Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma
necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos
alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Bom é ser bom”.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
- Iniciem o estudo do tema, lendo Galátas 5. 22 e falem para
os alunos que “benignidade” e “bondade” são duas virtudes do Fruto do Espírito
Santo.
- Escrevam estas duas palavras no quadro.
- Perguntem: O que é benignidade? E bondade? Ambas possuem o
mesmo significado?
Benignidade refere-se
a sentimento, ao passo que a bondade é atitude.
- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Bondade em
Ação”.
Tenham uma excelente
e produtiva aula!
Dinâmica: Bondade em Ação
Objetivo:
Refletir sobre a bondade nas atitudes individuais
ou coletivas.
Material:
Texto bíblico: Lc 10. 30 a 35
06 pessoas: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o
levita, o samaritano e o hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da
parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de
“esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10
minutos e sem muito aparato.
Quer saber mais sobre
o uso da dramatização nas aulas da EBD, leiam o texto pedagógico, postado
abaixo.
- O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35.
Enquanto o narrador estiver lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações
descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam sobre as atitudes dos
personagens diante do homem espancado, quanto a bondade e solidariedade.
- Em seguida, reflitam como tem sido nossa atitude diante
daquelas pessoas que necessitam de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.
- Perguntem: Como vocês podem demonstrar atitudes de
bondade?
Aguardem as respostas.
- Para finalizar, organizem, com seus alunos, ações para
atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de
remédio, de roupas etc.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2013/12/dinamica-da-licao-11-bom-e-ser-bom-pre.html#ixzz2nNiw2l00