sexta-feira, 5 de junho de 2015

LIÇÃO 10 - NÃO RECUAMOS

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir seus alunos a conscientizar-se de mesmo atualmente sofremos imposições sociais quanto a nossa confissão de fé. E diante de tais barreiras precisamos manter posição de fidelidade e amor à Deus.


Para refletir
“Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei".(Dn 3.17 - NVI).

A fidelidade desses três jovens não estava baseada apenas em benefícios recebidos, mas no amor a Deus.  Atualmente vemos muitos que, apesar de estar membrado nas igrejas, buscam apenas benefícios materiais, se esquecendo de ser fiéis, mesmo que custe a própria vida. Pois o maior beneficio já recebemos - o direito a viver na eternidade.

Texto Bíblico: Dn 3.1-30


Três jovens fiéis
Em Daniel 3, lemos acerca de três jovens, Sadraque, Mesaque e Abednego. Esses juntamente com Daniel, tinham sido nomeados para posições de autoridade na província de Babilônia (Dn 2.49). Eram judeus piedosos (que servem a Deus com fidelidade e amor), a quem Deus havia dado "o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria" (Dn 1.17), e os nomeou para esses cargos de autoridade. Devido à sua posição, eles provavelmente desfrutavam de muitas coisas que não só os judeus, mas também a maioria dos babilônicos não desfrutavam.

No entanto, um dia a situação mudou. O rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro pedindo a todos para adorá-lo. Todos no reino tinham que adorar esta imagem e se alguém desobedecesse, seria queimado em uma enorme fornalha de fogo.

Assim, Sadraque, Mesaque e Abednego enfrentaram este desafio. O que vocês acham que eles fariam? Será que seguiriam a ordem do rei, defendendo suas vidas, suas bênçãos, suas famílias, suas posições e, em seguida, provavelmente, pediriam "perdão" a Deus, ou eles obedeceriam à Sua Palavra, nunca curvando-se a esse ídolo?

Daniel 3.8-12 nos diz que eles escolheram a segunda opção. Ao se recusarem a adorar eles foram denunciados e em seguida aprisionados. Ao serem conduzidos perante ao rei, se mostravam tranquilos e confiantes.

O rei embora estivesse muito zangado com eles, decidiu dar-lhes mais uma oportunidade. E disse-lhes:
"Vou mandar tocar novamente a musica, e ao ouvi-la, deverão se encurvar diante da estatua que fiz, como todos estão fazendo. Mas se você não a adorardes, sereis lançados imediatamente no meio de uma fornalha de fogo ardente. E quero ver quem é o deus que livrará vocês de minhas mãos."

Sadraque, Mesaque e Abednego, respondendo, disse ao rei:
" Ó Nabucodonosor, não necessitamos de te responder sobre este assunto. Se assim é, o nosso Deus a quem servimos é capaz de nos livrar da fornalha de fogo ardente.  Ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas se Ele não quiser nos livrar, sabe, ó rei, que mesmo assim, não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que erguestes."

Sadraque, Mesaque e Abednego havia determinado que não iriam de forma alguma adorar esse ídolo. Embora eles soubessem que Deus poderia livrá-los, eles não o consideraram como certo. Eles obedeceram a Deus incondicionalmente, e até mesmo se Ele não os livrasse ("Mas se não") eles ainda não adorariam o ídolo do rei. Não serviam a Deus apenas quando era conveniente e proveitoso - eram fiéis porque O amavam com todo o ser.

Essa resposta deixou o rei mais irritado ainda, e ele mandou aquecer ainda mais a fornalha. Sadraque, Mesaque e Abede-nego foram imediatamente lançados lá. A fornalha estava tão quente, que os soldados que os lançaram nas chamas, morreram queimados (Dn. 3.22).

No entanto, algo inesperado surpreendeu o rei e seus conselheiros: em vez de serem queimados instantaneamente, viam que Sadraque, Mesaque e Abede-nego estavam andando em meio às chamas, não sozinhos, mas junto com alguém cuja forma era "como a de um Filho de Deus" (Dn 3.25)!

Imediatamente, o rei mandou tirá-los de lá. Falou Nabucodonosor, dizendo:
" Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram Nele, e eles não temeram a minha palavra como rei, preferindo entregar os seus corpos, ao invés de servirem e adorarem algum outro deus senão o seu Deus! Portanto, faço um decreto que qualquer povo, nação ou língua que fale contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-nego devem ser cortados em pedaços, e as suas casas sejam feitas um monturo; porque não há outro Deus que possa livrar assim."

Que maravilha!!! O nome de Deus foi glorificado. Muitos atualmente pensam que ser adorador é só cantar, estão muito enganados. Ser adorador é servir a Deus em espírito e em verdade, é ter uma vida de retidão e justiça, para que através de nosso viver diário, Deus seja glorificado.

 E depois do ocorrido, o rei Nabucodonozor fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abede-nego ainda mais do que já eram, na província de Babilônia.


Aplicação da Lição
Enfatize aos seus alunos que às vezes, o nosso foco em passagens como estas estão nas bênçãos e livramentos de Deus. E sim, elas devem ter a nossa atenção. No entanto, o que quero destacar é a obediência desses três homens, e especialmente o fato de que era incondicional.

Realmente, esses rapazes obedeceriam a Deus se Ele os livrasse, mas também se Ele não os livrasse. Aplicando isso para nós, devemos obedecer a Deus incondicionalmente, e decidirmos nos submeter completamente a Ele. É a submissão incondicional que é a fonte de nossa obediência.Claro que Deus pode nos livrar, mas ainda assim nossa obediência não deve ser com base nesta ou em qualquer outra condição. Deve ser incondicional.



Fontes Consultadas:
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Prof. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário