sexta-feira, 3 de maio de 2013

LIÇÃO 5 - EU & A PATRIA.

TEXTO BÍBLICO  (1 Pe 2.11-18)


ENFOQUE BIBLICO
“Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para a sua herança”.(Sl 33.12)


OBJETIVOS
Discutir sobre o significado de amar a nação.
Relacionar as atitudes esperadas de um cidadão cristão aqui na terra.
Traçar o perfil da nação que agrada a Deus.


INTRODUÇÃO
“Um certo homem, dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua:
- Sr Bilac, estou precisando vender meu sitio, que o senhor conhece tão bem. Poderia redigir um anuncio para o jornal? O poeta, imediatamente, apanhou um papel e escreveu:
“Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece sombra tranqüila das tardes na varanda.
Meses depois, Bilac encontra o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sitio. – Nem pense nisso! Disse o homem. Quando li o anuncio, é que percebi a maravilha de casa que eu tinha”, (Lição Juvenis, pg 38)

Estamos convidados nesta lição a amar, respeitar e promover o bem estar de nossa Nação, tornando-a mais justa diante de Deus.



O QUE SIGNIFICA AMAR A NAÇÃO?
“Nação do latim “natio” , de “natus” (nascido), é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico. Falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando, assim, um povo, cujos elementos trazem consigo as mesmas características étnicas e se mantém unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.”

Contudo não se constituem uma nação apenas com esses requisitos, eles são secundários. O elemento dominante de uma nação é revelado na condição subjetiva, no vinculo que une estes indivíduos, determinando entre eles a convicção de um querer viver coletivo. Já quando falamos em “Pátria” que do latim “patris”, terra paterna, terra natal ou adotiva de um ser humano, que se sente ligado por vínculos afetivos, culturais valores e história. Tem a principio o conceito de país.

Vemos no decorrer da historia vários homens e mulheres que deram as suas vidas por amor a suas Nações. São considerados como heróis, devido à grandeza que mostraram, no Brasil podemos até citar vários nomes, como o de: Rui Barbosa, Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, Luis Inácio (Lula) e tantos outros. Embora saibam de uma banda corrupta que ronda nossa nação, não podemos deixar de amá-la e orar por ela.

Amor a uma nação é coisa muito forte, é impossível esquecer a terra aonde fomos gerados. Basta darmos um olhadinha nas colônias estrangeiras que há em boa parte do Brasil. Somos todos brasileiros no sentido de Pátria, os nascidos aqui e aqueles que o adotaram como Pátria. Mas qualquer evento que há no país de origem, o sentimento pela nação fala mais alto. É comum em tempos de Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, ver pessoas com duas camisas, ou a saudade e o amor são maiores que ele acaba ficando apenas com sua nação.

Podemos buscar exemplos de amor a Pátria na Bíblia, lembremo-nos, do Cap. 1 de Neemias, um acontecimento interessante. Quem era Neemias? Filho Hicalias, da tribo de Judá, não se sabe muito dele, a não ser o livro que leva seu nome. Tratava-se de um homem rico, recusou o salário de governador devido a pobreza do povo judeu. Qual a razão de tanta preocupação? O homem era copeiro do rei, tinha por certo um bom lugar para morar, bom salário, podia muito bem deixar sua nação no esquecimento. No entanto ao saber que a ruína havia tomado conta do lugar, chorou e jejuou pela nação.

Não somente ficou esperando acontecer, mas se colocou a disposição, tal era o seu amor por sua nação. O profeta Daniel a exemplo de Neemias, também chorou no exílio da Babilônia e três vezes ao dia orava pela nação Israel, profeta Jeremias, lamentou pela nação israelita. Jesus chorou ao ver Jerusalém e lamentou devido à incredulidade do povo. Não precisa compactuar com os erros, com as leis absurdas e contrarias a Palavra de Deus, mas podemos demonstrar nosso amor por nossa nação orando, jejuando e se colocando a disposição a exemplo de Neemias.  


O QUE SE ESPERA DE UM CIDADÃO CRISTÃO AQUI NA TERRA?
Nas filas de atendimento dos órgãos governamentais, são muito comuns as reclamações, com muita ênfase naquilo que os governos deixam de fazer ou que não há uma compreensão da parte do povo. Nem sempre o povo tem razão, nós temos um olho clinico naquilo que é da competência dos governos, mas temos o mesmo olhar para com os nossos deveres? Que atitude se pode esperar de um cidadão que serve a Deus?

O homem é um ser livre e a Constituição Federal diz: “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei” Art 5, II. Os cristãos alem de cidadão do céu é também um cidadão civil ele é livre para deixar de fazer ou fazer aquilo que a lei prescreve. Quais são os deveres:

a) Deveres Civis
- Respeito à Pátria – é incrível, mas já é possível que algumas pessoas nem sequer conheça a bandeira de seu Estado. E a da sua cidade, você lembra? Esta é mais difícil, pois alguns moram longe da cidade em que nasceu, no entanto hoje a internet ajuda na busca destes símbolos. O bom cidadão do céu tem por dever demonstrar respeito e carinho para com a Pátria terrena, qualquer tipo de depredação deve estar longe do cristão.
- Pagar os Tributos – (Mt 22.21), Jesus é o maior exemplo. É bíblico e os impostos são revertidos em benefícios para a comunidade. A emissão da nota fiscal, caso seja comerciante, o pedir a nota fiscal, é dever do cidadão e uma maneira de fiscalizar. Você só pode exigir quando faz.

b) Deveres sociais
A vivência social do homem com o seu semelhante é uma forma de determinação que leva o homem à ação para o bem estar do seu próximo. O cristão não pode ficar alheio porque é crente em Deus e sua Pátria é a celestial. Somos salvos, mas não estamos fora do mundo, muito menos isolado da sociedade (Jo 17.15). Portanto temos por dever cooperar para o bem estar da sociedade e da comunidade onde vivemos. Alguns membros da igreja têm vocação política, outros praticam a filantropia, cuidam de crianças abandonadas, mendigos, casas de recuperações, outros contribuem e etc.. Não dá para fazer tudo quanto se desejaria, mas não podemos deixar de fazer o que está em nosso alcance.

De acordo com a Bíblia o cristão peca quando deixa de cumprir com suas obrigações com a Pátria. Reclamamos muito porque não há tantos benefícios, quanto achamos que os benefícios deveriam ser maiores. A corrupção existente trás também certo desanimo, mas um erro não se concerta com outro. Não porque alguém rouba que vamos deixar de contribuir pagando os impostos e amando a Pátria. Podemos sim cobrar com nossos votos, não deixando de votar, porque às vezes deixamos de exercer o nosso direito de cidadão somente porque há os que erram.

Ouço sempre dizer em países de primeiro mundo e sei que eles de fato existem, muita gente saem em direção a estes lugares em busca de melhora. Eu acho que não estão errados, uma vez que se tem a oportunidade, na conversa franca da lição do professor, tem um assunto sobre o dono de uma propriedade e o poeta Olavo Bilac, pg 38. Eu quando mais jovem era admirador de Charles Bronson, principalmente seus filmes policiais que exigiam certo suspense. Mas um dia o jornalista Amauri Jr, queria entrevista-lo e disse que era do Brasil e ele disse: “Brasil? Onde é que fica isso?”. Nunca mais eu vi seus filmes como antes. Então amamos a nossa Pátria e cumpramos os nossos deveres como bons cidadãos.


PERFIL DE UMA NAÇÃO QUE AGRADA A DEUS.
Que modelo de nação agradaria a Deus? O Brasil é do Senhor Jesus? Se for alguém pode explicar porque tem uma padroeira e a maioria dos brasileiros são seus adeptos?  Você acha que uma nação idólatra que seus mandantes são dados a feitiçarias e corrupções de todos os gêneros agradam a Deus?

Para que um país agrade a Deus é necessário que suas leis sejam justas e seus cidadãos sejam tratados com dignidade e respeito. Você conhece um país assim? As leis que ferem a moral a ética já estão sendo aceita no Brasil. Homens sem temor a Deus, sem nenhum conhecimento das Sagradas Escrituras tomam a liberdade de fazer e desfazer num país tão bonito como este.

Deus mandou o dilúvio para que contiver a proliferação da maldade (Gn 6.5, 13 – 22), naqueles dias apenas oito pessoas se salvaram entrando na arca. A confusão das línguas no vale de Sinear foi com a intenção de conter a corrupção (Gn 11. 4,5). Deus destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra, devido ao agravamento do pecado, principalmente os sexuais (Gn 19). Os pecados do heveus, dos cananeus, dos filisteus, dos amorreus etc., fez com que Deus os destruísse e os desarraigasse da terra.

O objetivo divino era formar uma nação justa no meio da terra, Israel, nunca conseguiu tal objetivo. Pelo contrario procuraram antes ser iguais as nações, tendo um rei, um deus que eles pudessem ver apalpar, que fosse como os deuses das nações (Is 5.1,2). Com o passar dos tempos Israel ficou longe de ser a nação ideal, a ponto de se dividirem em Reino do Norte e do Sul. O Reino do Norte, por desobediência e pecado foi levado ao cativeiro assírio, anos depois o rei Nabucodonosor, levou o povo judeu ou o Reino Sul, para a Babilônia. Por vezes os reis ímpios eram chamados por Deus de: “meu servo”, “meu pastor”, não porque eles eram bons ou governos justos exemplar, mas porque eles seriam usados para corrigir o erro da nação israelita (Is 44. 28; Jr 25.9; 27.6).

Contudo devemos orar e continuar pregando a Palavra de Deus, pode até ser que os representantes evangélicos não consigam coibir as leis impuras e contrarias a Palavra de Deus. Não podemos com isto recuar, tomemos como exemplo alguns homens que mesmo vivendo em meios injustos fez brilhar a justiça de Deus. Os amigos de Daniel jamais conseguiriam mudar uma lei babilônica, mas pela perseverança e fé fizeram com que Nabucodonosor, viesse a mudar as leis (Dn 3.27-30).

A influência de Daniel nunca conseguiu mudar nada, mas o seu testemunho, a sua fé em Deus trouxe varias mudanças tanto no império babilônico, como no medo-persa. Nabucodonosor escreveu o capitulo quatro do livro, termina dizendo; “Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos justos, e pode humilhar aos que andam na soberba.” (BEC – Editora Vida - SP).

No tempo de Dario, Daniel já estava velho, mas continuava com os mesmos hábitos de adoração ao Deus do céu. Nem mesmo a sua amizade com o rei, impediu que a nova lei fosse estabelecida, a lei tinha um único objetivo, acabar com a vida de Daniel, era o único que adorava a Deus. Uma vez assinada saíram à captura do homem de Deus e como ele não mudava não titubeava em seus pensamentos, foi parar na cova dos leões. Uma historia, por todos  conhecida, nada lhe aconteceu, mas a lei foi mudada (Dn 6. 25-28).  O testemunho de Daniel já conhecido pelo rei (Dn 6.20) trouxe comoção ao rei.

O que a igreja pode fazer para mudar a PL 122? Talvez no sentido político nada, pois os nossos representantes poderão ser votos vencidos. Vale a pena o enfrentamento? Os debates? A igreja deve continuar exercendo o seu papel de sal e luz do mundo, se o sal perder o seu valor este mundo entrará em um estado de putrefação insuportável. A luz só tem valor quando não esta coberta por algo que a corrompe e não a deixe brilhar. Nesse caso ela será treva e grande disse Jesus, mas pode ser pequenino, seu brilho será visto ao longe.

A igreja é a luz que brilha na escuridão, ninguém poderá impedi-la de triunfar a luz brilha na lama e não se envolve com a lama. No mesmo momento em que é luz, age como o sal, penetrando em todas as camadas da sociedade, para que não corrompa. A hipocrisia é reinante, principalmente no mundo da impressa, falam e escrevem uma coisa e pensa outra. Um exemplo claro é sobre o aborto, vemos grandes programas com as pessoas portadoras de deficiências físicas, nesses programas os artistas vão e beijam os portadores de paralisia cerebral, abraçam os deficientes visuais e etc. Mas apóiam a lei do aborto que em um dos seus quesitos propõe a morte destes. O Brasil entra para um momento difícil, não agrada a Deus, portanto não é a nação que cumpre com a justiça.



CONCLUSÃO
“Por nossa Pátria oramos. A ti, supremo Deus! Por nosso lar clamamos. A ti, ó Rei dos céus! Bendize a vida pastoril. Governa o brio senhoril. Modera a lida mercantil! Deus salve a Pátria.”(HC 636).


OBRAS CONSULTADAS
  • Wikipédia
  • OLIVEIRA, Raimundo Ferreira – Ética Cristã, 1995 EETAD, Campinas – SP.

Colaboração para Portal Escola Dominical  – Pr. Jair Rodrigues

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário