quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

LIÇÃO 9 – SENTIR FOME NÃO ERA O MEU SONHO

Texto Bíblico:Genesis 41.46-57; 42.1-5


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se que Deus sempre guarda os seus. Através de José todos os filhos de Israel seriam salvos da fome.


Exercitando a memória
“Quando os tempos forem difíceis, eles não sofrerão e terão o que comer em tempos de fome”. (Sl 37.19 – NTLH).


Crescendo no conhecimento
Vocês se lembram que na semana passada, falamos que José interpretou os sonhos de Faraó e se tornou o governador do Egito? Lembram que ele se casou e teve dois filhos? Hoje daremos sequência aos fatos que aconteceram com José.

Dada a gravidade da situação, imediatamente José começou a pôr em prática as medidas que deveria tomar para aproveitar os anos de abundância e suavizar os efeitos dos anos de carência:
  1. José governava o Egito com sabedoria e prudência.
  2. Nomeou administradores sobre a terra.
  3. Instituiu um imposto de 20%, em espécie, sobre as colheitas dos próximos sete anos.
  4. Armazenou sob guarda, debaixo de Faraó, o cereal, produto do imposto, destinado a abastecer as cidades durante os sete anos de fome.
Sua autoridade foi definida pelo próprio Faraó. José administrava a casa do Faraó, e tinha autoridade absoluta sobre todo o povo egípcio. Somente o Faraó estava acima dele. Como evidência da autoridade outorgada, José recebeu do Faraó seu anel de sinete: colocado sobre um documento, por exemplo, (usavam documentos de papiro), em uma bolota de cera quente, era como se fora a própria assinatura do Faraó: ele era seu procurador, tudo vinha as mãos de José, era ele quem resolvia todas as questões.
O novo cargo exigia certas vantagens e privilégios: roupas de linho fino (usadas pelos ricos), um colar de ouro no pescoço (símbolo de soberania), um excelente carro (só o Faraó tinha um melhor) e batedores à frente, obrigando o povo a se inclinar diante dele.
O Faraó indicou que não desejava interferir no que José fazia. Talvez para que José não parecesse tão estrangeiro aos egípcios, o Faraó lhe deu o nome Zafenate-Panéia (Revelador de Segredos). José agradeceu ao SENHOR, pois com mão forte o tirou da prisão, lhe fez governador e lhe deu esposa e filhos. Nesta época, José tinha 30 anos de idade, e andou por toda a terra do Egito, nada tinha daquele menino que foi jogado dentro de um poço por seus irmãos.
Passados os tempos de abundância, como previa o sonho do rei, vieram os tempos de fome. Os campos não produziam mais. O que as pessoas tinham em suas despensas acabaram. Todos procuravam José, que vendia o que tinha armazenado.

A fome era tão grande que além do Egito expandia-se no mundo todo, pessoas vinham de terras distantes para o Egito para comprarem alimentos.
A fome chegou até a terra de Canaã, onde seu pai Jacó e seus irmãos moravam e, ouviram falar que no Egito havia comida. Pois, um homem sábio havia estocado.

Jacó chamou seus filhos, e os mandou descerem até ao Egito para comprar alimentos. Eles nem imaginavam que seu irmão José estava vivo e era o homem sábio de quem haviam ouvido falar.

Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que José venceu todas as dificuldades, e por sua fé e obediência Deus não o desamparou. De escravo e prisioneiro se tornou o governador de todo o Egito.
Assim acontece com as crianças que amam e obedecem a Jesus. Venceram todos os problemas como José venceu.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
·         Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Estudo da Mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         Bíblia para Crianças: Histórias sempre vivas - Lois Rock/Cristina Balit – Editora Sinodal



Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário