quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

LIÇÃO 13 – MALAQUIAS, O PROFETA DA RESTAURAÇÃO

Texto Bíblico:Malaquias caps. 1-4.
Ao Mestre
Prezado (a), é com alegria e gratidão a Deus que chegamos ao fim de mais um trimestre e de mais um ano. Faça uma restrospectiva do que foi ensinado no decorrer deste ano.
Que objetivos foram alcançados. Quantos pequenos (as) foram conduzidos a Cristo?
Foi formado neles o caráter de Cristo?

É hora de agradecer a Deus e de reafirmar o compromisso como professor de EBD, de não apenas passar aos pequenos (as) historinhas bíblicas, mas principalmente verdades bíblicas que transformam suas vidas, que as conduzam a servir ao SENHOR como autênticos cidadãos dos céus. Realizar o ensino das VERDADES e DOUTRINAS bíblicas profundas e espirituais e cooperar com o lar de forma eficaz, na formação dos hábitos, práticas e deveres cristãos, tanto na esfera social, como na espiritual. Essa é a missão do ministério de ensino que nos foi confiado.
É grande a responsabilidade que temos como professor (a) de EBD:
v  Cada aluno um crente salvo;
v  Cada salvo, bem treinado;
v  Cada aluno treinado, um obreiro ativo, diligente e dinâmico.
Assim o tríplice objetivo pode ser resumido em três fases:
v  Aceitar a Jesus.
v  Crescer em Jesus.
v  Servir a Jesus.
Minha oração é que dia a dia Deus venha renovar nossas forças, e aperfeiçoar-nos para esta tão grande missão que nos foi confiada.
Feliz 2012, na graça e na força de nosso Senhor Jesus Cristo.
Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno conscientizar-se de que desapontamos a Deus quando agimos igual aos que não conhecem a Jesus, quando praticamos coisas erradas e falamos palavrões e palavras desagradáveis. Não devemos dar “desculpas” a Deus, dizendo que “todo mundo faz”, devemos viver como filhos de Deus, tendo parte de sua natureza que é boa e santa.
ELE espera atitudes melhor de seus filhos.
Exercitando a memória
“Tudo o que você tiver de fazer, faça o melhor que puder.” (Ec 9.10 – NTLH).
Devemos administrar nossa vida de forma que venhamos cumprir com responsabilidade nossos deveres e compromissos assumidos. Se assim é nas tarefas pessoais e sociais, que dizer então nas espirituais. Devemos ser zelosos e responsáveis com os trabalhos assumidos na Obra de Deus.
Crescendo no conhecimento
Vocês se lembram das lições anteriores em que falamos acerca da invação da Babilonia à Judá? Lembram dos que foram levados cativos para lá? Isso mesmo, Daniel e seus três amigos: Sadraque, Mesaque e Abede -nego. E quem mais, na semana passada falamos de um profeta, como era mesmo que ele se chamava? Isso mesmo – Ezequiel.
Vocês se lembram que através da profecia proferia por Ezequiel, deus prometeu que iria levá-los de volta a sua terra? E Deus cumpriu o que falou. Deus usou um rei persa chamado Ciro para que concedesse que todos os judeus pudessem retornar à sua terra. E grande foi a alegria do povo, não somente em retornar mas principálmente em poder reconstruir a cidade, os mutos e o proprio templo para adorar ao SENHOR de todo o Universo.
No retorno à sua terra e na reconstrução do Templo eles se alegraram e estudaram a Palavra de Deus e vendo que estavam fazendo coisas que desagradavam a Deus, eles pediram aos sacerdotes e ao governador que fizesse um documento em que todos assinaram (Ne 10.28,29) prometendo obedecer todos os mandamentos que Deus ordena nas Escrituras Sagradas – a Biblia.
Mas após algum tempo, foram se esquecendo das grandes bençãos que Deus sempre lhes dava e foram se tornando irresponsáveis com os compromissoes que eles mesmos se dispuseram a fazer. Eles se afastaram de Deus, não o cultuavam mais e nem ao mesmo cuidavam da manutenção do templo, pois não traziam suas ofertas. Quando vinham para trazer ofertas e para cultuar a Deus faziam de má vontade e o pior que tinham era ofertado. Não havia neles sinceridade para com Deus, quando cantavam fazima apenas de lábios, não havia adoração e em reverencia a Deus.
Com o declinio do entusiasmo Deus levantou um profeta de grande coragemn e zelo pela Obra de Deus, seu nome: Malaquias. Esse nome significa mensageirodo SENHOR, e verdadeiramente ele sem temer, transmitia a mensagem de Deus a quem quer que o estivesse desobedecendo. Pois não erma somente o povo que estava assim – os sacerdotes (obreiros) também. Pois haviam se esquecido de sua chamada para serem condutores do povo a Deus, não cumpriam suas responsabilidades como lideres espirituais.
A mensagem de Malaquias repreendia os judeus negligentes e indiferentes para com Deus e o serviço na Igreja, o templo. Mas Deus também contempla os que verdadeiramente o amam e o adoram com sinceridade (Ml 3.18; 4.1), para estes a mensagem de Malaquias era de conforto e promessas (Ml 4.2,3).
Malaquias conclama todo o povo que se acheguem a Deus, se arrependam de seus pecados e O adorem com corações puros (Ml 2.5-7) e sinceros. Os que assim adoram a Deus com certeza serão muito felizes, pois ELE sempre quer o nosso bem, todas as suas ordenanças são para vivermos melhor, por isso devemos guardar seus ensinamentos obedecendo-os.
Aplicação da Lição
Amado (a) para uma melhor compreensão aplique a dinâmica abaixo:
A PALAVRA DE DEUS NOS FAZ FELIZES SE A OBEDECERMOS
Objetivo:Fazer os pequenos refletirem que assimilando a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas, nos manteremos sempre Nele.
Material:uma bolinha de isopor, um giz, uma esponja e uma vasilha com água.
Descrição:
Primeiro explicar que a água é a Palavra de Deus e os objetos somos nós.
Dê um objeto para cada pessoa.
Depois se coloca a água na vasilha, e alguém mergulha o isopor, após ver o que ocorre com o isopor, outra mergulhar o giz, e por último a esponja.
Colocar 1º a bolinha de isopor na água.
Refletir: o isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus? Somos também impermeáveis? Indiferentes a voz de Deus?
Malaquias não era indiferente.
Mergulhar o giz na água.
Refletir: o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós?
Será que Malaquias guardava para si a Palavra de Deus, ou repartia com todos?
Mergulhar a esponja e espremer a água.
Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela continua molhada. Assim somos nós quando ouvimos e guardamos (praticamos) a Palavra de Deus. Continuamos dia a dia Nele e podemos compartilhar a alegria de tê-LO em nossas vidas com outros coleguinhas.
Base Bíblica:
“A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Deus dura para sempre.Você, mensageiro de boas notícias para Jerusalém, suba um alto monte; você, mensageiro de boas notícias para Sião, entregue a sua mensagem em voz alta. Fale sem medo com as cidades de Judá e anuncie bem alto: “O seu Deus está chegando!” (Is 40.8 – NTLH)
“Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha.” (Mt 7.24 – NTLH)
“Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.”(2Tm 3.16 – NTLH)
Enfatize aos pequenos que como Malaquias nós também somos mensageiros do SENHOR, e não devemos ser negligentes com a Sua Palavra e muito menos com os deveres para com a Igreja. Com certeza, servindo-O com sinceridade seremos muitos felizes, pois ELE é fiel para conosco em todos os momentos e circunstâncias de nossas vidas
Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – APEC – Editora Hagnos – Edição 2009
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 

Fonte:  PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário