sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

LIÇÃO 8 – QUEM PLANTA COLHE

Texto Bíblico: Genesis 29.1-27


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que nossas ações funcionam como um bumerangue, tudo o que fazemos seja bom seja mau, retorna para nós. As conseqüências são inevitáveis.



Frase do dia...
PRECISO PLANTAS BOAS SEMENTES

Amplie e cole a figura Prim8 fig 1 na galeria de imagens abaixo em um cartaz, e escreva a frase do dia, enfatizando aos pequenos que nossas atitudes são como sementes que depois brotam conforme o bem ou mal que praticamos


Fonte:www.pregacoesfn.wordpress.com

Memória em ação
 “O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá” (Gl 6.7 – NTLH)

Amplie este desenho, cole em um papel cartão ou cartolina e escreva de forma bem legível o versículo dentro das frutas, pode-se colocar uma parte do versículo em cada fruta. Leia com os pequenos no mínimo três vezes para memorização.



Explorando a BíbliaNa aula passada, vimos que Jacó fugindo de seu irmão Esaú, teve um sonho, e fez um voto a Deus. Ao chegar em Harã, Jacó encontrou-se com Labão, seu tio, irmão de sua mãe.
Jacó começou a trabalhar para seu tio, mas não foi especificado nenhuma remuneração, ou seja, nenhum salário.

Jacó ficou na casa de Labão durante um mês. Certo dia, Labão disse:
__ Jacó, você é meu parente. Não me parece justo você permanecer trabalhando para mim sem ganhar nada. Diga-me, que salário você gostaria de ganhar?

Jacó estava contente de estar na casa de seu tio. Ele gostava do trabalho. Admirava também Raquel, a filha mais nova do tio Labão!

__ Tio Labão, o que eu realmente quero é me casar com Raquel! Trabalharei sete anos para você deixar que Raquel seja minha esposa.

Labão concordou dizendo:
__  Esta proposta parece boa para mim. Sim, fique aqui e trabalhe para mim.

Naquele tempo, um homem dava dinheiro ao pai da moça  com quem queria casar. Depois do casamento, o pai dava o dinheiro à sua filha. O dinheiro lhe pertencia e ela devia guardá-lo. Mas alguns homens não tinham dinheiro correspondente ao preço da noiva ou ao dote como era assim chamado. Assim, se o pai da noiva concordasse, eles poderiam trabalhar para ele durante algum tempo. Era isso o que Jacó queria fazer.

Assim, Jacó começou seus sete anos de trabalho para conseguir Raquel como esposa. Dia após dia, ele fiel e pacientemente fazia tudo quanto Labão ordenava. O tempo parecia passar rapidamente por causa de seu amor por Raquel. Finalmente, os sete anos se passaram! Chegara o tempo de Raquel se tornar esposa de Jacó!

Labão, porém, não foi honesto e nem justo com Jacó. Ele gostava de ter Jacó trabalhando sem salário. Sabia que Jacó trabalhara arduamente sem reclamar. Sim, Jacó era um bom servo e não custara nada a Labão! Então, Labão resolveu fazer algo errado. Enganaria Jacó e o faria trabalhar mais para ele. Naquele tempo, a noiva usava um véu espesso durante a celebração do casamento. Ninguém podia ver o rosto da noiva. Naquela noite, na escuridão, Jacó pegou sua noiva coberta pelo véu e a levou para sua tenda. Não pôde ver que era Lia, e  não Raquel. Na manhã seguinte, Jacó fez uma terrível descoberta: Havia se casado com a irmã errada! Ele ficou chocado e muito zangado. Como seu tio pudera fazer tal coisa?

__ Tio Labão, por que fez isto? Jacó perguntou. __ Eu trabalhei arduamente para você a fim de me casar com Raquel. Por que você me enganou?

__ É nosso costume . Labão mentiu. __ Que a filha mais velha se case antes da mais nova. E Lia, a irmã mais velha de Raquel, não casara ainda, mas eu farei um trato com você. Você também pode casar com Raquel se trabalhar para mim outros sete anos.

Em Harã, naquele tempo, muitos homens tinham mais que uma esposa. Assim, no fim da semana da celebração do casamento de Lia, Jacó e Raquel também se casaram, Então, Jacó começou a trabalhar mais sete anos para Labão. Jacó trabalhou 14 anos sem salário – um longo tempo – para casar-se com Raquel. Mas seu por ela fez seu árduo trabalho parecer agradável!

Esse incidente nos ensina dois princípios sobre serviço. O primeiro é o princípio da perseverança. Muitas coisas demandam trabalho durante certo tempo, às vezes muitos anos, como no caso de Jacó. Aprendemos a ser pacientes e continuar trabalhando em direção a um alvo, O segundo princípio é que quando somos motivados pelo amor, o serviço perseverante nos é agradável (Gn 29.20).

Vocês estão lembrados de como Jacó anteriormente havia enganado o próprio pai, Isaque, fazendo-o pensar que ele era Esaú, seu irmão? Vocês acham que Jacó se lembrou disso? Como vocês acham que ele se sentiu sobre o que havia feito, agora que fora enganado? Vocês acham que ele estava mais pronto a perdoar Labão, sabendo que cometera o mesmo pecado?

Não nos esquecemos crianças, tudo o que fazemos, vamos colher depois. Assim como Jacó enganou seu pai agora também fora enganado.


Oficina criativa
Amplie o desenho Prim8 fig 2 na galeria de imagens para os pequenos colorir e fazer as atividades

Fonte: www.ensinandoospequeninos.blogspot.com


Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.
·         Bíblia para Crianças: Histórias sempre vivas - Lois Rock/Cristina Balit – Editora Sinodal

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário