sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

DINÂMICA - LIÇÃO 11 - BOM É SER BOM (PRÉ-ADOLESCENTE)

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Bom é ser bom”.
 - Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
- Depois, utilizem a dinâmica “Bondade em ação”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
- Iniciem o estudo do tema, lendo Galátas 5. 22 e falem para os alunos que “benignidade” e “bondade” são duas virtudes do Fruto do Espírito Santo.
- Escrevam estas duas palavras no quadro.
- Perguntem: O que é benignidade? E bondade? Ambas possuem o mesmo significado?
 Benignidade refere-se a sentimento, ao passo que a bondade é atitude.
- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Bondade em Ação”.
 Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bondade em Ação
Objetivo: 
Refletir sobre a bondade nas atitudes individuais ou coletivas.
Material:
Texto bíblico: Lc 10. 30 a 35
06 pessoas: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.

 Quer saber mais sobre o uso da dramatização nas aulas da EBD, leiam o texto pedagógico, postado abaixo.
- O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam sobre as atitudes dos personagens diante do homem espancado, quanto a bondade e solidariedade.
- Em seguida, reflitam como tem sido nossa atitude diante daquelas pessoas que necessitam de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.
- Perguntem: Como vocês podem demonstrar atitudes de bondade?
Aguardem as respostas.
- Para finalizar, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.
Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2013/12/dinamica-da-licao-11-bom-e-ser-bom-pre.html#ixzz2nNiw2l00

0 comentários:

Postar um comentário