adorá-lo (por exemplo, o Salmo 95:1-2). Deus nos convida, nos ordena, a entrar em Sua presença para a adoração. Como podemos nós, o Seu povo, não responder? Não só ir à igreja freqüentemente nos dá uma oportunidade de virmos na presença do Senhor em adoração, mas também nos dá a oportunidade de comunhão com o povo do Senhor. Ao chegarmos na casa do Senhor em adoração e comunhão com o Seu povo, o crescimento para mais perto do Senhor é o resultado.

Finalmente, uma relação mais próxima com Deus é construída sobre uma vida de obediência. Jesus disse aos seus discípulos no cenáculo: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra" (João 14:23). Tiago nos diz que à medida que nos submetemos a Deus através da obediência, resistimos ao diabo, e nos aproximamos de Deus, Ele se aproximará de nós (Tiago 4:7-8). Paulo nos diz em Romanos que a nossa obediência é o nosso "sacrifício vivo" de ação de graças a Deus (Romanos 12:1). Devemos ter em mente que todas as exortações bíblicas de obediência são apresentadas como a nossa resposta à graça de Deus que recebemos na salvação. Não ganhamos a salvação através de nossa obediência. Pelo contrário, é a nossa forma de demonstrar o nosso amor e gratidão para com Deus.

Assim, através da confissão, do estudo da Bíblia, da oração, do comparecimento regular à igreja e da obediência, podemos desenvolver uma relação mais próxima com Deus. Parece bastante simples, se não simplista. Entretanto, considere isto: como é que vamos desenvolver um relacionamento mais próximo com os outros seres humanos? Conversamos com eles, abrindo-lhes os nossos corações e escutando o que têm a dizer. Reconhecemos quando fazemos algo de errado e pedimos perdão. Procuramos tratá-los bem e sacrificar nossas próprias necessidades para cumprir as deles. Realmente não é muito diferente da nossa relação com o nosso Pai Celestial.

Fonte: http://www.gotquestions.org/Portugues/tornar-se-mais-semelhante-Cristo.html


III- Praticas que fortalecem nosso relacionamento com Deus.
Passos para o cristão fortalecer sua fé

Hebreus 10:35 Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.

Manter contato com a bíblia todos os dias.
Quando lemos a bíblia Deus fala conosco.
Quando examinamos a bíblia vamos conhecendo que ela é uma palavra fiel e verdadeira.
Salmos 119:160 A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.
Quem despreza a bíblia não alcança a sabedoria de Deus, nem os seus conselhos e nem os seus caminhos.
Provérbios 13:13 O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado.
O fato importante que temos em analisarmos a palavra, é descobrirmos nela as grandezas de Deus e seus feitos, especialmente na manifestação de Jesus Cristo vindo a este mundo para nos salvar; foi isto que levou os de Beréia a examinarem a palavra cada dia, para terem a certeza dos fatos que ouviam.
Atos 17:11 Ora estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Colossenses 3:16 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
2 Timóteo 2:15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Apenas o conhecimento da palavra não nos faz um cristão, mas sim quando a palavra habita em nossos corações, e praticamos o que ela nos instrui e corrige a fim de sermos obreiros que não temos com que nos envergonharmos.

Orar sem cessar.
Quando oramos nós falamos com Deus.
Oração é uma aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou do pensamento, em particular ou em público.
O exemplo de Cristo - Mateus 14:23 E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.
Lucas 9:28 E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar.
Exemplo dos apóstolos - Atos 10:9 E no dia seguinte indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta.
Colossenses 1:9 Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual.
É através da oração que vencemos o inimigo e alcançamos a vitória, mas infelizmente os cristãos não interessam muito nas orações, pois é isso que o nosso inimigo quer, que o cristão não ore, porque se o cristão orar ele mantém a comunhão com o Senhor, e o inimigo perde o poder em nossas vidas.
Não há vitória sem lutas, vamos combater o inimigo através de nossas orações, e sermos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou e a si mesmo se entregou por nós.

Fazer a vontade do Senhor-
É renunciar a si mesmo e colocar-se a disposição do Senhor.
Salmos 40:8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
Romanos 12:2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Efésios 6:6 Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
Efésios 6:7 Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.

Fugir do mal
É qualquer coisa que não está em harmonia com a ordem divina; aquilo que é moralmente errado; aquilo que prejudica ou fere a vida e a felicidade; aquilo que cria desordem no mundo
Salmos 34:14 Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la.
Provérbios 3:7 Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.
Provérbios 16:6 Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; e pelo temor do SENHOR os homens evitam o mal.
Provérbios 16:17 O caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.
1 Ts 5:22 abstende-vos de toda forma de mal.
3 João 1:11 Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.
Antes de uma pessoa conhecer a Cristo ela vive na pratica do mal, pois não tem o temor de Deus para evitar o mal, mas quando uma pessoa conheceu a Cristo, ela passa a odiar o mal e fugir dele, porque teme a Deus.
Se cremos em Cristo como nosso Senhor e Salvador, devemos fugir até daquilo que da uma aparência de mal, para que não seja manchado o nosso testemunho de Cristão.

Obedecer a Deus e a sua palavra.
Atos 5:29 Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.
1 Pedro 1:14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância.
Romanos 6:17 Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
João 14:23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
João 14:24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.
Tiago 1:22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
Tiago 1:23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural.
1 João 2:3-6 Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.
Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.
Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele:
aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.

Não andar na companhia dos incrédulos e nem nos seus caminhos.
Salmos 1:1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Provérbios 1:10 Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.
Amós 3:3 Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?
Quando começamos andar na companhia dos incrédulos o prejuízo é certo.
Nossos pensamentos, caminhos, e conversas são diferentes, mas no passar dos dias começaremos a imita-los, temos o exemplo de Pedro que quando juntou com os escarnecedores começou a blasfemar do Senhor.
Devemos andar na companhia do Senhor e nos seus caminhos onde há plenitude de alegria e satisfação.
Salmos 16:11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.

Não abandonar o primeiro amor.
Apocalipse 24:4,5 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
A igreja em Éfeso mantinha aparência de uma igreja fervorosa, tinha trabalhos, perseveravam, colocavam a prova os que diziam ser apóstolos e não eram.
A igreja em Éfeso tinha tudo isso e o Senhor disse que faltava o primeiro amor.

Os cristãos de Éfeso tinham perdido a prática do amor a Cristo e as pessoas.
Perderam o entusiasmo dos primeiros tempos da conversão, como no início da igreja em Atos 2:42-47
E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.
Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.
Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,
louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
O apóstolo Paulo já havia alertado através dos ensinos que escreveu para essa igreja, com respeito ao amor.
Efésios3:17 a 4:3 assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.
Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

Andar como filho da luz
O cristão não pode andar nas trevas porque tem a luz, que é Cristo o qual resplandeceu em nossos corações.
Este é o motivo que devemos viver como filhos da luz como disse Paulo em Efésios 5:3-11 Mas a prostituição e toda impureza ou avareza nem ainda se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas, antes, ações de graças.
Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.
Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
Portanto, não sejais seus companheiros.
Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade), aprovando o que é agradável ao Senhor.
E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as.
Como é triste ver pessoas falando ser cristão e estão praticando prostituição, homosexualismo, lesbianismo, palavras sujas imorais; pois isso é obras das trevas e não da luz.
Romanos 13:11-14 E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz.
Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.
Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

Não deixar de ir às reuniões
Hebreus 10:25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.
Pois a vontade de Deus é que seu povo esteja reunido; quando estamos reunidos o Senhor está no meio.Mateus 18:20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
O salmista pode reconhecer quão importante era estar no templo do Senhor para contemplar as suas maravilhas; assim deveria também os cristãos estarem sempre reunidos para receber a benção do Senhor.
Salmos 65:4 Bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que assista nos teus átrios; ficaremos satisfeitos com a bondade de tua casa—o teu santo templo.
Salmos 84:2 A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!
Salmos 84:10 Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade.
Salmos 92:13 Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus.
Salmos 96:8 Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios.
Salmos 100:4 Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.
Texto:Antonio Trinck Sobrinho

Conclusão
Deus sempre quis comunicar-se com o homem. Nas Sagradas Escrituras, vemos isso com muita clareza. No Éden, de forma direta, Deus falava com Adão. Depois da Queda, afastou-se dele. Mas, através da revelação escrita, a Bíblia, e de sua revelação pessoal, Cristo, o Senhor demonstra o seu amor para com a humanidade. Na verdade, Deus se comunica com o homem, porque Ele "quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade" (1 Tem 2.4).
Texto:http://www.estudantesdabiblia.com.br/
Colaboração para Portal Escola Dominical - Prof. Jair Cesar S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário