Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Ele venceu a Morte.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “O túmulo vazio” e o texto: Jesus ressuscitou. O texto ajudará a enfatizar a dinâmica e o assunto em estudo.
Dinâmica: O túmulo vazio
Objetivo:
Enfatizar a realidade da ressurreição de Jesus.
Quadro de giz
Bíblia
Texto: Jesus ressuscitou
Atividade didática:
Para aula de hoje sugerimos que você use o método socrático, onde, através de perguntas chaves, você deverá buscar nos alunos as respostas do assunto em estudo. Inicie pedindo aos alunos que lembrem de algumas ocasiões na Bíblia em que Jesus fez questão de dizer a Seus discípulos que morreria, mas ressuscitaria. Dê-lhes tempo para que lembrem e citem alguma ocasião (Textos: Mateus 16:21; 17:22-23; 20:17-19; Marcos 8:31; 9:30-32; 10:32-34; Lucas 9:22; 18:31-33).
Questione:
• Porque, mesmo sabedores da promessa da ressurreição, os discípulos fugiram e se esconderam quando Jesus foi morto? (Resposta: Tiveram medo de também ser julgados como seguidores de Jesus.)
• Considerando que os discípulos não se lembravam das promessas de Jesus, vocês acham que nós também nos esquecemos das promessas da Bíblia? (Resposta pessoal)
Após as reações dos alunos, mostre a eles que quase sempre nos esquecemos das promessas bíblicas. Você pode até dar alguns exemplos de como nos esquecemos das bênçãos que o Senhor nos promete.
• Por que os discípulos que estavam a caminho de Emaús a princípio não reconheceram Jesus? (Resposta: Jesus era o futuro, a esperança, tinha vencido a morte e aqueles discípulos estavam somente presos ao passado).
Peça que deem exemplos de pessoas que só pensam no passado e que, com isso, são impedidas de ver as bênçãos de Deus.
• Que é preciso para que se tenha consciência da mensagem do túmulo vazio?
Deixe que deem respostas espontâneas, mas, ao final, deixe claro que:
- é preciso confiar em Jesus;
- é preciso aceitar a mensagem da Bíblia;
- é preciso ter a consciência de que o túmulo está vazio.
Texto: Jesus ressuscitou
Numa aldeia do norte da índia, um missionário pregava em praça pública. Depois da pregação, aproximou-se-lhe um maometano dizendo:
- O senhor tem que admitir isto: temos uma coisa que os senhores não têm, e por isso a nossa religião é mais rica do que a sua.
- Gostaria de saber o que é - respondeu o missionário.
Quando fazemos uma romaria a Meca, continua o maometano - lá encontramos o esquife no qual se acha Maomé; mas quando o cristão vai a Jerusalém, nada mais encontra senão um sepulcro vazio.
Com um sorriso, respondeu o missionário:
- Pois aí, exatamente, é que está a diferença entre nós e os senhores! Maomé está morto! Jaz em seu esquife, e nada mais pode fazer. Mas Jesus Cristo não está aqui, Ele ressuscitou! A Ele foi dado todo o poder. Esta é a nossa esperança.
Fale para os seus alunos que o túmulo vazio autentica a mensagem da cruz.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Autoria do texto: Kraft und Licht
Dinâmica adaptada por Escriba Digital
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/08/dinamica-da-licao-08-ele-venceu-morte.html#ixzz3jZZkJhRW