sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

LIÇÃO 10 – NÃO DESISTA!

Texto bíblico:    Jó 1. 8, 9, 11, 12, 21,22; 2.3
E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal.
Então, respondeu Satanás ao Senhor e disse: Porventura, teme Jó a Deus debalde?
Porventura, não o cercaste tu de bens a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e o seu gado está aumentado na terra.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema de ti na tua face!
E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.
Edisse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor.
Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.
E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, desviando-se do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.
Nosso texto em estudo traz uma passagem no livro de Jó; alguns estudiosos acreditam que o Livro de Jó foi o primeiro livro da Bíblia a ser escrito.
O autor é desconhecido, mas alguns creditam a autoria possivelmente a Moisés ou ao próprio Jó; a data é desconhecida, porem narra fatos que ocorreram provavelmente nos tempo dos patriarcas (2000 – 1800 a.C)

Jó é um modelo de confiança e obediência a Deus, ao ponto do próprio Deus dar testemunho de dele perante o diabo. Alguns não tem este dialogo como literal, mas a Bíblia confirma que o diabo em acesso a Deus, pois ele já o fez em um outro episodio, portanto a passagem de Jó não é uma obra de ficção;

A qual nos deixa uma lição. Pois o fato de sermos obedientes e termos a confiança no Senhor não nos insenta dos problemas da vida, problemas estes que vem provar a nossa fé.
Dentre alguns objetivos de Deus ter permitido que ocorresse este caso com Jó, existe o fato de que o próprio Jó testificou que após ter passado por esta experiência estava agora de fato vendo a Deus, pois ele afirmara que apenas o conhecia de “ouvir falar”

O mesmo ocorre em nossa vida, alguns problemas vem, mas ao vencermos adquirimos experiência, saímos fortalecidos na fé e confiantes no Senhor, pois certamente Ele não nos desampara. Basta que apenas mantenhamos a nossa fé e esperança no Senhor, alias este é o assunto da aula; Não desistir!
Introdução
Durante todo o trimestre temos estudado escolhas as quais Deus se agrada que façamos, isto porque o processo da salvação é continuo, uma vez salvos temos de prosseguir avante na vida cristã. Nesta caminhada certamente virar obstáculos e problemas, é justamente nessa hora que temos de fazer uma escolha séria; a qual dependerá todas as demais.
Estou me referindo ao fato de “Não desistir”
O Senhor sabia que iríamos ter problemas, por essa razão, de ante mão nos aconselhou.
Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (Jo 16.33)
Quando vemos o significado da palavra “animo” entendemos que ela se encaixa perfeitamente no sentido de não desistir, pois ela significa: coragem, vigor, força, esperança; animar, resolver-se, decidir-se, deliberar-se; atrever-se.
Portanto ter animo é se colocar numa posição de não desistir em hipótese alguma.

I- Quando as coisas não vão bem
Servir a Deus em tempo de bonança, quando tudo esta bem, é fácil, pois há paz, alegria, mas se a situação se inverter ?
Muitos não suportam as dificuldades, isto nos lembra uma passagem citada pelo mestre Jesus, Ele ensinará acerca do mancebo de qualidade, aquele jovem tinha o desejo de ser salvo, e pergunta ao Senhor o que deveria fazer para alcançar a salvação, mas logo que ouve a resposta do Senhor, ele desiste e vai embora triste.
O Senhor ordenou que ele vende-se tudo quanto tinha e desse aos pobres, porem aquele jovem era muito rico e tinha muitas propriedades, ouvindo o Senhor não quis continuar no seu intento de buscar a Deus, ele desistiu mediante as exigências.
Assim também ocorre conosco, servir ao Senhor quando as coisas vão bem é fácil, o difícil é manter a mesma dedicação quando tudo começa a ficar ruim. Enquanto temos um trabalho, saúde, uma família estruturada, estamos bem, mas logo começa a surgir as dificuldades já pensamos em desistir , voltar atrás!
Foi isso que aconteceu com o povo de Israel quando saiu do Egito, passados alguns dias no deserto quando surgiu a falta de alimentos, os israelitas começaram a murmurar contra Moisés ao ponto de quererem voltar ao Egito!
Eles estavam desistindo de todas as promessa de Deus, neste caso eles não tinham fé suficiente para crer que o Senhor supriria todas as suas necessidades.
Neste sentido “Não desistir” toma o sentido de perseverar; para termos vitória completa sobre todas as circunstâncias  difíceis da vida, temos de perseverar, perseverar é mais do que não desistir; significa: Conservar-se firme e constante; persistir, prosseguir, continuar:
Nossa lição de hoje nos trás como exemplo um homem que não desistiu, mesmo que toda a sua vida tenha sido mudada pela tragédia.
II- O caso de Jó
A autoria de Jó é incerta. Alguns eruditos atribuem o livro a Moisés. Outros atribuem a um dos antigos sábios, cujos escrito podem se encontrados em Provérbios ou Eclesiastes. Talvez o próprio Salomão tenha sido seu autor. Os procedimentos, os costumes e o estilo de vida geral do livro de Jó são do período patriarcal (cerca de 2000-1800 aC). Apesar dos estudiosos não concordarem quanto à época em que foi compilado, este texto é obviamente o registro de uma tradição oral muito antiga. Aqueles que atribuem o livro a Moisés, acham que a história surgiu lá pelo séc. XV aC. Outros acham que surgiu lá pelo séc. II aC. A maior parte dos conservadores atribuem Jó ao período salomônico, pela metade do séc. X aC.
A própria Escritura atesta que Jó foi uma pessoa real. Ele é citado em (Gên 46.13; Ezeq 14.14, 14.20 e Tiago 5.11). Jó era um gentil. Acredita-se que era descendente de Naor, irmão de Abraão. Conhecia Deus pelo nome de “Shaddai” - o Todo Poderoso. Ele era um homem rico e levava um estilo de vida semi-nômade.
Naturalmente, o livro inteiro trata do problema da dor e do sofrimento. Jó volta-se particularmente para o problema do sofrimento inocente.
Ao mesmo tempo, parece que este problema é ocasião para uma lição sobre viver pela fé. O livro é uma afirmação da glória e perfeição do Senhor, aquele que é digno de ser adorado e louvado.
Jó se tornou um grande exemplo de perseverança em segui ir a Deus, mesmo na dificuldade, no caso de Jó tudo na sua vida foi mudado, ele perdeu seus filhos, perdeu toda a sua fazenda, ate o apoio de sua esposa. Jó tinham muitas razões para pensar que Deus não estava mais com ele,
Porém ele perseverou com fé esperança.
Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo, os meus caminhos defenderei diante dele. (Jó 13.15)
III- Quando for com você?
Na Bíblia encontramos uma serie de personagens além de Jó, a qual não desistiram de seguir a Deus, mesmo nas grandes dificuldades, todos eles estão escritos na galeria dos heróis da fé em Hebreus, observe a descrição:
E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio de espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
(homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. (Hb 11.36-38)
Todos esses grandes personagens tiveram a ajuda de Deus, mas o essencial é que neles houve o sentimento, a decisão, de não voltar atrás, de não desistir da caminhada.
Para nosso exemplo leia a Historia a seguir, e transmita a seus alunos:
Não Desista !
Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina.
Para poder continuar nos negócios, empenha as próprias jóias da esposa.
Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido.
O homem desiste?
Não! Volta à escola por mais dois anos, sendo vítima da maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o chamavam de "visionário".
O homem fica chateado?
Não! Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele.
Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída.
O homem se desespera e desiste? Não!
Reconstrói sua fábrica, mas, um terremoto novamente a arrasa.
Essa é a gota d'água e o homem desiste?
Não! Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família.
Ele entre em pânico e desiste? Não!
Criativo, ele adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sai às ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas "bicicletas motorizadas". A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria. Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção.
Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.
Encurtando a história: hoje é um dos maiores impérios da indústria da automobilística japonesa, conhecida e a Honda Corporation respeitada no mundo inteiro. Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.
Conclusão
Mesmo que sofremos um pouco, jamais devemos desistir, pois o nosso futuro depende dessa escolha, e certamente nossa vitória também será a de muitos.
O que seria de todos nós se o Senhor Jesus desistisse quando estava próximo a ser crucificado?
A Bíblia afirma que Ele se entristeceu grandemente, contudo não desistiu, suportou a dificuldade por amor daqueles que haviam de si salvar pelo seu sacrifício.
Na epistola aos Hebreus temos um conselho neste sentido
Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Que Deus os abençoe. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma. (Hb 10.38,39)
Se desistirmos certamente estaremos colocando a nossa salvação em risco, pois como afirma o versículo “aqueles que se retiram” desistem para perdição, o melhor é lutar, combater

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Prof. Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário