Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: O Juízo Final.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar algumas sugestões apresentadas aqui.
- Para o encerramento da aula, aplique a dinâmica “Escapando do Juízo Final,”.
Dinâmica: Escapando do Juízo Final
Objetivo:
Refletir a respeito da forma pela qual podemos escapar do juízo final.
Material didático:
1 folha de papel 40 kg
Pincel atômico
Lápis ou canetas
Papel A4 ou ofício
Atividade didática:
Antes da aula:
Confeccione um cartaz em folha de papel 40 kg as seguintes informações:
Pessoas e elementos do Juízo Final
Juiz: Jesus Cristo.
Réus: Todo os que rejeitaram a graça de Deus para viver uma vida de pecado.
Advogado: Não haverá.
Acusação: Vida de pecado.
Provas: Livro com registro de nossos atos e pensamentos
Sentença: Condenação
Local para cumprir a sentença: Lago de Fogo
Tempo: Eternidade.
Durante a aula:
- Explique que em um julgamento, há um juiz, um réu, advogados, acusações, provas, sentença, local e tempo para pagar a pena.
- Em seguida apresente o cartaz com esses dados de forma mais esclarecedora. Após a exibição e explicação divida a turma em dois grupos. Após a divisão relembre a turma que os motivos pelos quais as pessoas irão enfrentar esse tribunal são dois: Rejeição a graça de Deus e viver uma vida de pecado. Agora dê a cada grupo a seguinte tarefa: O primeiro grupo irá escreverquando é que o cristão pode está rejeitando a graça de Deus, e o segundo o que fazer para não viver uma vida de pecado. Dê a cada grupo cinco minutos. Logo após cada grupo deverá apresentar as suas conclusões. Faça a ressalva que achar necessário.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Adaptada por Escriba Digital
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/03/dinamica-da-licao-11-o-juizo-final.html#ixzz42cuQMTRR
0 comentários:
Postar um comentário