sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

LIÇÃO 6 – GÊMEOS MUITO DIFERENTES

Texto Bíblico: Genesis 25.20-34


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que devemos amara a Deus sobre todas as coisas, e nunca desprezá-lo trocando a benção da salvação por coisas da terra.



Frase do dia...
DEVEMOS AMAR A DEUS DE TODO O CORAÇÃO

Amplie e cole a figura Prim6 fig 1da galeria de imagens em um cartaz, e escreva a frase do dia e o texto para memorizar. Sei que em todas as lições tenho sugerido este mesmo método. Creio ser mais fácil, e ajuda na visualização e memorização do tema e versículo do dia. Para escrever o versículo use régua de letras (tem de vários tamanhos), é mais prática e melhora o visual para leitura.



Fonte:www.ubeblog.ning.com

Memória em ação
 “Portanto, amem o SENHOR, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças...” (Deuteronômio  – NTLH)

Leia várias vezes este versículo com os pequenos, isso auxiliará na memorização.É imprescindível que você enfatize aos pequenos o amor a Deus e os benefícios que temos em tê-LO como nosso Amigo. Nestes dias difíceis e trevas em que vivemos, cabe a você professor, gerar Cristo nos corações de seus alunos.


Explorando a Bíbliavocês se lembram que na lição passada, Isaque já era moço e se casou com uma linda jovem chamada Rebeca? Então, eles ficaram muito felizes. Mas os anos foram passando, passando e, passando... e eles não tinham filhos. E foram ficando tristes, pois queriam um bebezinho para amar.

E como aprendeu com seu pai, Abraão... Isaque começou a orar pedindo à Deus que lhe concedesse ter um filho. E orou por vários anos Deus ouviu. Certo dia, ao voltar do trabalho, Rebeca veio encontrá-lo sorrindo e disse que estava grávida, que alegria!

Passado uns dias Deus falou para Rebeca que ela estava grávida de gêmeos. Já pensaram? Isaque pediu um bebezinho e Deus enviou dois! Na barriga dela havia gêmeos, e eles lutavam um com o outro. Ela pensou assim: “Por que está me acontecendo uma coisa dessas?” Então foi perguntar a Deus, o SENHOR,
e Deus respondeu:
__ No seu ventre há duas nações; você dará à luz dois povos (...). Um será mais forte do que o outro, e o mais velho será dominado pelo mais moço.

Rebeca ficou preocupada. O tempo passou e chegou o tempo de Rebeca dar à luz, e ela teve dois meninos: o que nasceu primeiro era ruivo e peludo como um casaco de pele; por isso lhe deram o nome de Esaú. O segundo nasceu agarrando o calcanhar de Esaú com uma das mãos, e por isso lhe deram o nome de Jacó. Isaque tinha sessenta anos quando Rebeca teve os gêmeos.

Os meninos cresceram. Esaú gostava de viver no campo e se tornou um bom caçador, seu pai o admirava por sua habilidade e de aparência rude, cabelo ondulado ruivo e barba cerrada. Jacó, pelo contrário, era um homem sossegado, educado, gostava de ficar em casa, barba bem feita, hábil com as palavras, era o preferido de sua mãe, pois sempre a ajudava no afazeres de casa.

Certo dia quando estava cozinhando um ensopado de lentilhas, Esaú estava voltando do campo, e sentiu o cheiro da boa comida que Jacó preparava. Aproximou-se e disse ao irmão:
— Estou morrendo de fome. Por favor, me deixe comer esse ensopado aí.
Jacó respondeu:
 — Sim, eu deixo; mas só se você passar para mim os seus direitos de filho mais velho.

Ser filho mais velho implicava em ter a responsabilidade de conduzir a família a adorar a Deus. Esaú não se importava com as coisas de deus. Alias, vivia misturado nas festas dos povos que não serviam a Deus e adoravam ídolos horríveis, aos quais sacrificavam até mesmo pessoas.
Jacó sabia a importância de fazer a vontade de Deus, e não se misturava nestas festas onde todos lá faziam coisas desagradáveis aos olhos de Deus

Esaú disse:
— Está bem. Eu estou quase morrendo de fome; que valor têm para mim esses direitos de filho mais velho?
— Então jure primeiro - disse Jacó.

Esaú fez um juramento e assim passou a Jacó os seus direitos de filho mais velho.
Aí Jacó lhe deu pão e o ensopado. Quando Esaú acabou de comer e de beber, levantou-se e foi embora. Foi assim que ele desprezou os seus direitos de filho mais velho e as bênçãos de Deus.


Oficina criativa
Amplie o desenho Prim6 fig 2 na galeria de imagens para os pequenos colorir


Fonte: www.meuministerio-peniel.blogspot.com


Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.
·         Bíblia para Crianças: Histórias sempre vivas - Lois Rock/Cristina Balit – Editora Sinodal

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário