quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Palavra do Superintendente


A Palavra de Deus nos diz: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.” (Salmos 103.2).
O salmista nos ensina a sermos agradecidos a Deus por qualquer coisa que recebemos ou fomos abençoados ou mesmo quando nada vai bem, quando estamos passando pelo vale. O ano de 2011 foi um ano de algumas realizações que foram importantes para a nossa Escola Bíblica Dominical, vamos fazer uma breve retrospectiva.

A superintendência da EBD, sentindo a necessidade de dar um apoio maior aos professores, criou um blog, que foi ao ar em 14.06.2011, e tem como objetivo primordial fornecer subsídios das lições, como também evangelizar e também mostrar o trabalho realizado por todos os que fazem a Escola Bíblica Dominical. Todo este trabalho tem sido feito com total apoio do nosso pastor Ronaldo Sales que não tem medido esforços para ajudar a igreja a ter um conhecimento maior da palavra de Deus.     

Foi criado o departamento de apoio pedagógico que tem como tarefa principal o apoio na elaboração de capacitação aos professores e dar um suporte maior a superintendência para que tenhamos um aprendizado com mais eficiência.

Tivemos a primeira capacitação para professores, evento realizado no auditório do CAIC, onde vários professores participaram como também muitos irmãos que são alunos da EBD.

Na congregação do Silva II, foi implantada a EBD onde temos duas classes funcionando, uma de jovens e adultos, que funciona no sábado à noite, devido ao espaço físico, e outra de crianças, que funciona no domingo pela manhã. Deus tem abençoado este trabalho, pois temos uma média de freqüência de 30 crianças.

Dentro do projeto ‘SAÚDE EBD’ a superintendência juntamente com o pastor, vendo a necessidade da comunidade do Silva II, foi promovida uma palestra para a comunidade. Na pauta, os assuntos tratados foram sobre as necessidades principalmente das mulheres em fazerem os exames preventivos de mama e de lâmina, como também aferição de pressão, medição de glicose. O irmão Enoque Gouveia esteve a frente da palestra informando sobre os direitos que cada cidadão tem, e que o governo municipal, o governo estadual e federal, disponibilizam meios para a população e que cada um pode se beneficiar, procurando os órgãos competentes. Logo em seguida, Enoque se disponibilizou a ajudar no que for preciso e esteve conversando com cada um em particular anotando suas necessidades e fazendo uma triagem para que possamos ajudar no que for necessário.

A Associação de moradores do Silva II, tendo a frente a srª Fátima, também está engajada neste trabalho e os resultados são de grandes benefícios para a comunidade. Como resultado deste trabalho tivemos:

·         Visita domiciliar para triagem
·         Palestra de educação de higiene pessoal
·         15 atendimentos individuais
·         20 entregas de medicação
·         15 exames citopatológicos
·         Encaminhamento médico
·         Advogado da associação dando auxílio na aposentadoria de pessoas da comunidade

Também foi implantado o discipulado na comunidade do sítio Monteiro.

Este é um pequeno resumo do que está sendo feito, é pouco, mas vemos Deus nos ajudando nesta obra, principalmente porque tudo isto foi feito dentro de um prazo de seis meses. A maior dificuldade não é a obra, mas, a mão-de-obra  que é escassa. Não é porque não temos esta mão-de-obra, é porque muitos ainda não despertaram para cumprir com o que a palavra de Deus nos manda. Mas estou confiante que Deus tocará em cada coração, e que no próximo ano, Deus levantará mais pessoas para nos ajudar nesta batalha. O objetivo principal não é a promoção individual, mas, o engrandecimento do nome do Senhor Jesus Cristo e a divulgação do evangelho.

Tiago 2:14-26 - “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?  Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.”

Sou grato ao meu Deus, pois tem feito maravilhas na minha vida e na vida da minha esposa Verônica, que tem me ajudado bastante nesta obra. Também agradeço ao meu pastor Ronaldo Sales, que sem seu apoio seria inviável cumprir com a tarefa. Aos professores, sou grato, pois sem eles como ficaria o ensino da palavra. Agradeço aos alunos, pois sem eles não teríamos Escola Bíblica Dominical.
Também agradeço ao irmão Enoque Gouveia, a srª Fátima presidente da Associação dos Moradores do Silva II e aos dirigentes das congregações do campo que tem nos dado um grande apoio, pois o campo é grande e muitas vezes não estamos presentes.  
Agradeço a todos que tem nos dado apoio, não tenho como recompensar, mas, Deus que é o dono da obra, fará isso com muita eficácia.  

Dc Natanael da Silva Queiroz
Superintendente EBD

0 comentários:

Postar um comentário