Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Eu sei em quem tenho crido.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Eu sei em quem tenho crido”.
Todo cristão está sujeito a passar por sofrimentos. Às vezes, não estamos conseguindo entender as imperfeições que Deus está procurando corrigir. Em outras ocasiões, não entendemos os objetivos Dele mediante aquela situação sofrível que estamos vivendo. Mas, tenhamos uma certeza: tudo tem um propósito (Dicionário Wycliffe, pág. 1849, CPAD).
Objetivo:
Saber que os sofrimentos fazem parte da vida humana.
Material didático:
-Caixa ou sacola de tecido,
-tiras de papel sulfite
-caneta hidrográfica.
Atividade didática:
Nas tiras de papel, com o auxílio da caneta hidrográfica, escreva o nome de personagens bíblicos que passaram algum tipo de sofrimento. Dobre as tiras e coloque dentro da caixa ou sacola. (Ex: Ana, Ester, Jó, Raquel, José, Paulo etc.)
Coloque a classe em círculo e inicie a aula comentando que todos nós estamos sujeitos a passarmos por sofrimentos nesta vida. Mas, o sofrimento não é em vão, pois sempre aprendemos algo com ele. A Bíblia conta as histórias de vários homens e mulheres que tiveram suas vidas marcadas por sofrimentos e obtiveram vitória.
Entregue a caixa ao aluno que estiver na ponta do círculo, ele deverá ler o nome do personagem e explanar por qual sofrimento ele passou e como Deus o livrou. Certifique-se de que a caixa passou por todos os alunos.
Comente que Deus sempre está conosco e que Ele não nos abandona nunca. O exemplo desses personagens serve para fortalecer a nossa fé, especialmente do apóstolo Paulo que enfrentou toda sorte de provações e sofrimentos desde sua conversão. Foi perseguido em Damasco, rejeitado em Jerusalém, esquecido em Tarso, apedrejado em Listra, açoitado e preso em Filipos, escorraçado de Tessalônica, enxotado de Beréia, chamado de tagarela em Atenas e de impostor em Corinto. Enfrentou feras em Éfeso, foi preso em Jerusalém, acusado em Cesaréia, enfrentou um naufrágio na viagem para Roma e foi picado por uma cobra em Malta. Mas, ao chegar algemado na maior metrópole do mundo, a capital do império, Paulo escreveu sua carta a Timóteo dizendo: “porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia”. E você, já teve uma experiência real com Deus? Se alguém perguntasse a você: "Por que você acredita em Jesus?", o que você responderia? Você diria que crê por que foi ensinado assim ou porque foi criado dentro da igreja? Isso é suficiente? Deus, o nosso Pai, deseja ter um relacionamento profundo conosco, um relacionamento bem próximo, diariamente, entre pai e filho. Se O buscarmos de todo o nosso coração, verdadeiramente iremos encontrá-Lo e conhecê-Lo (Jeremias 29:13). A cada novo obstáculo, podemos ter uma nova experiência com Deus; a cada nova experiência com Deus, um passo para uma fé inabalável. Assim, independentemente das circunstâncias, podemos dizer: "eu sei em quem tenho crido". Se houver perseguição, diremos: "eu sei em quem tenho crido". Se houver decepções, "eu sei em quem tenho crido". Se houver sofrimento, "eu sei em quem tenho crido".
Nada nos separará do amor de Cristo! (Romanos 8:35)
Fonte: Revista Ensinador Cristão
Adaptado por Escriba Digital
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/08/dinamica-da-licao-07-eu-sei-em-quem.html#ixzz3ioi5I8cO