quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

LIÇÃO 9 – RADICALIZANDO

Ao Mestre
Professor (a) é durante a fase da adolescência é que nos definimos como pessoa quanto à gostos conduta, escolha etc. E na maioria das vezes, as circunstâncias levam o adolescente à uma má-formação de sua personalidade.

Como professores de EBD devemos ter como objetivo ajudar o adolescente a adquirir uma identidade saudável, orientando-o ao cultivo de bons hábitos e bons relacionamentos, pois “amigos” exercem grande influência neste período de transição que é a adolescência.
Em um mundo que, a cada instante, apresenta mudanças significativas, o processo de identificação do adolescente faz-se mais desafiador, em razão das diferenças de padrões éticos e comportamentais apresentados na mídia.

Outros modelos da formação da personalidade, apresentados pela mídia, têm como característica a beleza física, que vem sendo utilizada como recurso de crescimento econômico e profissional, quase sempre sem escrúpulos morais ou dignidade pessoal.
O pódio da fama é normalmente por eles logrado à custa da corrupção moral que ostenta em determinados arraiais dos veículos da comunicação de massa. É inevitável que o conceito de dignidade humana e pessoal, de harmonia íntima e de consciência seja totalmente desfigurado, empurrando o adolescente para o campeonato da sensualidade e da sexualidade promíscua, em cujo campo pode surgir oportunidade de triunfo..., triunfo da aparência, com tormentos íntimos sem conta.

O professor (a) deve estar atento para que com sabedoria e direção do Espírito Santo, possa orientar o adolescente para que desenvolva relações saudáveis, e hábitos cristãos contidos na Palavra de Deus. Estejamos atentos, dedicando-nos com ardor e zelo a missão que nos foi confiada – o Ensino. Deus os abençoe.

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa:
Entender e combater o culto ao corpo. Entender de forma que possa evitar e advertir seus colegas acerca do perigo da bulimia e da anorexia, e da necessidade de moderar a freqüência de atividades físicas em academias que em sua maioria só buscam o lucro em deterioração das vidas que lá chegam em busca de exercícios realmente saudável.


Para refletir
“Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer.”(Ec 11.9 - NTLH).

O Pregador admoestou os jovens a buscar a Deus nos dias da juventude. A Bíblia instrui os jovens a aproveitar a vida de forma responsável e saudável, lembrando-nos de o dia de prestar contas à Deus chegará, e seremos julgados por tudo o houvermos feito.




Texto Bíblico em estudo: Ec 11.9-10; Pv 10.23 e 18.2.

Introdução
É evidente que a mídia também oferece valiosos instrumentos de formação da personalidade, da conquista de recursos saudáveis, de oportunidades iluminativas para a mente e engrandecedoras para o coração.

Mas, lamentavelmente os espaços reservados para o lado ético e dignificante do pensamento humano, próprio para a formação da identidade nobre dos adolescentes, sejam demasiado pequenos e nem sempre em forma de propostas atraentes, na televisão, por exemplo, em horários nobres e compatíveis, de forma eficiente que contribua para a aprendizagem superior.

As emoções fortes sempre deixam marcas no ser humano, e a mídia é, essencialmente, um veículo de emoções, particularmente no seu aspecto televisivo, consoante de forma que uma imagem vale mais que milhares de palavras, o que, de certo, é verdade. Por isso mesmo, a sua influência na formação e na estruturação da personalidade, da identidade do jovem é relevante nestes dias de comunicação rápida. Estejamos atentos para que possamos auxiliar nossos adolescentes.

Culto ao corpo
A busca pelo corpo perfeito atinge tanto as mulheres quanto os homens.
Só que o exagero dessa busca pode extrapolar os limites do corpo e tornar-se uma doença conhecida como Vigorexia.
Na Vigorexia, a pessoa nunca está satisfeita com sua imagem. É um transtorno psiquiátrico do culto ao corpo. Mesmo que o homem esteja musculoso, se vê miúdo e fraco.

O culto ao corpo afeta as mulheres provocando nelas a Anorexia e, nos homens, a Vigorexia. Em ambos os casos, trata-se de transtornos dismórficos corporais que promovem a distorção da imagem que as pessoas têm de si próprias.
  
Para conseguir o objetivo, as mulheres evitam a alimentação para que não ganhem peso, mas os homens fazem justamente o contrário: ficam obcecados em tornarem-se musculosos e realizam exercícios físicos em excesso. Muitos ainda tomam anabolizantes para atingir o resultado que querem rapidamente.
O efeito dos anabolizantes, que são drogas artificiais derivadas da testosterona, com exercícios físicos intensos provoca a hipertrofia muscular e as células passam a reter mais água.

Isso traz complicações para os tendões, ossos e ligamentos. No homem, podem causar impotência sexual, danos nos rins e no fígado, maior risco de acidente vascular cerebral, aumento das mamas, e na mulher, ganho de pêlos e engrossamento da voz. Ambos podem apresentar depressão.
A insatisfação consigo mesmo demonstra a falta de auto-estima, principalmente com a imagem corporal. O fato da pessoa não se ver bonita é mais mental do que a própria realidade.

Deus quer seus filhos alegres e saudáveis, e que desfrutem a vida que ELE nos dá. Mas todo esse regozijo deve ser moderado e sábio, reconhecendo que Deus é o SENHOR da vida, e que nos responsabilizará por nossos atos, de como cuidamos do corpo, que nos foi dado para administramos. Se vivermos de forma medíocre, e em práticas que deturbam a ordem natural da vida e da estética , o resultado será aflição e sofrimento.


Anorexia e bulimia
A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (no qual a pessoa não come mais nenhum tipo de comida) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica.
O medo da obesidade tem sido a causa de muitas jovens, e (nestes últimos dias) adolescentes também, serem vitimadas pela anorexia (distúrbio psicológico que causa aversão a alimentos, pois pessoa, mesmo sendo magra se vê obesa) e bulimia (distúrbio emocional que associado a anorexia que a pessoa provoca, ou faz vomito cada vez que se alimenta).

É imprescindível que nossos jovens e adolescentes prezem pelo controle de peso, mantendo uma alimentação disciplinada e, sobretudo pautada pelo ensino da Palavra de Deus.
Vejamos alguns desses ensinos:
·      Seja abertos. Deus formou nosso aspecto físico (Sl 139.13-16);
·      Ser cuidadosos. A Bíblia nos fala sobre moderação e contra a gulodice. Devemos resistir a docinhos extras e alimentos ricos em gorduras. Sem portanto, deixar de nos alimentarmos, pois somente com uma boa alimentação seremos verdadeiramente saudáveis.
·      Ser disciplinados e ativos. Exercícios regulares (caminhar, atividades) nos auxiliam a manter um peso ideal a nossa altura. A atividade também melhora a produtividade, a estamina cardiovascular e a disposição mental.


Garotas Malhadas e Garotos sarados
Falar sobre o corpo está em alta, sem dúvida, e não é de hoje. A discussão sobre a chamada “cultura do corpo” está na mídia, nas universidades e agora até mesmo nos hospitais. Na maioria das vezes o debate acontece na forma de condenação desse fenômeno que invade o cotidiano, os hábitos e os objetivos da vida de um número cada vez maior de pessoas. A crítica é, geralmente, nada imparcial e muito pouco benevolente.
Sejamos razoáveis, nem tudo que diz respeito à cultura do corpo merece a mesma preocupação padronizada. Não podemos nos deixar hipnotizar pela mesmice aparente, nos fazendo cegos para a possível diferença oculta por trás dela.
Mas sejamos cautelosos, pois há problemas criados na vida das pessoas pelos mitos e exigências dessa cultura do corpo. Em uns provoca apenas desconforto; em outros pode causar, por exemplo, transtornos sérios à auto-imagem e auto-estima.

Para caminhar nesse terreno de crítica a essa cultura de padronização corporal sem ser mesquinho nem permissivo, temos de fazer uma diferença entre “culto” e “cultivo” do corpo, para valorizar a variação que existe nas motivações humanas e encarar a individualidade por trás da aparente massificação.
Comecemos pelo mais simples: a questão nem sempre está na intensidade com a qual alguém se entrega à sua prática, chegando até a usar substâncias arriscadas para a saúde do organismo. A diferença entre ser “bombado”, “sarado”, “malhado” ou apenas “definido” não guarda a chave da questão. Também não resolve avaliar somente o tipo de atividade que alguém escolhe, pois o rótulo de “exagero” também pode servir para a prática de esportes A questão que pretendo focalizar é que, cultuar pode não se traduzir em cuidar; isso acontece quando a preocupação principal é o olhar do outro e a adequação à moda ou regras impostas pelo social. Por outro lado, cultivar sempre implica em cuidar de si, favorecer e afirmar seus próprios valores e escolhas.

E por que importa saber se alguém está cuidando realmente de si?
Importa porque o corpo é e só pode ser parte de uma totalidade existencial; apenas aqueles que experimentaram a sensação de totalidade em seu desenvolvimento psicológico e espiritual são capazes de apreciar e cuidar bem de si mesmos.

O estado de espírito é uma conquista básica para a saúde no desenvolvimento emocional do ser humano. Saúde é um estado de experimentar continuidade e sentido na própria existência. Então o corpo não é um mero suporte do mental. Não é apenas uma carcaça ou armadura que dá sustentação à alma e ao espírito. Não, e muito pelo contrário – é o templo de Deus e a morada do Espírito Santo.

Lembrarmos das tão famosas doenças psicossomáticas, que sempre denunciaram haver uma ligação muito mais sutil e estreita entre corpo e mente, matéria e espírito. Essas conhecidas doenças físicas de “causa emocional”, como psoríase, úlcera, asma e outras, sempre desafiaram a compreensão médica do corpo humano. Apenas a psicologia e a psicanálise puderam trazer algum entendimento. Na prática, identificamos que certos padrões de personalidade, certas formas de estar no mundo, de ver os outros, entender e aceitar limites, estão mais ou menos relacionados a certos tipos de sofrimento, descontrole e adoecimento do corpo.

Assim, em pessoas que experimentam problemas na relação com o próprio corpo, podemos procurar personalidades que sofrem com a falta de unidade e integração
Cuidar do corpo é um processo, associado a outros, da alma, da mente, das emoções e tudo o que envolve nossa vida material e espiritual. E todo processo, por ter continuidade no tempo, pode ter resultado mais ou menos saudável, favorecendo o bem estar e a felicidade da pessoa.

A psiquiatria, por exemplo, já considera algumas formas de relação com o corpo como doentias. Busca associá-las à patologias da personalidade e cria diagnósticos, como o recente “Transtorno Dismórfico do Corpo,” um excesso de cuidados associados a uma avaliação “errada” da própria imagem física. No dia a dia do trabalho clínico, muitos médicos registram que esses quadros existem.
Certas formas de relação com o corpo denunciam falhas no desenvolvimento da personalidade, no processo de integração das várias partes que compõem o ego de alguém. A ênfase na vida “do corpo”, cultuando-o, cultivando-o ou modificando-o pode significar uma tentativa de sentir-se mais real, mais verdadeiro, afirmar a existência quando a vida espiritual não está sendo afirmativa o bastante.

Certas exigências e pressões que a mídia e a sociedade apresentam podem ameaçar a identidade que desejamos ter e manter, nos forçando a “compensar” em outras esferas, investir em algo que nos faça sentir mais autênticos. Dedicar-se excessivamente ou exclusivamente ao culto do corpo é também uma rebeldia contra regras éticas divinas.

Como então identificar a sutil diferença entre culto e cultivo, na atualidade de nossa cultura?
A pista é buscar como anda a vivência da totalidade, como a pessoa se relaciona com suas “partes”, as desejadas e as não desejadas, as valorizadas e as rejeitadas, muitas vezes de forma não consciente.
E isso só pode ser um trabalho cuidadoso, atento e criativo de construção e reconhecimento de si mesmo segundo a Palavra de Deus – ela é o manual de nossa vida, nossa bússola para o céu.
Que cada um possa refletir sobre como anda sua vida espiritual e que somos apenas mordomos do SENHOR da vida.


Esportes Radicais
No Brasil, a prática de esportes radicais cresce 20% ao ano. O ser humano é o único animal que se coloca em risco propositadamente, explica Frank Farley, psicólogo do Centro de Estudos Psicológicos em Educação da Universidade Temple, na Pensilvânia, especialista em personalidades arrojadas.

Todos nós desejamos e precisamos de lazer e descanso, mas por que algumas pessoas entram nesse jogo, de praticar esportes que contrariariam o instinto de sobrevivência?
O que se percebe é que as pessoas se arriscam confiando na sorte. O excesso de auto-confiança, e a irresponsabilidade é uma das maiores causas de acidentes fatais na prática desse tipo de esporte.

Muitos se perdem em caminhadas pela mata, pois, desrespeitando as norma de segurança, se embrenham fora de rotas marcadas, e são muitos os casos que terminam em tragédias. Se uma simples caminhada pela mata pode ser fatal, imagine o perigo de esportes movidos à adrenalina, como descer por corredeiras, se pendurar em montanhas, saltar rampas ou mergulhar em mares desconhecidos, etc. Todos esses esportes são chamados de radicais exatamente porque oferecem riscos.

Deus nosso Criador não se agrada daqueles que assim fazem. De Deus vem a vida, e com ela as oportunidades que nos advêm em nossa juventude. Porém devemos vivê-la segundo Sua Vontade, pois ELE sempre tem o melhor para nós.


Conclusão
A permissividade pessoal e social, é característica dos tempos pós-modernos. O padrão de comportamento justo e correto, com seus limites à luz da Palavra de Deus, têm sido removidos da vida de muitos nestes últimos dias que antecedem a volta de nosso Senhor Jesus Cristo, resultando na falência moral da sociedade, comprometendo a vida de muitos “crentes nominais”, que não vivem de forma comprometida com os ensinos da Palavra de Deus.

Termos como liberdade, direitos, tolerância, prazer, auto-suficiência, consumismo, entre outros destacados nos meios de comunicação, têm estimulado as pessoas a pensar que podem proceder e fazer como bem quiserem.

Para a sociedade secular não há mais limites quanto à comportamento, procedimento, traje, diversões impróprias, etc., mas as conseqüências desses atos revelam-se desastrosos e algumas vezes irreversíveis.

Sejamos sóbrios, vigiemos como nos adverte a Palavra de Deus, vivamos de forma sábia sabendo que como cristãos nossa vida deve ser pautada por princípios de comportamento ético-cristão ensinado na Palavra de Deus, com a finalidade de educar-nos, afim de mantermos uma conduta condizente com a vida cristã.

Vivendo assim com certeza nosso viver será saudável, equilibrado e seremos muito mais felizes, pois, o ser humano só se sente feliz quando vive em conformidade com a Vontade Daquele que o criou.


Colaboração para O Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário