quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

LIÇÃO 12 – JÓ AGRADECE A DEUS

Texto Bíblico: Jó caps. 1-2; 42.10-16
Objetivo:
Professor (a)ministre sua aula de forma que os alunos conscientizem-se de que sempre devemos dar graças a Deus. Mesmo quando a situação nos pareça difícil, e não compreendemos o que está acontecendo, devemos confiar no cuidado e fidelidade de Deus para conosco. 
Frase do dia:
GRAÇAS A DEUS, QUANDO AS COISAS VÃO BEM E QUANDO VÃO MAL TAMBÉM
Escreva em um cartaz a frase acima, com letras grandes e em cor viva. Em seguida, leia com as crianças algumas vezes, porém, entre uma e outra leitura, peça que falem coisas boas e ruins que aconteceram com elas, enfatizando que em tudo devemos dar graças a Deus.

 
Memória em ação
“Sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de nós”(1 Ts 5.18 – NTLH).
 Explorando a Bíblia
Crianças imaginem um atleta olímpico que estando quase a ganhar a medalha desiste. Terrível desperdício não é mesmo? Era só agüentar um pouquinho mais.
Hoje vamos conhecer um homem que mesmo enfrentando dificuldades incríveis e enfermidades, não desistiu, ficou firme até o fim – seu nome era Jó.
Jó era um homem íntegro que cultuava a Deus. Era o homem mais rico da região do Oriente. Morava em Hus, terra da Arábia, era reto, justo, temente a Deus e afastado do mal. Tinha 7 filhos e 3 filhas; possuía grandes rebanhos de ovelhas, camelos, bois e jumentos, além de muitos criados. Era homem muito considerado em todo o Oriente.
Certo dia quando satanás teve de se apresentar diante de Deus, como todas as criaturas tem de fazer, Deus elogiou o comportamento de Jó, e satanás disse que ele só era assim porque Deus lhe dava tudo, Deus disse que não, Jó era fiel a ELE porque O amava, não para ter posses e riqueza.
Então Deus permitiu que satanás começasse a causar desastres que prejudicassem a Jó.
NOTA:professor (a) seja enfático a esclarecer aos pequenos que tudo está no controle de Deus. Nada foge ao seu controle. ELE é onisciente e onipotente, ou seja, ELE sabe de tudo o que ocorre e pode fazer todas as coisas. Satanás faz somente o que ELE permite que faça e nada mais.
Um dia, que parecia como qualquer outro, chegou um mensageiro e disse a Jó:
 __ Andavam os bois a lavrar e a jumentas a pastar junto deles e eis que surgiram os sabeus e os levaram. Passaram à espada os criados. Só escapei eu para vos trazer esta notícia.
Falava ainda quando chegou outro mensageiro que disse:
__ Os caldeus lançaram-se sobre os camelos, levaram-nos e trucidaram todos os criados. Só escapei eu para vos trazer esta notícia.
Enquanto este falava, entrou outro mensageiro dizendo:
__ Os vossos filhos e filhas estavam a comer e beber em casa do irmão mais velho. De repente desencadeou-se um violento furacão vindo do deserto. Sacudida de todos os lados, a casa desabou sobre eles e esmagou a todos. Só eu escapei para vos anunciar esta triste notícia.
Então Jó levantou-se, rasgou as vestes e, raspada a cabeça, prostrou-se por terra e adorou o Senhor, dizendo:
__ O Senhor deu, o Senhor tirou. Como foi do agrado do Senhor, assim se sucedeu. Bendito seja o nome do Senhor!
NOTA:professor (a) explique aos pequenos que rasgar as vestes e raspar a cabeça, naqueles tempo era forma de expressar profunda tristeza e dor.
Jó não pecou em nenhuma destas coisas, nem pronunciou nenhuma palavra insensata contra Deus.
Satanás foi então ferir Jó com uma lepra horrível, que o cobriu desde a planta dos pés até ao alto da cabeça. Era grande sua dor e o sofrimento que as feridas lhe causavam. E dizia-lhe a mulher: __ Ainda estás firme na tua fé em Deus? Deixa esse seu Deus.
Ele respondia:
__ Falas como mulher insensata. Se recebemos os bens da mão de Deus, por que não receberemos também os males?
Então alguns amigos, sabendo do que havia acontecido, vieram visitar a Jó. Porém, ao invés de consolá-lo, ousaram afirmar que Deus o castigava por causa dos seus pecados. Já pensaram que coisa crianças? O coitado já estava sofrendo e ainda quem o visita ainda vem para acusá-lo?
Mas Jó disse:
__ Ainda que Deus me matasse, confiaria sempre NELE. Eu sei que o meu Redentor vive e que no último dia ressurgirei da terra; serei novamente revestido do meu corpo e na minha carne verei o meu Deus. Sim, eu mesmo o verei e os meus olhos o hão de contemplá-lo. Esta esperança repousa no meu coração.
Que palavras lindas!!! Jó realmente amava a Deus com todo o seu coração. ELE não o servia apenas para ter casa bonita, dinheiro e fama. Ele era fiel a Deus com todo o seu ser, porque queria estar com Deus, não ia na igreja só para receber bênçãos, mas para adorar a Deus e oferecer seu culto em gratidão ao amor de Deus por ele.
Com essas palavras de Jó, Deus ordenou que satanás o deixasse em paz, pois agora já tinha demonstrado o seu verdadeiro amos para com Deus mesmo em meio as dificuldades e aflições.
Jó ainda perdoou as palavras más de seus amigos e orou por eles
E Deus despertou no coração de parentes de Jó que eram ricos o desejo de trazer presentes em ouro, prata, pedras preciosas e animais para Jó. E Deus restituiu o dobro de tudo que ele possuía. Deu-lhe também sete filhas e três filhos, e suas filhas foram consideradas as moças mais lindas de sua época. Jó viveu ainda 140 anos e viu os filhos dos seus filhos até a quarta geração.
Aplicação da lição
Se Jó tivesse desanimado seria infeliz, não teria reafirmado sua fé, e nem teria nos deixado um exemplo tão lindo de paciência e perseverança. Com certeza não sofremos o que Jó sofreu, então podemos vencer também. Lembre-se por mais difícil que pareça a situação, Deus tem o tempo certo para dizer: “Chega” e nos conceder ricas e preciosas bênçãos espirituais e materiais, porque “ELE cuida de nós”
Oficina criativa
MEDALHAS DA VITÓRIA – já que no inicio da historia mencionamos um atleta, pode-se confeccionar medalhas para os pequenos.
Materiais:papel criativo ou cartolina, tampas de latinhas de extrato de tomate, tesouras, cola, glitter, canetas hidrográficas, fitas de seda, fita adesiva, folhas de jornal.
Preparação:proteja a mesa onde irá executar o trabalho com jornal.
Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – APEC – Editora Hagnos – Edição 2009
·         Enciclopédia Bíblica de Trabalhos Manuais. 1ª Edição. Editora Shedd. São Paulo/SP, 2006.
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário