quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

LIÇÃO 12 – JESUS MULTIPLICA UM LANCHE

Texto Bíblico: João 6.1-15
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que Deus é Poderoso para suprir nossas necessidades; mas, devemos nos lembrar que para isso ELE precisa que alguém se disponha a fazer algo. Muitas vezes, poderemos ser nós que poderemos nos desprender para doar algo, como o menino da historia de hoje, e devemos ter um coração disposto a ajudar outras pessoas.
Aprendendo a Bíblia:
“Dá-nos hoje o alimento que precisamos”(Mt 6.11 – NTLH)
Prezado (a), escreva o versículo em um cartaz, se possível com letras coloridas e decoradas, e enquanto conduz os pequenos a ler no mínimo umas três vezes, enfatize a eles que, quando oramos a oração do “Pai Nosso” e falamos esta frase, estamos reconhecendo que como Deus é SENHOR de todas as coisas, os campos que produz os alimentos também está sob seu poder, portanto, é ELE que nos sustenta e supre todas as nossas necessidades. Que Pai maravilhoso nós temos!


Palavra do dia
SACIAR
Escreva esta palavra em uma cartolina em letras grandes. Cole abaixo o desenho do prato vazio:
Com o desenho do prato vazio, explique que quando estamos com fome, não ficamos contente apenas com prato sobre a mesa, queremos que tenha algo para comermos, por exemplo, pães bem gostosos.
SACIAR = é comer até não sentirmos mais fome.
Você poderá recortar desenho de pães  e colar sobre o desenho do prato vazio.
Assim compreenderão melhor o sentido da palavra SACIAR.
Explorando a Bíblia
Responda-me uma coisa crianças: Quantos aqui gostam de sentar-se na mesa e comer algo bem gostoso? – ahhh eu sabia!! Todas, não é mesmo?
Mas vocês sabiam que tem criancinhas como vocês que as vezes não tem nada para comer? Você reparte um lanche seu com um coleguinha que não tem?
Hoje vamos conhecer a história de um menino que repartiu seu lanche com mais de cinco mil pessoas, isso mesmo, cinco mil. Vamos saber como isso foi possível?
Quando Jesus Cristo, morava aqui na terra, certa vez ele subiu a um monte e assentou-se li com seus ajudantes (os discípulos), e ensinava as palavras de Deus. E muita gente foi se ajuntando a eles, até que se formou uma grande multidão. Somente de homens tinham quase cinco mil, sem contar as mulheres e as muitas crianças ali presentes. Assim as horas foram passando e ninguém ia para suas casas, queriam continuar ouvindo o que Jesus dizia. 
Então Jesus vendo que estavam ali por muito tempo, sentiu compaixão, ELE as amava, como nos ama. Então chamou um de seus ajudantes chamado Felipe, e perguntou:
__ Onde poderíamos comprar alimento para estas pessoas?
Felipe respondeu assustado:
__ Não dá pra fazer isso não! Nem se tivéssemos duzentos dinheiros não daria.

NOTA:duzentos denários, era o salário de oito meses de trabalho.
Felipe disse isso e saiu, não se importou nem em conversar com os outros e ver o que poderiam fazer. Mas, outro ajudante chamado André, trouxe a Jesus um menino havia trazido um lanche, e queria repartir com os que estavam com fome. Mas parecia algo impossível, e foi assim que André falou ao apresentar o menino a Jesus:
__ Mestre, está aqui um menino que tem um lanche: cinco pães e dois peixinhos, mas isso não representa nada para alimentar tanta gente.
Então, Jesus mandou as pessoas se assentarem. E todos começaram a sentar-se. Jesus chamou todos os seus ajudantes para que ficassem junto DELE.Então Jesus apanhou os pães e os peixes e fez uma oração e começou a repartir o pão com peixe e dava aos ajudantes para que dessem as pessoas, e conforme o pão com peixe saia das mãos de Jesus ia se multiplicando, e assim todas as pessoas ali, homens, mulheres e crianças comeram até suas barriguinhas ficarem cheias. Todos se saciaram. Quando todos já estavam satisfeitos, Jesus parou de multiplicar o lanche.
E para nos ensinar que não devemos jogar nada fora, ou seja, desperdiçar comida, Jesus mandou que seus discípulos ajuntassem todos os pedacinhos que sobraram ou caíram no chão enquanto as pessoas comiam, e sabe que sobrou doze cestos cheios de pedaços?
Todos ali ficaram admirados com o milagre que Jesus fez. Mas para que isso acontecesse, um menino decidiu repartir o lanche que tinha com os que estavam com fome, como ele também com certeza estava.

Aplicação da lição
Por que será que Jesus com seu poder não fez aparecer comida para as pessoas? É porque ELE queria que o menino e também os seus ajudantes participasse do milagre e fizesse todas aquelas pessoas felizes.
Deus quer nos usar para que através de nossas ações pessoas sejam ajudadas em suas necessidades. Talvez você esteja pensando: “tenho sempre de dar meu lanche?”
Não! Devemos sempre estar dispostos a ajudar as pessoas da maneira que pudermos. Sempre tem crianças sem roupas, sem agasalho, sem brinquedos. Se vocês cuidarem bem de seus pertences poderão dar para quem não tem. Com certeza, você fará muitos coraçõezinhos se alegrarem e Deus ficará contente com sua ação.

Fontes Consultadas:
Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – APEC – Editora Hagnos – Edição 2009
Fonte: PortalEBD


0 comentários:

Postar um comentário