INTRODUÇÃO
Nesta lição definiremos o que significa o termo legado.
Destacaremos qual foi o legado que Elias deixou. Veremos ainda que,
apesar de Elias pensar que estava sozinho o Senhor lhe dirigiu a palavra
dizendo que havia ainda sete mil adoradores verdadeiros que não se
curvaram diante de Baal. Pontuaremos como se deu a chamada, formação e
capacitação do profeta Eliseu como substituto de Elias. E, por fim,
elencaremos quais as lições que podemos extrair do chamado de Eliseu.
I – O QUE SIGNIFICA LEGADO
O dicionário Aurélio traduz a palavra “legado”
da seguinte forma: “dádiva deixada em testamento; valor previamente
determinado, ou objeto previamente endividado, que alguém deixa a outrem
por meio de testamento”. No contexto da nossa lição, a palavra legado
diz respeito a herança moral, ministerial e espiritual que o profeta
Elias, deixou para o seu sucessor Eliseu, bem como também para todos os
servos de Deus em todas as épocas.
II – QUAL FOI O LEGADO DE ELIAS
Elias como um profeta de Deus, deixou como legado seu exemplo de vida, seu caráter. O Aurélio define a palavra “caráter”
como: “o conjunto de traços particulares, o modo de ser de um
indivíduo; índole; natureza”. A Bíblia nos revela o caráter moral,
ministerial e espiritual deste homem de Deus. Vejamos cada um deles
detalhadamente:
2.1 Moral. Esta expressão diz respeito aos “princípios
que regem a vida do ser humano, mostrando o que é certo e o que é
errado” (ANDRADE, 2006, p. 270). Elias manteve-se íntegro
num período de tanta apostasia sob o governo de ímpio rei Acabe e da
maldosa Jezabel (I Rs 16.30,31). Ele mesmo descreve-se como um servo muito zeloso pelo Senhor (I Rs 19.10).
2.2 Ministerial. Já vimos que, Elias recebera de Deus o
chamado para ser profeta (I Rs 17.1). O registro bíblico nos mostra que
ele exerceu seu ministério como um verdadeiro mensageiro de Deus, pois
anunciou que haveria seca sobre Israel, apoiado na Escritura, como
sentença pela indiferença espiritual (Dt 28.23,24; II Cr 7.13);
denunciou a idolatria de Acabe (I Rs 18.18); confrontou Acabe e os
profetas de Baal e Aserá no Monte Carmelo a fim de erradicar a adoração
ao ídolo e mostrar para Israel quem era o verdadeiro Deus (I Rs
18.19-40); e fez conhecida a injustiça cometida contra Nabote,
pronunciando a sentença por este pecado (I Rs 21.17-24).
2.3 Espiritual. O profeta Elias se tornou uma referência espiritual. Ele é chamado diversas vezes de “homem de Deus”
(I Rs 17.18,24; II Rs 1.6,9,11,13). Isto também porque as palavras
proféticas que saiam da sua boca vinham da parte de Deus, porque tinha
real cumprimento, eis algumas: (1) Elias profetizou que não choveria e
não choveu(I Rs 17.1-b);(2) Em seguida anunciou que choveria e realmente
choveu (I Rs 18.41,45); (3) falou a viúva de Sarepta que a farinha e o
azeite da botija não faltaria e não faltou (I Rs 17.14-16); (4) Orou a
Deus pela ressurreição do filho desta mesma viúva e ela asseverou: “...nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade” (I Rs 18.24); (5) No monte Carmelo clamou por fogo e o fogo caiu sobre o altar (I Rs 18.36,38).
III – O REMANESCENTE FIEL NO TEMPO DE ELIAS
A grande apostasia no Reino do Norte durante o reinado de
Acabe e as ameaças de Jezabel aos profetas de Deus, levou o profeta
Elias, em sua fragilidade, algumas vezes, fazer declarações
precipitadas, pensando ele que era o único servo de Deus que restara “...só eu fiquei por profeta do Senhor...”
(I Rs 18.22). Confira também (I Rs 19.10,14). No entanto, a voz divina
assegura ao profeta que havia um remanescente que não tinha se
corrompido com a adoração a Baal (I Rs 19.18). Entre os sete mil
adoradores verdadeiros, podemos citar o nome de alguns, vejamos:
- Micaías.Havia no palácio de Acabe profetas falsos que comiam da mesa de Jezabel, e profetizavam apenas o que lhe agradava (II Cro 18.5; I Re 18.19). No entanto, existia também um profeta do Senhor, o seu nome é Micaias que significa: “quem é como Deus”. Ele era um mensageiro de Jeová que se opunha severamente a práticas do rei Acabe como este mesmo declara (I Rs 22.8). Ele se manteve fiel ao que Deus lhe mandava dizer (II Rs 22.14,28), apesar de lhe custar prisão, espancamento e privações (I Rs 22.24, 27).
- Obadias.Seu nome significa “servo de Jeová”. Apesar de ser um “mordomo” do monarca Acabe (I Rs 18.3,5). Este homem, temia muito a Deus e aos homens de Deus (I Rs 18.7). Ele ajudou a ocultar os servos do Senhor a fim de que não fossem mortos por Jezabel (I Rs 18.13).
- Eliseu.Seu nome quer dizer“Deus é salvação”.Sem dúvida alguma,para que Deus escolhesse Eliseu para ser sucessor do profeta Elias, ele deveria ser um servo fiel. Observa-se isso também pela sua atitude ao receber o chamado divino, quando obedeceu sem hesitar, despedindo-se deu seu pai e mãe, mostrando assim ser um bom filho (I Rs 19.20,21).
IV – A ESCOLHA, A FORMAÇÃO E A CAPACITAÇÃO DE ELISEU PARA PROFETA
Não resta dúvidas de que Elias exerceu um ministério
extraordinário no Reino do Norte, pois ele foi responsável por ajudar o
povo de Deus a manter a sua identidade espiritual, fazendo com que
Israel pudesse testemunhar que só o Senhor é Deus. Contudo, assim como
todos os homens levantados por Deus, seu ministério estava chegando ao
final, por isso necessitava de um substituto. Para isso, Elias não agiu
por conta própria, ele só o fez quando e como a voz divina lhe orientou a
fazer, quando lhe disse: “...e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar”
(I Rs 19.16). Diante da da ordem divina, Elias prontamente se dispôs a
cumprir (I Rs 19.19). A maneira como Deus utiliza-se de Elias para
separar Eliseu está registrada em (I Rs 19.19-21), este texto nos mostra
pelo menos três aspectos da vocação divina, vejamos quais são:
4.1 Chamada. A palavra “chamar” no hebraico é “qãrã” que
significa “chamar alguém, convidar, convocar”. O Senhor chama quem Ele
quer, inclusive pessoas simples (Am 7.14; I Sm 16.11). Eliseu, por
exemplo, trabalhava arando terra (I Rs 19.19-a). A escolha de Eliseu foi
uma expressão da soberania do Senhor (I Rs 19.16), e ele a fez através
de Elias (I Rs 19.19). A Bíblia registra que ao aproximar de Eliseu “...Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele”
(I Rs 19.19-b). O manto de Elias era feito de peles de animais
recobertas de pêlos. Usualmente era empregado o couro de cabra, com os
pêlos do lado de fora. Esse manto era parte distintiva das vestes de um
profeta e o identificava como vidente (II Rs 1.8; Zc 13.4; Mt 3.4).
Acreditava-se que o poder espiritual era transferido ao profeta por meio
do seu manto (II Rs 2.13,14). Naturalmente pensamos que isso era um ato
meramente simbólico, mas nos tempos antigos as mantas dos profetas eram
consideradas seriamente objetos de poder. (CHAMPLIN, 2001, p. 1445).
4.2 Formação. Apesar de receber a chamada de Deus,
Eliseu não estava pronto. Ele precisava ser formado por Elias. A
expressão “formar” do hebraico “yatsar”
significa: “formar, moldar, modelar”. Como podemos ver, Eliseu não
demorou para entender isso pois receber o chamado prontificou-se a seguir e servir o homem de Deus “...então se levantou e seguiu a Elias, e o servia” (I Re 19.21-b). Eliseu se tornou um servo e aprendiz de Elias.
Ele tinha servido bem à sua família. Agora seria fiel e útil ao
profeta. Daquele dia em diante Eliseu passou a andar junto de Elias,
acompanhando passo a passo sua maneira de proceder (II Re 2.1-6) e
servindo-o naquilo que era necessário, de maneira que quando alguém se
referiu a Eliseu disse: “...aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias” (II Rs 3.11-b).
4.3 Capacitação. Ao andar junto de Elias, Eliseu
percebeu que além da chamada que havia recebido e da formação que estava
recebendo do profeta, era necessário algo mais: a capacitação. Por isso
antes de ser tomado, num redemoinho aos céus, o profeta Elias
perguntou-lhe o que ele queria que lhe fosse dado, e Eliseu respondeu: “...peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim”
(II Re 2.9-b). Elias então disse a Eliseu que isto fora um pedido
difícil, no entanto, seria concedido se ele o visse subir ao céu, o que
aconteceu em seguida (II Re 2.10-12). Agora, o profeta Eliseu, ao pegar a
capa de Elias, foi conferir se a capacidade divina de fato estava sobre
ele, então deu com a capa no rio Jordão, que abriu ao meio
imediatamente (II Re 2.14). Não foi necessário
Eliseu dizer que estava capacitado, os filhos dos profetas reconheceram
isso: “Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu.” (II Re 2.15-a).
V – O QUE PODEMOS APRENDER COM O CHAMADO DE ELISEU
5.1 Disponibilidade. Eliseu não recusou o chamado divino. Quando Elias lhe lançou a capa, ele se mostrou disponível “e correu após Elias”
(I Rs 19.20-a). Ao recebermos o chamado divino devemos estar
disponíveis seja para o que for. Tal qual o profeta Isaías diante do
clamor divino, devemos responder: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Is 6.8-b).
5.2 Renúncia. Apesar de ter um trabalho e de amar a
sua família, Eliseu demonstrou estar disposto a renunciar o que fosse
preciso para atender a convocação divina “Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei”
(I Rs 19.20-a). Tal como os discípulos de Jesus abandonaram suas redes
de pescar e puseram-se a segui-lo (Mt 4.20). Esta deve ser uma
característica de todo aquele que de modo semelhante recebe o chamado
divino. Eliseu se desfez completamente daquilo que exercia antes de
receber o chamado divino, mostrando-nos claramente que dali por diante
sua tarefa era outra (I Rs 19.21).
5.3 Serviço. O chamado de Eliseu nos ensina que ao
sermos chamados por Deus devemos estar dispostos a servir. Eliseu como
aprendiz aprenderia a exercer o seu chamado servindo a Elias (I Rs
19.21). Deus prepara o homem que vai usar através de um homem que já é
usado por Ele. A Bíblia cita exemplos dessa verdade, eis alguns
exemplos: Josué foi preparado por Deus servindo Moisés (Êx 24.13; 33.11; Nm 11.28; Js 1.1); Samuel serviu a Eli (I Sm 2.11; 3.1); Timóteo servia a Paulo, a quem ele chama de filho (I Co 4.17; I Tm 1.2,18; II Tm 1.2; 3.14).
CONCLUSÃO
Elias, sem dúvida alguma, foi um homem extraordinariamente
usado por Deus. Seu exemplo de vida, caráter e ministério se constitui
numa herança que o servo do Senhor deixou não somente para os seus
contemporâneos, mas também para todos aqueles que são chamados por Deus
para uma obra específica. A chamada de Eliseu por sua vez, nos ensina
como devemos proceder ante o chamado divino.
REFERÊNCIAS
- CHAMPLIN, R.N. Enciclopedia de Bíblia Teologia e Filosofia. HAGNOS.
- STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
- GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA.
- COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF. PAULO AVELINO
Fonte: PortalEBD
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