sábado, 20 de junho de 2015

DINÂMICA - LIÇÃO 12 - A MORTE DE JESUS (JOVENS E ADULTOS)

,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Morte de Jesus.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Depois, utilizem a dinâmica “Marcas”.

Dinâmica: Marcas

Objetivos:
Refletir sobre a morte de Cristo, trazendo salvação para todos que o aceitam.

Enfatizar a mudança que ocorre na vida daquele que aceita Cristo como salvador.
Material:
½ folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem ½ folha de papel ofício para cada aluno.
- Falem: Esta folha de papel pode simbolizar nossa vida. As transformações vão acontecendo e nossa vida vai se modificando(à medida que vocês  falarem vão amassando aos poucos a folha de papel).
- Falem: Jesus ao morrer ficou com marcas em vários lugares do seu corpo, por causa dos pregos colocados quando estava na cruz ao morrer por mim e por você. Conforme lemos em João 20.25:
“Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei”.
- Perguntem: Temos as marcas do Senhor Jesus em nossas vidas? A salvação efetuada por sua morte modificou sua vida?
- Peçam para que os alunos amassem a folha de papel e solicitem para que falem(de forma objetiva) sobre a mudança ocorrida em sua vida após receber a salvação.
Após cada depoimento, falem: Estas são as marcas deixadas por Jesus na vida de....(falar o nome do aluno).
Ideia original desconhecida da técnica do papel amassado.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Sugestão para Conclusão do Trimestre
O evangelho de Lucas 1.1 e 3 faz referência a colocar em ordem a narração dos fatos sobre Jesus. Que tal fazer também através de uma Linha do Tempo, para finalizar o tema do trimestre?
Pode ser usado um cordão, uma fita para colocar os fatos da vida e ministério de Jesus. Ou pode ser feito com uma folha de papel madeira, com uma linha traçada e os episódios marcados. Os fatos podem ser colocados utilizando datas, figuras e/ou palavras. Vejam este exemplo:

Fatos que devem ser falados na linha do tempo:
Nascimento em Belém
Fuga para o Egito
Infância em Nazaré
12 anos no templo em Jerusalém
30 anos
Batismo
Tentação
Ministério:
- Escolha dos discípulos/ treinamento/limitação
- Missão de Jesus e os discípulos
- As mulheres no ministério de Jesus
- Fatos que demonstram o poder de Jesus sobre as doenças, a morte, a natureza e os demônios
- Valores do reino: tesouro na terra x tesouro no céu
33 anos
Páscoa e instituição da Ceia
Traição
Prisão
Julgamento
Crucificação
Morte
Ressurreição

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Blog Atitude de Aprendiz

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/06/dinamica-da-licao-12-morte-de-jesus.html#ixzz3dcOhEkn3

0 comentários:

Postar um comentário