sábado, 7 de março de 2015

LIÇÃO 10 – UMA PROMESSA PARA ABRÃO



Uma promessa para Abrão.
Olá novamente, professores e professoras.
É mais uma aula, mais uma semana! Imagino que seus dias foram corridos, o ônibus lotado te deixou muito cansado, mas vamos nos animar lembrando-se de que todo esse esforço não é em vão. Algo que aprendemos com a história de Ló é que Deus, com efeito, não vê como nós vemos. Ló se julgou muito confiante e próximo de Deus quando decidiu ir viver em Sodoma. Este sobrinho de Ló tolerou as maldades, impurezas e iniquidades que existia naquela cidade. Ló considerou que sua família tinha forças suficientes para viver fiel a Deus mesmo em meio a tanta sujeira: a verdade é que ele não foi e nenhum de nós é. “As más conversações corrompem os bons costumes” é um versículo que temos de decorar quando crianças nas aulas da EBD. Nenhum de nós é tão forte que possa viver com vários descrentes ou ímpios sem adquirir seus costumes ou perder a fidelidade. Vemos o resultado desta ação: a tragédia na família de Ló. Devemos tomar cuidado – todos nós – para que nossas famílias e nossos filhos não estejam “entrando em alguma Sodoma!”.
Objetivo
Que o aluno saiba que Deus não pode mentir, e por isso ele pode confiar nas promessas que Ele faz. Seus alunos devem entender que todas as decisões deles devem estar de acordo com a Soberana Vontade de Deus.

Memória em Ação
Vocês precisam  ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que Ele promete” (Hb 10.36)
Coloque dentro de uma caixinha um bombom. Ao chegar à aula, enfatize que os alunos devem aprender a confiar em Deus. Deixe claro que naquele que parar, deverá aceitar o que está na caixinha. Que não poderá dividir com ninguém nem pedir a ajuda de ninguém. Faça suspense e não diga mais nada. Cante um hino com eles e faça algo como um jogo de batata quente. Ao terminar, diga que nem sempre entenderemos aquilo que Deus planeja e realiza em nós. Porém devemos aprender a confiar nEle assim como uma criança confia em seu pai.

Explorando a Bíblia
Na aula passada falamos sobre Abrão. Deus havia lhe mandado sair de Ur por que Ele lhe daria uma enorme terra. Abrão seguiu viagem com sua família para a Terra Prometida. Abrão ainda aguardava a promessa que Deus tinha feito pra ele se cumprir.
Um dia, os pastores que cuidavam das ovelhas de Abrão e Ló começaram a brigar: eles tinham muitas ovelhas e pouco espaço para todas elas. Então Abrão chamou seu sobrinho Ló e lhe disse:
            - Ló, meu sobrinho. Seus pais morreram ha muito tempo e eu não tenho filhos. Nós somos uma família, e não podemos continuar brigando. Escolha suas terras onde você quiser e eu ficarei com o resto.
            Abrão não foi egoísta: deixou que Ló escolhesse primeiro. Atenção! Antes de escolher algo ou tomar uma decisão, temos de orar e pedir a direção do Senhor. Depois que Ló partiu o Senhor Deus falou com Abrão. Ele prometeu que iria dar tantos filhos, netos e bisnetos que eles seriam como as estrelas do céu.
            Deus fez aquela promessa, mas não disse quando se cumpriria. Abrão teve de confiar em Deus.
            Abrão tinha uma promessa de Deus, mas o tempo estava passando, muita coisa estava acontecendo e a promessa não se cumpria. Mas Abrão continuava louvando e servindo ao Senhor, sem desanimar. Abrão confiava em Deus. E Ele tinha planejado muito mais do que Abrão podia imaginar!


Colaboração para o Portal Escola Dominical - Prof. Matheus Araujo da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário