sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

LIÇÃO 10 - TRÊS AMIGOS NA FORNALHA.

Texto Bíblico
Daniel 3.1-30.
Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que o nosso Deus é o único que merece nossa adoração, Ele quer que o adoremos em espírito e em verdade.
Frase do dia:
Somente Deus merece a minha adoração!
 Memória em ação
“Não adore outros deuses; adore somente a mim. - Êxodo 20.3.
 Explorando a Bíblia
O rei Nabucodonosor fez uma estátua dourada, que tinha quase trinta metros de altura por três de largura, e a colocou na planície de Dura, na província da babilônia, depois disso, mandou mensagens a todos os príncipes, governadores, capitães, tesoureiros, juízes, conselheiros e oficiais das províncias para que viessem á festa de dedicação da estátua feita pelo rei. Quando todos os convidados tinham chegado e se reunido diante da estátua, o homem que anunciava as ordens do rei gritou: Povos de toda a terra, homens de todas as línguas, ouçam as ordens do rei:


Quando os instrumentos começarem a tocar, todos devem se curvar até o chão e adorar a imagem de ouro do rei Nabucodonosor, qualquer pessoa que não fizer isso será imediatamente jogada na grande fornalha acesa. Assim quando os instrumentos começaram a tocar, todos aqueles homens de todo o povo, nação, ou língua se curvaram até o chão e adoraram a estátua de ouro do rei Nabucodonosor.
Mas alguns oficiais foram até onde o rei estava e acusaram os judeus de não adorar a estátua!
Majestade, disseram eles ao rei, o senhor baixou uma lei que era pra todos ao ouvirem a música se curvasse e adorasse a estátua, mas há alguns judeus Sadraque, Mesaque e Abedenego, aos qual o senhor entregou os negócios da província da Babilônia que desobedeceram a suas ordens e se recusaram a servir os deuses do rei e a adorar a estátua de ouro que o senhor levantou.
Então Nabucodonosor terrivelmente zangado, mandou seus servos trazerem Sadraque, Mesaque e Abedenego perante ele.
È verdade que vocês se recusam a servir meus deuses e adorar a estátua de ouro que eu mandei construir? Vou dar mais uma oportunidade quando a música for tocada, se vocês se curvarem e adorarem a estátua nada lhes acontecerão. Mas, se vocês não fizerem isso, serão jogados na grande fornalha acesa imediatamente. E qual é o deus que vai poder livrar vocês de minhas mãos?
Os jovens lhes responderam: Rei Nabucodonosor, nós não precisamos responder a essa pergunta. Se o nosso Deus a quem nós servimos, quiser nos livrar, Ele nos livrará da grande fornalha e também das suas mãos, ó rei. Mas se Ele não quiser, mesmo assim, senhor, nós  nunca serviremos os seus deuses e nem adoraremos a estátua de ouro que o senhor levantou.
Nabucodonosor já estava estourando de raiva, e pelo seu rosto se via que ele ia mandar matar os jovens judeus, ele ordenou aos seus servos que a fornalha fosse esquentada sete vezes mais que o normal! Chamou os homens mais fortes de seu exército e mandou amarrar Sadraque, Mesaque e Abedenego e os jogar na grande fornalha.
Assim os três foram bem amarrados com cordas e jogados dentro da fornalha. O fogo, por causa da ordem do rei, estava tão forte que matou os soldados que jogaram os jovens na fornalha. Então o rei que assistia tudo, se levantou espantado e perguntou aos conselheiros: Nós não jogamos três homens no fogo? Sim, responderam eles, sem dúvida majestade.
Mas olhem! , gritou o rei. Eu estou vendo quatro homens, soltos, e andando pelo fogo e nem se queimaram com as chamas! Além disso, o quarto homem parece ser um deus!
O rei se aproximou o máximo da fornalha e gritou: Sadraque, Mesaque, Abedenego, servos do Grande Deus, saiam fornalha! Então os três saíram do meio do fogo.
Então todos os príncipes, governantes, oficiais e conselheiros se ajuntaram em volta deles e viram que o fogo não tinha tocado neles nem um fio de cabelo havia sido queimado! As suas roupas não estavam queimadas! Nem cheiro de fumaça havia neles.
Então Nabucodonosor disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abedenego, porque Ele mandou o seu anjo para salvar seus servos fiéis, que não quiseram obedecer ás ordens do rei e preferiram morrer a adorar outro deus! Por causa disso, eu baixo este decreto: Se qualquer pessoa de qualquer povo, nação, ou língua, falar uma palavra contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abedenego, será cortada em pedaços, e sua casa, completamente destruída. Porque nenhum outro Deus pode fazer o que Ele faz.
Depois disso, o rei promoveu os jovens e eles se tornaram homens importantes na província da Babilônia.                    
Oficina criativa
Amplie o desenho Prim10 fig 1 na Galeria de Imagens para os pequenos colorir


Imagem: colorir.kly.com.br                                                    

Fontes Consultadas:
·         Bíblia na linguagem de hoje
·         Bíblia da galerinha
·         Bíblia de estudo pentecostal.
·         Bíblia Viva

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário