3º
TRIMESTRE DE 2015
(II Tm 3.1-4; 14-16)
INTRODUÇÃO
Os tempos difíceis que a Igreja, em
seus primórdios sofrera, elucida acontecimentos preliminares e simbólicos dos
tempos do fim, que sobrevirão, antes do retorno de Cristo. Segundo Paulo a corrupção
do gênero humano iria atingir proporções bem maiores com o passar dos tempos
(II Tm 3). Nesta lição, traremos a definição da palavra
“corrupção” e das expressões tais como: “últimos dias”, “tempos trabalhosos”;
veremos ainda, as marcas que comprovam a degeneração social e, por fim, como os
crentes podem ser imunizados deste mal, mantendo-se irrepreensíveis em
santidade, a fim de herdarem a vida eterna (1Ts 3.13; 1Co 15).
I
– DEFINIÇÕES DO TERMO CORRUPÇÃO
1.1. Definição linguística. O nosso
termo “corrupção” provém do latim, “corruptione”, e
o Aurélio o define como “ato ou efeito de corromper; decomposição,
putrefação”. Já no sentido figurado, a expressão significa: “devassidão,
depravação, perversão” (FERREIRA, 2004, p. 560 – acréscimo nosso).
1.2. Definição teológica. Quando Boyer
relaciona as palavras “corrupção”, “corruptível” e “corrupto”,
ele dá destaque para o que é “corrompido, podre, depravado, pervertido,
sujeito a putrefação, algo desmoralizado” (96, p. 201 – acréscimo
nosso).
1.3.
Definição Bíblica. A apresentação bíblica desse assunto é ampla, incluindo as
seguintes categorias: (1) No Antigo
Testamento: (a) A decadência do corpo, que é a corrupção física (Sl 16.10); (b)
Os defeitos físicos em algum animal, que o tornavam impróprio para ser
sacrificado, que é a corrupção
cerimonial (Lv 22.20-23); (c) A
ruína moral causada pelo pecado, que é a corrupção
moral (Dt 9.12); (2) No Novo Testamento, encontramos as palavras
gregas “phthora” e “diaphthora”,
ambas traduzidas por “corrupção”. A primeira delas (phthora) aparece
por nove vezes denotando a decadência do
corpo físico (1 Co15.42,50); do
universo físico (Rm 8.21; Cl 2.22; 1Pd 2.2); da moral
e religiosidade (1Pd 1.4; 2.9) (CHAMPLIN, 2013, p. 934 – acréscimo e grifo
nosso).
II – A PREDIÇÃO DO APÓSTOLO
PAULO
“A expressão 'últimos dias' no texto, aparece
somente nas epístolas pastorais, em At 2.17 e em Tg 5.3. Porém, expressa de
maneira diferente, e de ocorrência comum; um tema muito
comum entre os líderes da igreja primitiva (Mt 24; At 2.17; Tg 5.3; 2 Pe 3.3;
Jd 18) (CHAMPLIN 2014, p. 501 – acréscimo nosso). “Paulo
passa a falar sobre o fim dos tempos, isto é, a era cristã na sua totalidade,
onde as coisas se tornarão piores à medida que o fim se aproxima (2Pd 3.3; 1Jo
2.18; Jd 17,18). O que parece, é que o apóstolo acreditava que vivenciava os
últimos dias, pois esta expressão abrange
todo o intervalo entre o primeiro advento de Cristo, e o seu advento final,
designado como o fim dos séculos (1Co 10.11) (ADEYEMO, 2010, p. 1519 – acréscimo
e grifo nosso).
2.1. Tempos trabalhosos (II Tm 3.1). “A heresia do gnosticismo era 'suave', quando contrastada com
as heresias futuras que antecedem a segunda vinda de Cristo, pois haverá uma
apostasia de proporções gigantescas. Da expressão 'tempos difíceis', no grego, temos o adjetivo “chapelos”, que significa
'difícil', 'árduo', dando a entender um período
de 'tensão', de 'maldade'; serão tempos difíceis de suportar, perigosos e
problemáticos para a igreja em geral (CHAMPLIN, 2014, p 502 – acréscimo nosso).
A expressão “difíceis” é usada para descrever a natureza selvagem de dois
homens possuídos por demônios (Mt 8.28). Essas eras ou épocas selvagens ou
perigosas serão cada vez mais frequentes e severas à medida que se próxima a
volta de Cristo; a era da igreja está repleta desses movimentos perigosos que,
pelo fato de o fim estar se aproximando, estão ganhando força (Mt 7.15;
24.11,12,24; 2Pd 2.1,2) (ALMEIDA, 2010, p. 1672).
2.2. As marcas deste tempo
(II Tm 3.2-5). “Esse período é o mesmo que o apóstolo se refere como
'últimos tempos'; Na primeira
carta a Timóteo (1Tm 4.1), Paulo focaliza a proliferação de falsas doutrinas, e
aqui (2Tm 3.1), o apóstolo enfatiza a degeneração social, a perversidade das
pessoas que se tornam totalmente egoístas e buscam apenas satisfazer seus
próprios desejos, sem nenhuma consideração pelos outros (2Tm 3.3); Elas tem
pouco interesse na religião e zombam das coisas de Deus, mas gostam de cultivar
uma fachada cristã (2Tm 3.4-5), amam os prazeres da carne (2Tm 3.6), e
se interessam por novas ideias apenas pelo fato de serem novas, porém, não
estão dispostas a chegar ao conhecimento da verdade (2Tm 3.7). “Nestas
descrições, o apóstolo Paulo está usando termos familiares aos judeus e, sendo
assim, o mesmo, pelo Espírito Santo, caracterizou o perfil das pessoas destes
'últimos tempos'; Como disse E. K. Simpson: “O mundo se fará mais mundano”
(apud, BARCLAY, sd, p. 67 – acréscimo e grifo nosso).
III – TIPOS DE CORRUPÇÃO
A sociedade
está caminhando a passos largos para o auge da corrupção. Ela, aos poucos, está
se degenerando; o sistema está pervertido e corrompido. Há pessoas que mostram
em seus comportamentos que a corrupção está em todas as esferas, principalmente
no que tange ao relativismo moral (nada é definitivamente certo nem
absolutamente errado) e as leis incoerentes. Vejamos na tabela abaixo, os
possíveis tipos de corrupções e associemos aos comportamentos típicos que o
apóstolo Paulo elenca na sua segunda carta a Timóteo:
Nº
|
TIPOS DE CORRUPÇÃO
|
2TM 3.1-9
|
1
|
Moral
|
“... amantes de si mesmos,
avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, ingratos, profanos,
caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores,
obstinados, orgulhosos...” (2Tm
3.1-3).
|
2
|
Teológica
|
“... nunca podem chegar ao
conhecimento da verdade...” (2Tm
3.7).
|
3
|
Religiosa
|
“... irreconciliáveis, mais amigos
dos deleites, aparência de piedade...” (2Tm 3.3-5).
|
4
|
Familiar
|
“...desobedientes a pais e
mães...” (2Tm 3.2).
|
5
|
Política
|
“... resistem à verdade, sendo
homens corruptos...” (2Tm 3.8).
|
6
|
Sentimental
|
“... sem afeto natural...” (2Tm 3.3).
|
7
|
Pedagógica
|
“... aprendem sempre...” (2Tm 3.7).
|
IV – IMUNIZANDO-NOS PELA PALAVRA DE
DEUS
Como não é possível a igreja se
isentar deste mal, o apóstolo nos mostra que é possível se imunizar, se
defender. “Paulo adornava suas cartas a Timóteo com
incentivos, desafios, esperanças, e confirmações. Nesta última seção, antes de
suas considerações finais, ele deu a confiabilidade das Escrituras, a
inspirada Palavra de Deus, e a constância do seu próprio exemplo (2Tm
3.10-17), como duas orientações seguras para a imunização contra as
corrupções citadas acima, mostrando um elo existente entre a 'Ortodoxia' (do
grego “orthodoxos” “orthos”, “direito” + “doxa”, “doutrina”) e a 'Ortopraxia' (do grego “orthopraxia”
“orthos”, “direito” + “praxis”, “prática”)” (RIBAS, 2009,
p. 537 – acréscimo e grifo nosso). Vejamos na tabela abaixo o exemplo do
apóstolo Paulo nestas duas vertentes, praticando a ortodoxia que ensinava:
Nº
|
ORTODOXIA
|
ORTOPRAXIA
|
1
|
“... ensino...” (1Tm 3.16). - instruir no Evangelho
|
“... o meu ensino, meu procedimento ...”
|
2
|
“... repreensão... (1Tm 3.16).” - Expor os erros
|
“... meu propósito, a minha fé...”
|
3
|
“... correção...” (1Tm 3.16). - Redirecionar o comportamento
errado
|
“... a minha longanimidade, o meu amor e a
minha perseverança...”
|
4
|
“... educação na justiça...” (1Tm 3.16). - Nutrir os crentes e santidade
|
“... as minhas perseguições e os meus
sofrimentos...”
|
PARA O APÓSTOLO A ORTODOXIA DEVE
GERAR A ORTOPRAXIA
“... aperfeiçoamento, habilidade para toda boa
obra...”
|
CONCLUSÃO
Vivemos os dias, que previu o apóstolo Paulo, pelo
Espírito Santo. Tempos difíceis. Cada dia que se passa, precisamos nos voltar
para as Escrituras que por Deus são inspiradas (2Tm 3.16), a fim de nutrirmos as
nossas almas, para que possamos aguardar, irrepreensíveis em santidade, o
retorno glorioso de Jesus Cristo e, assim o que é corruptível se revestirá da
incorruptibilidade e o que é mortal se revestirá da imortalidade e, por toda a
eternidade estaremos com o Senhor.
REFERÊNCIAS
·
ANDRADE, Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico.
CPAD.
- BOYER, Orlando. Pequena
Enciclópopédia Bíblica. IBAD.
·
CHAMPLIN, R. N. Dicionário de Bíblia, Teologia e
Filosofia. HAGNOS.
·
MACARTHUR. Bíblia de Estudo MacArthur. SBB
·
STAMPS,
Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal.
CPAD.
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