quinta-feira, 23 de maio de 2013

LIÇÃO 8 – MILAGRES É COM JESUS


Ao Mestre
Amado (a) em minha opinião este novo currículo das Lições infantis, à começar da faixa etária dos JUNIORES até à de ADOLESCENTES, estão muito superficiais em seus conteúdos. Às vezes parece-me que os comentaristas conhecem ao Senhor Jesus apenas de ouvir falar, sem haverem ainda experimentado um verdadeiro encontro com Deus.

Por essa razão, mais uma vez, faço um apelo a você, professor (a) de EBD. Que aplique-se ao preparo de suas lições, é nosso dever despertar em nossos alunos uma fé genuína em Cristo, um caráter verdadeiramente transformado e moldado pela Palavra de Deus.

É nosso dever como professores promover o treinamento espiritual de nossos alunos, apresentando ao aluno oportunidades ilimitadas de servir ao Mestre.
Inúmeros obreiros das nossas igrejas saíram da ED. Devemos conscientizar nossos alunos que este serviço tanto pode ser na igreja local como em qualquer lugar do país ou do mundo, onde o Senhor os enviar.
O privilégio de contribuir para a causa de Cristo e o dever de empreender alguma espécie de atividade cristã são coisas que devem ser trazidas à consciência dos alunos da EBD, e muitos professores não fazem isso, esquecendo-se até da aplicação da lição que deve ser feita.

Oremos e coloque-nos nas Mãos do SENHOR da Obra, e ELE nos orientará, desde que não nos movamos dos princípios contido em Sua Palavra. Se assim permanecermos fiéis, seremos vitoriosos, e cumpriremos o ministério que nos foi entregue. Deus vos abençoe.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Saber conceituar e definir um milagre, e o que é intervenção divina.


Para refletir
“E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades e expulsou muitos demônios...”(Mc 1.34 – ARC)

Os milagres de Jesus tinham como propósito principal chamar a atenção do povo para a chegada do Reino de Deus. Mas muitas pessoas estavam mais interessadas na solução imediata de seus problemas físicos do que na satisfação permanente de suas necessidades espirituais.
Esquecendo-se que maior bênção é a Salvação de nossas almas.


Texto Bíblico em estudo: Mc 1.21-34.

Introdução
O ministério terreno de Cristo foi o mais perfeito ministério já exercido por alguém neste mundo. Os quatro Evangelhos nos informa que durante seu ministério terreno, nosso Senhor Jesus exerceu todos ministérios e funções que dizem respeito à edificação e ao bem estar do ser humano.

No inicio do seu ministério, ao chegar em Nazaré, lugar onde “fora criado” (Lc 4.16), levantando-se, leu no Livro do profeta Isaias, cap. 61.1,2:
“O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do SENHOR...”

Jesus operou e continua a operar milagres, e a restaurar vidas para o Reino dos céus. Aleluia!


Por que Jesus realizou milagres?
Milagre, miraculum, vem do verbo latino mirare, que significa admirar-se, maravilhar-se. É fato que tem caráter extraordinário, fora do comum, a sua realização é atribuída à Onipotência divina, é considerado como um ato de intervenção divina no curso normal dos acontecimentos.

Qual foi o propósito dos milagres na Bíblia? Muitas pessoas hoje estão procurando milagres por motivos egoístas. Querem curas físicas, mas não se preocupam com a saúde espiritual. Querem prosperidade, mas não buscam as riquezas eternas. Igrejas que enfatizam milagres e negligenciam a pregação da palavra de Deus estão alimentando tais apetites. Jesus fortemente condenou atitudes iguais (Jo 6.26).

A pregação de Jesus não era um Evangelho só de palavra. Não era como fazia os fariseus (Jo 7.46). Sua mensagem era eloqüente e profunda. Verdadeiramente tocava aqueles que O ouviam, pois ELE não somente falava, mas era a própria Palavra. Sua mensagem e Sua Pessoa eram a mesma essência.

Certa vez o Senhor Jesus disse: “Se não virdes sinais e milagres, não crereis.” (Jo 4.48).
Muitos creram por causa dos sinais que Ele operava (Jo 2.23;3.2), dentre estes sinais a cura de enfermidades teve lugar especial no ministério terreno do Senhor Jesus.

“Verdadeiramente, Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si...”(Is 53.4).
Jesus cumpriu esta profecia antes mesmo de morrer na cruz, e após seu Sacrifício expiatório e Sua Ressurreição, Ele assegurou o direito de seus servos de serem salvos e curados doa males do corpo físico.

O comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD) pg. 1402 diz: “... A Morte expiatória de Cristo foi um ato perfeito e suficiente para a redenção do ser humano total – espírito, alma e corpo. Assim como o pecado e a enfermidade são gigantes gêmeos, destinados por satanás para destruir o ser humano, assim também o perdão e a cura divina vêm juntos irmanadas, destinadas por Deus para nos redimir e nos dar saúde (cf. Sl 103.3; Tg 5.14-16)...”.

Os milagres provam a fonte da mensagem. Quando Deus enviou Moisés ao Egito, Ele lhe deu sinais milagrosos para provar que sua mensagem era realmente divina (Ex 4.1-17).
Os milagres de Jesus provaram seu poder para perdoar pecados. Estude o relato de Marcos 2:1-12, observando especialmente as palavras de Jesus nos vs. 10 e 11: “Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),
11  a ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa.”(ARC)

O povo entendeu que os sinais de Jesus introduziam uma nova doutrina. As pessoas em Cafarnaum “...se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!” (Mc 1.27)

O Espírito Santo deu poder de operar milagres aos apóstolos, para confirmar a Palavra que eles pregaram (Mc 16.20). Paulo descreveu esses sinais como “as credenciais do apostolado” (2 Co 12.12).
O autor de Hebreus falou que a palavra dos apóstolos foi confirmada junto com o testemunho de “sinais, prodígios e vários milagres” (Hb 2.3-4). A palavra foi revelada, confirmada, e entregue aos santos uma vez por todas (Jd v.3). Já recebemos, nas Escrituras, tudo que precisamos para servir ao Senhor (2 Pe 1.3-4; 2 Tm 3.16-17).

Jesus delegou este ministério à Sua Igreja, hoje é através da Igreja, que o Senhor Jesus opera milagres.
No final de seu sermão profético, Jesus revelou que no final dos tempos, serão galardoados aqueles tiveram o cuidado de visitar os doentes, quando Ele dirá: “adoeci, e visitastes-me” (Mt 25.36), e quando os justos perguntarem: Senhor (...), quando te vimos enfermo ou na prisão e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mt 25.37-40).


Os milagres demonstram o poder de Jesus
Durante seu ministério, Jesus operou vários milagres, mostrando assim seu poder sobre a doença, a natureza e até mesmo sobre a morte.
É importante notar que em nenhum momento Jesus usou seus poderes para benefício próprio. Nem mesmo ao ficar quarenta dias em jejum, quando foi levado ao deserto para ser tentado por Satanás (Mt 4.1-11).

Sem dúvida alguma, os milagres relatados na Bíblia não representam a totalidade de maravilhas que Jesus realizou durante seus três anos e meio de pregação do Reino de Deus. Como é dito pelo apóstolo João:
“Jesus, pois, operou também, em presença de seus discípulos, muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.”(Jo 20.30-31).


Conclusão
Os milagres glorificam o poder de Deus e muitas vezes inspiram fé.
Devemos também nos lembrar que cura de enfermidades não depende somente de fé, mas também da Vontade Absoluta, ou Permissiva de Deus. Devemos pedir a Deus discernimento para entendermos Sua Vontade.

Que o Senhor nos ajude de forma que nossa vida e ministério não sejam somente como fator de alivio aos que nos cercam, mas que seja o meio pelo qual propagamos o poder de Deus através do Evangelho, trazendo salvação à todos quanto o ouvirem. Amém.


Colaboração para Portal Escola Dominical - Profª. Jaciara da Silva

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário