Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “Como Lidar com as Riquesas.”
- Procure alertar o seu aluno quanto ao perigo de deixar que o amor aos bens materiais ocupe o lugar de Deus.
- Tente manter a esperança de seus alunos mostrando que no céu receberemos a recompensa por acumularmos bens espirituais aqui na terra.
É importante que você trabalhe cada tópico da lição tendo em conta o contexto em que o seu aluno(a) está inserido. Seguindo nossas dicas sua aula será baste produtiva.
Para a aula de hoje sugerimos a dinâmica “Injustiça” junto com o texto bíblico da “Parábola do Rico Insensato”.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Parábola do rico insensato (Lc 12.16-21).
O porquê da parábola:
Jesus queria comentar sobre a atitude dos ricos, eles são geralmente cheios de desígnios sobre esta vida, mas em geral não meditam na eternidade até que os seus bens e suas vidas lhes sejam arrancados.
Princípio moral:
O melhor investimento do homem é quando este emprega os seus bens para socorrer o necessitado. Agir de forma humanitária ainda é a melhor opção de vida, pois seu gesto abençoa os homens e agrada a Deus. Atualmente, a filantropia começa a despertar uma ressonância, de modo que muitos ricos têm se dedicado à caridade e isso tem contribuído para o surgimento de um sentimento de solidariedade humana. Esse sentimento representa hoje a grande aspiração do pobre, mas na parábola o homem rico não foi solidário com o pobre e necessitado.
Princípio espiritual:
A parábola traça o perfil de um homem ganancioso que tinha sua riqueza para si mesmo. Guardou tanto que não tinha mais lugar para colocar sua riqueza, precisou aumentar os armazéns para esconder tudo o que possuía. Ele preocupou-se tanto com o dinheiro, que se esqueceu de providenciar um lugar seguro para guardar a sua verdadeira riqueza — a alma.
Discussão em grupo
- Como tem sido o seu investimento para a vida após a morte?
- Jesus encontrou um jovem que não quis dividir suas riquezas, só se preocupava em ajuntar e construir novos celeiros.
- Você dividiria seus bens com um necessitado?
Objetivo:
Levar o grupo a expressar opinião sobre aqueles que pertencem às classes sociais mais favorecidas e aqueles que pertencem às menos favorecidas.
Material:
Fotos de pessoas ricas e seus bens, e de pessoas pobres e suas necessidades.
Procedimento:
Prepare fotos e manchetes de revistas ou jornais e espalhe pelo local onde acontecerá a reunião. Convide os participantes a caminharem por entre o material, observando, em silêncio, os ricos e a forma como ganham e usam os seus bens, e os pobres e desprezados. Depois de certo tempo, cada um deverá pegar uma foto ou manchete que expresse um sinal de avareza e egoísmo e que muito lhe chamou a atenção, e ao mesmo tempo cada um deverá pegar também uma foto que expresse miséria, fome e pobreza que lhe chamou a atenção.
Sentados, inicia-se um debate, cada um justificando suas escolhas.
Aplicação prática:
- Em que essa dinâmica me fez pensar?
- O que me fez sentir?
Texto para reflexão
O rico insensato vive constantemente semeando o ouro, conhece bem o metal em que tem fé. Ele anda sem saber para onde vai, caminha tateando como folha seca levada ao sabor dos ventos. Ele não conhece o gemido do pobre, nem se detém para socorrer o aflito. Suas mãos estão ocupadas com as pepitas douradas e com o brilho do diamante. Constrói palácios para os herdeiros e esquece-se de construir uma simples morada para os dias gelados.
Autora: Débora Ferreira da Costa
Fonte: Dinâmicas Criativas Para o Ensino Bíblico e Eu Vou Para Escola Dominical
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/08/dinamica-da-licao-08-como-lidar-com-as.html#ixzz3BDTXUlaD