Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma
necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos
alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, iniciem o estudo da lição.
- Falem: A lição de
hoje tem como título “A Ilusória Prosperidade dos Ímpios”.
- Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “A Chave
da Prosperidade”.
- Agora, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Vejam no final da postagem uma sugestão de atividade para o
encerramento do trimestre!
Dinâmica: A Chave da Prosperidade
Objetivo:
Refletir sobre a prosperidade terrena e enfatizar
a importância da prosperidade com Deus.
Material:
Palavras digitadas: Paradoxo, Justo e Ímpio, Inquietude e
Crise na Fé
Quadro
Marcador para quadro branco
Rolo de fita adesiva
Figuras dos sinais matemáticos de diferença e igualdade
Envelopes amarelos
03 envelopes azuis
01 chave confeccionada em cartolina ou EVA em tamanho grande
01caixa dourada ou 01 baú pequeno
Procedimento:
- Entreguem para os alunos os envelopes azuis e amarelos e
peçam para que abram somente quando vocês pedirem.
- Após a apresentação do título da lição, façam uma leitura
do Salmo 73, dos versículos 1 a 16, de forma compartilhada.
Para tanto, peçam para os alunos abrirem a Bíblia, para que
a leitura seja realizada.
Para cada versículo ou bloco de versículos, façam uma breve
reflexão sobre a inquietude de Asafe diante da prosperidade os ímpios, a crise
na fé que foi gerada pela constatação entre o paradoxo entre a vida do justo e
do ímpio sob o ponto de vista terreno.
À medida que vocês falarem coloquem no quadro as seguintes
palavras: Paradoxo, Justo e Ímpio, Inquietude e Crise na Fé.
- Perguntem: Quais as diferenças, entre o justo e o ímpio,
apresentadas por Asafe, nos versículos lidos?
Coloquem no quadro o sinal de diferença usado em Matemática
e peçam para os alunos que estão com os envelopes amarelos abram e leiam as diferenças(elas abrangem o aspecto
material).
- Escrevam no quadro ou cartolina a expressão: Ilusória
Prosperidade dos Ímpios.
- Peçam para que os alunos que estão com os envelopes azuis
abram e leiam as perguntas:
Quem são os ímpios?
Em que consiste a prosperidade dos ímpios?
Por que a prosperidade dos ímpios é ilusória?
Reflitam sobre as respostas e acrescentem outras informações
se necessário.
- Falem: Vejamos agora mais uma diferença entre o justo e o
ímpio ainda no salmo 73.17 ao 20.
Coloquem outro sinal de diferente(matemática) e escrevem:
A diferença está na vida espiritual e como será o fim do
justo e do ímpio.
Falem: Asafe mudou o foco de sua atenção que antes estava
centrada na prosperidade da vida do ímpio e depois passou para outro aspecto, o
espiritual, quando ele entrou no santuário de Deus, passando a perceber a real
diferença entre o ímpio e o justo.
- Salomão, em Ec 9.2, afirma que o que sucede ao justo
também acontece ao ímpio, referindo-se a morte.
Coloquem no quadro sinal de igualdade e escrevam: o que é
comum é a morte física.
Escrevam abaixo do sinal de diferente: A diferença principal
é o destino na eternidade. Ml 3.19 e 4. 1 a 3.
E é aí que reside a verdadeira Prosperidade!
- Apresentem uma chave confeccionada de cartolina em tamanho
grande e peçam para um aluno segurá-la na frente da sala.
Falem: Qual a chave da verdadeira prosperidade?
A verdadeira prosperidade não consiste em bens terrenos, mas
em tesouros eternos, espirituais, e numa vida abundante que consiste no
equilíbrio entre o aspecto material e o espiritual, crendo na providência
divina.
Enfatizem que é necessário o cuidado quanto importância
elevada dada a um em detrimento do outro. Mas, que deve haver equilíbrio, pois
Deus não condena a riqueza, mas o amor ao dinheiro (I Tm 6.10).
- Em seguida, apresentem uma caixa dourada ou um baú pequeno
com o nome “Caixa do Tesouro”. Peçam para um aluno abrir. Ele vai encontrar um
papel com os versículos abaixo, que deverá ler:
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem
tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu,
onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem
roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”.
Mateus 6:19-21
- Para finalizar, perguntem: Onde está seu coração, nos
tesouros da terra e/ou nos tesouros do céu?
Por Sulamita Macedo.
Sugestão para o Encerramento do 4º. Trimestre – 2013
Lição de Jovens e Adultos
Sugiro uma Gincana, mas caso não haja condições de
realizá-la, vocês podem fazer adaptações e executar algumas atividades desta
gincana
A gincana pode ser realizada:
- Entre todas as
classes da lição de jovens e adultos
- Com um segmento, por exemplo jovens, dividido em 02 grupos
- Com uma classe, dividindo a turma em 02 grupos
- Com uma comissão julgadora ou observadora que
contabilizará os pontos e supervisionará a execução das tarefas.
Tarefas
1 – Apresentar
figuras
Apresentar figuras que representem cada lição, explicando a
relação entre elas e os temas das lições.
Esta tarefa deve ser divulgada com antecedência(no domingo
anterior a gincana)
Pontuação: Cada figura tem valor de 01 ponto, a explicação
correta mais um ponto.
Cada grupo terá a pontuação de acordo com a quantidade de
figuras e a explicação correta.
2 – Encenar
Cada grupo deverá fazer encenação de forma rápida das
seguintes passagens de Provérbios:
Provérbios 22.13
Provérbios 6. 1 a 5
Esta tarefa deve ser divulgada com antecedência(no domingo
anterior a gincana)
Pontuação: A melhor encenação tem valor de 05 pontos, a
outra terá 03 pontos.
3 – Explicar
Cada grupo deverá explicar
Ec 11.1.
Pontuação: A melhor explicação valerá 02 pontos
4 – Citar corretamente:
01 versículo de Provérbios
01 versículo de Eclesiastes
Pontuação: Pela citação correta dos dois versículos, o grupo
ganhará 03 pontos. Se apenas citar 01 versículo, o grupo ganhará 01 ponto.
5 – Responder
As perguntas serão sorteadas, duas para cada grupo. As
perguntas deverão estar num saco e um elemento de cada grupo retirar a pergunta
uma de cada vez, alternando com o outro grupo. O mediador deverá ler a
pergunta.
Quem escreveu Provérbios e Eclesiastes?
O que significa as palavras que estão na frente dos 22
versículos de Pv 31?
O que diferencia o livro de Provérbios do livro de
Eclesiastes?
Quantos provérbios escreveu Salomão?
Pontuação: Para cada resposta correta, o grupo ganha 02 pontos.
6 – Perguntas de um grupo para outro grupo
O grupo 01 faz uma pergunta para o grupo 02.
O grupo 02 faz uma pergunta para o grupo 01.
Pontuação: Esta tarefa valerá 04 pontos: 02 pontos pela
pergunta elaborada de forma correta e 02 pontos pela resposta correta dada para
a pergunta da outra equipe.
7 – Quem procura acha
Cada grupo deverá procurar nas bolsas, carteiras ou peças do
vestuário, objetos que lembrem algum ensinamento de Provérbios e Eclesiastes.
Pontuação: Cada objeto tem o valor de 01 ponto. Ganhará a
equipe que apresentar o maior número de objetos, isto é, a quantidade de pontos
está relacionada ao número de objetos.
8 – Desenhar e explicar
Desenhar uma situação descrita em Provérbios
Desenhar uma situação descrita em Eclesiastes
Material necessário:
01 folha de
cartolina, 01 lápis grafite e lápis colorido para cada grupo.
Pontuação: Ganha 03 pontos o grupo que melhor desenhar e
explicar o desenho a respeito da situação descrita nos dois livros.
9 – Formar versículo
Cada grupo deverá receber um conjunto de palavras misturadas
que formam uma frase de cada livro: Provérbios e Eclesiastes. Depois eles devem
montar os dois versículos.
Pontuação: Ganhará 02 pontos, o grupo que montar mais rápido
e de forma correta os dois versículos. Ganhará 01 ponto aquele grupo que montar
apenas um versículo.
10 – Qualidades da Mulher virtuosa
Cada grupo deverá escrever as qualidades da mulher virtuosa,
sem consultar a Bíblia, nos papéis coloridos e colar na figura de uma mulher.
Material necessário:
02 contornos de uma figura de mulher
Papéis coloridos em tiras
02 Pincéis atômicos
02 tubos de cola
Pontuação: Ganha 02 pontos, o grupo que colocar na figura
mais qualidades da mulher virtuosa, dentro de um tempo estipulado por vocês.
Por Sulamita Macedo.