Igreja
Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco
Superintendência das
Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Aílton
José Alves
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3º TRIMESTRE DE 2015
(I Tm
1.1,2; Tt 1.1-4)
INTRODUÇÃO
A lição do terceiro trimestre de
2015 tem como título: A Igreja e o seu Testemunho – As ordenanças de
Cristo nas cartas pastorais, onde teremos a oportunidade de estudar
treze lições baseadas nas epístolas de I e II Timóteo e Tito, que foram
denominadas de Epístolas Pastorais. Nesta primeira lição traremos
informações introdutórias acerca destas três epístolas paulinas; veremos o
recorte apologético do apóstolo Paulo contido nelas; e, por fim, destacaremos
ainda exortações paulinas acerca dos futuros ataques contra a Igreja de Cristo
na terra.
I
– INFORMAÇÃO SOBRE AS EPÍSTOLAS PASTORAIS
“As cartas de I, II a Timóteo e a
Tito formam um grupo distinto na coletânea paulina, declaram ser comunicações
do apóstolo enviadas a dois dos seus cooperadores da maior confiança. Receberam
o título de “Pastorais” desde o início do século XVIII porque
estão endereçadas a pastores e/ou líderes e, em grande medida, dizem respeito
aos deveres deles” (KELLY, 1983, p. 09 - acréscimo nosso).
1.1
Autoria. “As epístolas pastorais reivindicam a autoria paulina, fato
declarado abertamente na saudação de cada carta (I Tm 1.1; II Tm 1.1; Tt 1.1) e
as observações autobiográficas se encaixam na vida de Paulo conforme
registradas em outros lugares, como por exemplo (I Tm 1.12,13; II Tm 3.10,11;
4.10-11,19-20). No lado da
autenticidade destas epístolas está o fato de que, desde os dias mais antigos
da igreja, elas são reputadas obra de Paulo. Apesar dos ataques a autoria
paulina, evidências internas nos mostram que o autor é um Paulo idoso e que enfrenta
perigo mortal, inteiramente convicto de que o seu ministério se aproxima do fim
e de que a tocha deve ser passada para mãos mais jovens e mais robustas. Mas a
sua visão da meta do cristianismo não está de forma alguma obscurecida e o seu
compromisso com a tarefa cristã não diminuiu” (BEACON, 2006, pp. 440,444 –
acréscimo nosso).
1.2
Data. “Estas
epístolas foram escritas depois da libertação de Paulo da primeira prisão em
Roma, libertação que provavelmente se deu em 61 ou 62 d.C. A tradição afirma
que o apóstolo foi martirizado em 67 ou 68 d.C. As datas terminais desse
período final na vida de Paulo são, assim, estabelecidas com um grau justo de
certeza. Durante este período foram escritas as Epístolas Pastorais nesta
ordem: 1 Timóteo, Tito e 2 Timóteo. A despeito de certa discordância entre os
peritos, esta é a sequência provável” (BEACON, 2006, pp. 444,445). Abaixo
destacaremos as possíveis datas em que foram escritas estas epístolas:
EPÍSTOLAS PASTORAIS
|
DATA EM QUE FORAM PROVAVELMENTE
ESCRITA
|
I Timóteo
|
64 d.C.
|
Tito
|
65 d.C.
|
II Timóteo
|
67 d.C.
|
1.3
Destinatários. As epístolas pastorais
foram endereçadas a dois importantes cooperadores do apóstolo Paulo, a saber:
Timóteo e Tito (I Tm 1.1-2; II Tm 1.1-2; Tt 1.1-4). Estes foram comissionados
a servir na função de pastores, um em Éfeso (I Tm 1.3) e o outro em Creta (Tt
1.5). Vejamos mais detalhadamente quem eram estes obreiros:
OBREIROS
|
INFORMAÇÕES
|
Timóteo
|
Nenhum outro líder cristão, dentre os companheiros de
trabalho de Paulo, foi tão recomendado por ele como Timóteo, especialmente em
face de sua lealdade (I Co 16.10; Fl 2.19;
II Tm 3.10). A cerca de Timóteo, o apóstolo
destaca ainda que ele era: (1) um estudante zeloso e obediente a
Palavra de Deus (II Tm 3.15); (2) um servo perseverante (I Ts 3.2); (3)
um homem de boa reputação (At 16.2); (4) amado e fiel (I Co 4.17); e (5)
companheiro dedicado a Paulo e ao evangelho (Rm 16.21; 2 Tm 4.9,21-22).
|
Tito
|
Tito aparece
no NT como um excelente líder. Ele é descrito por Paulo como “...
verdadeiro filho, segundo a fé comum...” (Tt 1.4). O apóstolo deixou
transparecer a devoção genuína e a preocupação pastoral deste cooperador (II
Co 8.16,17). A alegria cristã e a dedicação de Tito serviam de inspiração
para Paulo (II Co 7.13-15). Ele chegou a embasar sua devoção e amizade aos
crentes de Corinto argumentando que ele tinha a mesma atitude mental de Tito
(II Co 12.18). Ora, todas essas alusões nas epístolas de Paulo, sobre o
caráter de Tito, indicam seu íntimo relacionamento com Paulo, e suas
excelentes qualidades de líder.
|
1.4
Propósitos. Paulo escreveu estas cartas para seus
companheiros, Timóteo e Tito, a fim de encorajá-los a permanecer firmes no
evangelho em face dos desafios heréticos. “Todas as três epístolas enfatizam
que estes cooperadores precisavam silenciar as heresias ameaçadoras, apontar
lideres qualificados nas respectivas igrejas, manter a integridade do evangelho
da graça e treinar pessoas para que vivam de modo piedoso em suas comunidades”
(ZUCK, 2008, p. 370).
II
– HERESIAS QUE PAULO COMBATEU NAS EPÍSTOLAS PASTORAIS
“Timóteo e Tito eram jovens cooperadores
que mantinham lugar de extrema comunhão e ternura na confiança e sentimento do
apóstolo (I Co 4.17; II Co 8.23). Paulo os colocara, respectivamente, em Éfeso
e Creta, onde estavam assumindo a pesada responsabilidade de dirigir estas
igrejas cristãs. Em ambas as situações, a igreja era uma pequena ilha de
cristãos transformados cercada por vasto oceano de paganismo e corrupção moral.
Manter a integridade do movimento cristão no meio desses ambientes era grande
tarefa. Havia falsos ensinos que ameaçam a unidade da fé, e o apóstolo se
empenha em fazer o que puder para manter a visão dos seus jovens assistentes em
foco nítido (BEACON, 2006, p. 444 – acréscimo nosso). Na tabela a seguir,
abordaremos as duas heresias que estavam perturbando os servos do Senhor:
HERESIAS
|
QUEM SÃO
|
O QUE PENSAM E AS REFUTAÇÕES
|
Judaizantes
|
Movimento surgido nas primeiras décadas da Igreja
Cristã, cujo objetivo era forçar os crentes gentios a observar a Lei de
Moisés, principalmente a Lei cerimonial.
|
Os judaizantes ensinavam que os cristãos para serem
salvos deveriam observar as práticas judaicas, tais como: a circuncisão (At 15.1;
Fp 3.2; Tt 1.10), a abstinência de alguns alimentos (Cl 2.16-a; I Tm 4.3) e a
guarda do sábado e dias tidos como especiais (Cl 2.16-23). Na verdade, esse
movimento pretendia reduzir o Cristianismo a uma mera seita judaica. Contra
esta perspectiva errônea, Paulo se interpôs veementemente em suas cartas (Rm
3.28; Gl 2.16; 3.11; 3.24).
|
Gnósticos
|
Uma heresia dos primórdios do cristianismo. O termo
“gnose” do grego gnôsis, significa: “conhecimento”. Portanto, diz respeito a um “pretenso
conhecimento da divindade que, esotericamente, se transmite através da
tradição e mediante vários ritos de iniciação”. O gnosticismo
uniu a filosofia pagã com as doutrinas apostólicas do cristianismo,
tornando-se uma forte influência na igreja.
|
Dentro dessa heresia havia duas cosmovisões
opostas. A primeira inclinava-se ao ascetismo. Os hereges
ensinavam que por ser o corpo
essencialmente mau, deveria ser tratado com severidade, regras rígidas,
flagelamento, privações, isolamento, jejuns forçados, desprezo pelo casamento
e pelo mundo material (I Tm 4.4-5; Tt 1.15); a segunda inclinava-se
a imoralidade. Os hereges até invadiam as casas e induziam a
mulheres fracas a concupiscência (II Tm 3.6). Caracterizavam-se pela luxúria
(II Tm 4.3), e eram inclinados a avareza (I Tm 6.5-8) Professavam conhecer a Deus, mas eram
abomináveis (Tt 1.16). Em relação a estas heresias, a refutação paulina está
presente em suas epístolas (Rm 8.8; I Co 6.19,20; II Co 7.1; I Ts 5.23).
|
III
– OS ATAQUES CONTEMPORÂNEOS A FÉ CRISTÃ
Escrevendo
ao jovem obreiro Timóteo, Paulo fala profeticamente que os últimos dias da
Igreja na terras serão de grandes dificuldades “Sabe, porém, isto: que
nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos” (II Tm 4.1). Será um
tempo caracterizado sobretudo por intensos ataques a fé cristã como veremos a
seguir:
3.1
Ataques a teologia ortodoxa (II Tm 4.3,4; Tt 1.9-16). Paulo prevê pelo Espírito Santo que os últimos dias
seriam marcados pelo surgimento de ensinamentos errôneos contra as doutrinas
basilares da fé cristã. Estes seriam disseminados no meio do povo de Deus (At
20.29,30; II Tm 2.18). Os demais apóstolos também anunciaram isto (II Pe 2.1; I
Jo 2.18,19). Precisamos como servos de Deus conservarmos aquilo que aprendemos
(I Tm 1.19; II Tm 1.13; Tt 1.9; 2.1).
3.2
Ataques ao elevado compromisso moral que o evangelho exige (II Tm 3.1-7; Tt
2.7). O Evangelho exige um elevado
compromisso moral daqueles que aceitam a Cristo (II Tm 2.19,21; Tt 2.12; 3.8).
Todavia, com o passar do tempo, muitos que se dizem cristãos irão aderir a
“outros evangelhos” que não sejam tão exigentes quanto a pureza na área moral e
espiritual (II Tm 4.3). Tenhamos cuidado com os inimigos da cruz de Cristo (Fp
3.18).
3.3
Ataques aos líderes comprometidos com Deus (I Tm 6.20; Tt 1.10,11). Paulo aconselha tanto a Timóteo quanto a Tito que
estejam preparados a sofrerem ataques por parte dos hereges. Um líder
comprometido com Deus sempre padecerá perseguições (II Tm 3.11,12), porque não
se molda aos padrões do mundo, mas mantém-se incontaminado, bem como a doutrina
que ensina (I Tm 4.16; Tt 2.1).
CONCLUSÃO
A vida de um homem chamado por Deus,
é cercada de perigos que podem comprometer sua vida moral e espiritual. Sabendo
disto, Paulo escreveu estas epístolas aos jovens obreiros Timóteo e Tito com o
intuito de lhes proporcionar ânimo e apoio espiritual a fim de que pudessem
realizar a obra de Deus com êxito.
REFERÊNCIAS
- CHAMPLIN, R. N. Dicionário
de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
- KELLY, J.N.D. Introdução
e Comentário. MUNDO CRISTÃO.
- STAMPS, Donald C. Bíblia
de Estudo Pentecostal. CPAD.
- ZUCK, Roy B. Teologia
do Novo Testamento. CPAD.
- HOWARD, R.E et al. Comentário Bíblico. CPAD.
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